Serviços no Ministério do Trabalho em Ilhéus continuam suspensos

Utilizar os serviços da Gerência do Ministério do Trabalho em Ilhéus ficou agora muito mais difícil. Isso porque a unidade local, que atende a 39 municípios da Bahia, não teve outra alternativa a não ser suspender os serviços de emissão de carteiras de trabalho e processos de seguro desemprego por falta de funcionários. Os dois servidores que atendiam mensalmente a milhares de cidadãos passaram em outros concursos públicos e foram transferidos de setores. Como até agora o Ministério do Trabalho não enviou novos servidores, os serviços tiveram que ser suspensos.

O gerente da unidade do Ministério do Trabalho em Ilhéus, Gumercindo Silva dos Santos, explicou que já comunicou o problema à superintendência do Ministério do Trabalho na Bahia e ao Ministério do Planejamento e aguarda uma solução. Esta semana um funcionário foi admitido para suprir a demanda. Com isso foi regularizado, pelo menos temporariamente, a emissão das carteiras de trabalho. Mas o atendimento não voltou ao normal.

Basta se dirigir à gerência local para perceber que o atendimento ainda está suspenso. Nos dias normais a unidade atende a uma média de 150 cidadãos, nos mais diversos serviços. Mas atualmente os portões estão fechados, já que não há funcionários para o atendimento. Quem precisa das carteiras do de trabalho ou dar entrada no pedido do Seguro Desemprego ainda tem a opção de ir até o SAC. Mas quem precisa entrar com um recurso do Seguro Desemprego tem que se deslocar para Itabuna, que é subordinada à Gerência do Ministério do Trabalho de Ilhéus.

Gumercindo Silva explica que uma das alternativas para retomar o atendimento seria o empréstimo de funcionários da Prefeitura ou do Governo do Estado. Ele disse inclusive que já está agendando uma audiência da superintendência do Ministério do Trabalho com o prefeito Newton Lima para solicitar oficialmente o empréstimo. Há alguns anos já existia na gerência uma funcionária da Prefeitura que prestava serviços nesse local, mas que retornou à sua secretaria de origem.

Os serviços no Ministério do Trabalho somente não foram paralisados totalmente porque ainda conta com uma estagiária e com um funcionário cedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Mas enquanto não houver o empréstimo de funcionários ou o Governo Federal não realizar a contratação de funcionários, a gerência do Ministério do Trabalho em Ilhéus não terá como regularizar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *