Construir compromissos para efetivar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável nos 26 municípios do Território de Cidadania Litoral Sul da Bahia é o principal objetivo da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada no Pálace Hotel, em Itabuna, nos próximos dias 24 e 25 de julho. Além disso, promover a Soberania Alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan nas esferas de governo municipal e estadual com a efetiva participação da sociedade. De acordo com o Conselheiro Estadual do Consea, Carlos Alberto Garotinho “com esse evento também estaremos contribuindo para o processo preparatório da IV Conferência Estadual que será realizada até o prazo máximo de 15 de setembro e a Nacional, prevista para sete a dez de novembro de 2011”.
Na abertura do evento, na manhã do dia 24, será exibido um filme nacional sobre a IV Conferência, e vídeos de saudação do Governador do Estado, Jaques Wagner, do Secretário Carlos Brasileiro e do Presidente do Consea, na Bahia. Em seguida será proferida uma palestra sobre O Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e a trajetória de construção do Sisan no Brasil e na Bahia.
No período da tarde será realizada uma oficina com os participantes objetivando construir um diagnóstico sobre a insegurança alimentar no Território Litoral Sul da Bahia e identificando, na ocasião, as experiências exitosas de promoção da segurança alimentar.
No dia 25, no período da manhã será feito um trabalho em grupo com a missão de elaborar sugestões e pautas para um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional nos 26 municípios do Território. Na parte da tarde haverá uma mesa redonda com o tema Sisan e a construção do Compromisso pelo Direito Humano à Alimentação Saudável no Território e no Estado da Bahia. Em seguida será construído – e levado à votação pela plenária – um Documento Político da Conferência Territorial. Finalmente, serão escolhidos, democraticamente, os delegados que irão participar da Conferência Estadual.
Carlos Alberto Garotinho afirmou que é “muito importante a mobilização da sociedade civil organizada e das prefeituras municipais para uma participação qualitativa na Conferência Territorial”.
Ascom-Abará. Fone: 73 99296150