Desenvolvimento é resultado de planejamento, diz prefeito de Ilhéus
Zona centro realizou pré-conferência de saúde no último sábado
Prefeitura conclui calçamento na Avenida Itabuna e prossegue com novas ações de manutenção
Exposição de Guido Lima deixa o TMI mais colorido
Seminário Nota Fiscal Eletrônica
Desenvolvimento é resultado de planejamento, diz prefeito de Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemorou os resultados de crescimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 41,49%, divulgados pelo Governo do Estado. Os números demonstram que o município se diferencia bastante de outros municípios, a exemplo de Itabuna (12,70%), Vitória da Conquista (12,66%), Camaçari (-0,57%), Feira de Santana (17,25%) e Barreiras (-8,03%) e Salvador (1,18), em relação aos anos de 2009 e 2010.
Além do resultado do crescimento do ICMS, o prefeito ressalta que, que acordo com O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ilhéus, mesmo perdendo uma parte do território para municípios circunvizinhos e, consequentemente, a diminuição de 17% da população, teve um incremento na economia na ordem de 49,55% de rendimentos na família, no período de 2000 a 2010, conforme apresentado no censo.
Esses dados foram divulgados pelo jornal “O Estado de São Paulo”, na edição desta sexta-feira (15). Os resultados apresentados por Ilhéus se diferenciaram do crescimento dos demais municípios, que estavam correlacionados com o aumento nos rendimentos e no número de habitantes nos últimos 10 anos. Outro dado que diferencia Ilhéus dos outros municípios é não estar localizada às margens de grandes rodovias federais.
Na análise de Newton Lima, Ilhéus reagiu positivamente às adversidades que se abateram na economia regional, sobretudo com a instalação da vassoura-de-bruxa, que praticamente dizimou a economia regional. “Agora, estamos experimentando uma fase de desenvolvimento, com a implantação de novas matrizes econômicas, com base na agricultura, indústria, comércio e serviços, e estamos sendo bem sucedidos, conforme apontam os estudos”, aponta.
Outro importante instrumento de desenvolvimento, na opinião do prefeito, é a implantação de megaempreendimentos, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul, da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), Terminal Pesqueiro, dentre outros projetos. “Ao lado disso, temos a recuperação da cacauicultura, com as tecnologias aplicadas pela Ceplac, que vem demonstrando resultados altamente positivos, haja vista a alta produtividade e o crescimento de cerca de 40% na produção anual”, explica.
Todos esses fatores, segundo Newton Lima, faz com que a economia seja irrigada com novos investimentos, notadamente no setor industrial não poluente, como o Polo de Informática, e os setores de serviço, que tem como carro-chefe o turismo. “A cada novo ano temos presenciado o aumento do número de turistas, sejam eles de veraneio, de cruzeiro, ou de eventos como o são João, ajudando a aquecer as vendas no comércio. Estamos em permanente contato com as operadoras e neste verão os bons resultados serão ampliados ainda mais”, ressalta.
Desenvolvimento integrado – O prefeito aponta que o processo de desenvolvimento regional, com a introdução de novas matrizes econômicas, também alavancou outra importante área: a Educação, com a implantação de diversas faculdades e ampliação dos cursos já existentes. Segundo ele, esse processo vem sendo construído pela Administração Municipal junto aos governos do Estado, Federal e iniciativa privada. “Os números positivos hoje são uma realidade em Ilhéus, o que pode ser comprovado através da crescente abertura de postos de trabalho”, aponta.
Newton Lima define Ilhéus hoje como uma cidade em franca recuperação econômica, aparecendo no ranking das 300 mais dinâmicas do Brasil para investimentos – aparecendo na nonagésima colocação –, voltando a ser referência no contexto regional e estadual. O prefeito ressalta que agora o processo de desenvolvimento de Ilhéus está sendo construído em base sólida, condição essencial para que os resultados sejam obtidos por todos os segmentos da sociedade. “Esses resultados são importantes para a população e isso pode ser mensurado através do comportamento das pessoas, com a elevação da autoestima”, revela.
Para Newton Lima, a iniciativa privada elegeu Ilhéus para aportar os investimentos por possuir todas as condições de desenvolvimento. Nos últimos anos, o comércio é um dos setores que tem acreditado no potencial do município como polo regional, com a implantação de grandes empresas, a exemplo do Atacadão Carrefour, Makro Atacadista, e mais recentemente os supermercados G. Barbosa, que investe numa grande planta na zona sul de Ilhéus, região onde se concentra grande parte dos investimentos imobiliários.
Dever de casa – Para o prefeito Newton Lima, Ilhéus não passa simplesmente por um processo de crescimento, mas sim de desenvolvimento, com a conseqüente melhoria na vida da população. Segundo ele, ao mesmo tempo em que a iniciativa privada investe na atividade produtiva, a Prefeitura também faz sua parte aplicando os recursos em obras importantes em toda a cidade.
As parcerias firmadas com outras esferas de governo já começaram a produzir resultados positivos com investimentos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, além do saneamento das finanças. “Estamos cumprindo rigorosamente as obrigações contraídas junto a fornecedores e negociamos o parcelamento das contribuições sociais”, finalizou Newton Lima.
Uma das importantes conquistas do município de Ilhéus é a construção de uma segunda ponte ligando o centro da cidade ao bairro do Pontal, com acesso da praia do Cristo ao bairro Nova Brasília (Morro de Pernambuco). Outros investimentos de infraestrutura também estão previstos, a exemplo da duplicação da BR-415 (Ilhéus-Itabuna) e a construção de um novo aeroporto, este de classificação internacional, o que vai facilitar o incremento das indústrias de transformação de tecnologia, a exemplo do polo de informática.
Zona centro realizou pré-conferência de saúde no último sábado.
A zona centro de Ilhéus participou no último sábado (16) da Pré-conferência da Saúde, uma realização da secretaria municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. O evento, sediado no Auditório do Colégio IME (Instituto Municipal de Ensino), e teve início às 8 horas, com a inscrição dos participantes e entrega do material. A abertura foi realizada pelo Secretário Municipal da Saúde, Wildson Nascimento, que salientou a importância destas pré-conferências.
“Este é um espaço democrático, no qual através de críticas construtivas poderemos colaborar para a melhoria do setor da saúde”, afirmou o secretário. A promotora pública Karina Cherubini participou da pré-conferência da zona centro e afirmou que “a cidade de Ilhéus precisa ampliar as discussões públicas como esta, para que posteriormente propostas de ação possam ser elaboradas e transformadas em melhorias”.
Durante a manhã foram realizadas palestras com o tema Sistema de Saúde, pela técnica do departamento de planejamento da secretaria da saúde, Tânia Virginia, que explicou o fluxo e o funcionamento deste sistema, abordando o âmbito municipal. A segunda palestra da manhã foi sobre o Controle Social, ministrada por Jorge Luiz, refletindo sobre qual é o papel dos participantes enquanto sociedade para o controle da gestão e funcionamento da saúde.
Após a palestra, foi aberto o espaço aos participantes para a elaboração de propostas, a fim de ouvir as demandas sobre os problemas e sugestão de melhorias. Ao final, foram eleitos oito delegados, que representarão a área na Conferência Municipal. A próxima zona a realizar a pré-conferência será a zona norte que será realizada no dia 23 de julho no Colégio Estadual localizado no bairro do Malhado.
As pré-conferencias são etapas que antecedem a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Serão cinco pré-conferências dividas por zonas de saúde, que culminarão na etapa municipal. A zona oeste foi a primeira a realizar a pré- conferência, que ocorreu no bairro Teotônio Vilela no dia 18 de junho, seguida da zona rural no dia 6 de julho, e zona sul no dia 9.
Conferência- A 5a Conferência Municipal de Saúde acontecerá nos dias 29 e 30 de julho, e terá como temática: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro. A solenidade de abertura do evento será no dia 29 de julho, no auditório da Justiça Federal, às 19 horas. Após a composição da mesa, será realizada a conferência magna com a palestra sobre o tema central da conferência, ministrada pela Dra. Lígia Bahia, da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).
As atividades do dia 30 ocorrerão no Centro de Convenções de Ilhéus e terão início às 8 horas, com o credenciamento e entrega de material dos participantes. A leitura e aprovação do Regimento será às 8h30min, e às 9 horas será formada mesa-redonda para as seguintes palestras: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, por Dr. Ricardo Heinzelmann, Participação da comunidade e controle social pela Drª Ligia Bahia, e Gestão do SUS, pela Drª Deborah Dourado. Após a discussão dos temas será dado um intervalo para almoço.
Após o intervalo, serão realizados trabalhos em grupos com oficinas monitoradas pelos palestrantes. Em seguida, será realizada plenária final, com a eleição dos delegados para a etapa estadual. A Conferência Municipal de Saúde é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do SUS (Sistema único de Saúde), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.
Prefeitura conclui calçamento na Avenida Itabuna e prossegue com novas ações de manutenção
Dando continuidade às ações de manutenção promovidas pelo setor de praças e jardins da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano as árvores localizadas na Ladeira da Vitória receberam serviço de poda ornamental na última semana. Na mesma oportunidade, a equipe realizou o mesmo serviço nas plantas localizadas na rua Amélia Nunes, também conhecida como rua das Oficinas, que já havia recebido pintura em seu muro de contenção e guarda-corpo, e retoque na pintura ornamental nas pedras da encosta, junto à ponte Lomanto Júnior e na praça da cabeceira.
No Cemitério do Alto do Basílio, a mesma frente de trabalho da secretaria promoveu a limpeza e o serviço de poda de rebaixamento na copa das árvores. Já outra equipe da secretaria finalizou o calçamento da avenida Itabuna, no trecho que segue do viaduto Catalão em direção ao centro da cidade. O objetivo da ação foi revitalizar a calçada, que já se encontrava bastante desgastada e com muitos trechos danificados. As obras foram iniciadas no mês de março e concluídas no início deste mês.
Segundo explicou a coordenadora do setor de Parques e Jardins da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Kátia Farias, um cronograma de ações de manutenção vem auxiliando o trabalho da equipe, que vem atuando de maneira mais otimizada, evitando que praças, jardins e canteiros fiquem sem a devida atenção. “Assim como a manutenção, o governo municipal tem investido bastante na criação de novas áreas verdes, principalmente em locais que até então vinham sendo utilizados como áreas irregulares para despejo de lixo, os conhecidos, lixões”.
Exposição de Guido Lima deixa o TMI mais colorido a partir de sexta
A exposição “Caminho das Cores”, do artista plástico Guido Lima, será aberta ao público regional na próxima sexta-feira (22), às 21 horas, com um coquetel no Teatro Municipal de Ilhéus. A exposição – que faz parte da programação dos 79 anos de fundação do teatro – permanecerá no local até o dia 05 de agosto e, além dos 20 quadros em óleo sobre tela, pintados pelo artista especialmente para este evento, outras programações culturais vão movimentar o TMI. Na vernissage está prevista acontecer uma apresentação do grupo de dança Soannemary, coreografado pela professora e bailarina Virgínia Moura. E, no dia 28 de julho, às 18 horas, no foyer do Teatro, acontece uma apresentação musical da dupla Esther e André, talentosos holandeses radicados na região, que apresentarão um repertório focado na Música Popular Latina e nos Beatles.
As obras, com temáticas variadas, revelam um novo momento do artista, nascido em Salvador e, hoje, radicado em Ilhéus. Guido Lima iniciou sua carreira artística na década de 70, participando de exposições em diversas galerias de arte do Brasil, dentre elas a 1ª. Bienal Latino-Americana. Formado na Escola de Belas Artes da Universidade federal da Bahia (UFBa), o artista atuou durante muitos anos como cenógrafo no teatro e na televisão, foi também professor e diretor de teatro e é considerado um artista de vanguarda no cenário cultural da Bahia.
Estímulo – “Caminho das Cores” reúne mais que uma exposição, segundo Guido Lima. Tem como finalidade iniciar um programa cultural com envolvimento da sociedade regional, valorizando as artes plásticas e estimulando jovens artistas e o mercado das artes no sul da Bahia. Duas das obras produzidas pelo artista serão doadas para o Rotary Club e, posteriormente, serão leiloadas. Os recursos arrecadados serão destinados às obras assistenciais atendidas pelo clube. As demais estarão à venda no local e serão entregues aos compradores após o período da exposição.
“O objetivo é unir arte, cultura e solidariedade, movimentando o cenário artístico de Ilhéus e dando mais uma opção de lazer a quem gosta de arte”, revela o artista. A exposição “Caminhos das Cores” tem o patrocínio da Farmácia Santa Helena e conta com o apoio cultural do revendedor Liquigás, Contempla Consórcios, City Shoes e Fundação Cultural de Ilhéus.
Seminário Nota Fiscal Eletrônica