Prefeitura Municipal de Ilhéus

Homenagens e espetáculo África Brasil marcam o 79º aniversário do Teatro Municipal de Ilhéus

Projeto de Inventariação Turística é apresentado a empresários de Ilhéus

Secretaria de Desenvolvimento Urbano segue com programa de manutenção de iluminação

Zona Sul de Ilhéus participa de Pré- Conferência de Saúde

Secretaria de Desenvolvimento Urbano segue executando melhorias em Ilhéus

Homenagens e espetáculo África Brasil marcam o 79º aniversário do Teatro Municipal de Ilhéus

Considerado um dos principais equipamentos para a cultura, o entretenimento e cidadania do interior no Norte e Nordeste do Brasil, o Teatro Municipal de Ilhéus recebeu centenas de pessoas neste último domingo (10) para comemorar seus 79 anos de fundação. Desde que foi inaugurado em 1932, ainda como Cine-teatroIlheos, o TMI passou a ter participação ativa no lazer da população regional e na consolidação da cultura local. A data, que também comemorou seus 25 anos de recuperação e dois de revitalização do espaço, foi marcada por auditório lotado, entrega da homenagem Amigo do Teatro e apresentação do espetáculo África Brasil.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado da primeira-dama Inês Tavares, e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, abriram a noite com a entrega da homenagem “Amigo do Teatro”, que prestigiou todos os funcionários do TMI. Foram agraciados com a placa Jenilton Barbosa (bilheteiro),Josenildo Moura (Apoio Técnico), Maria Antônia Ferreira (Serviços Gerais), Maria do Carmo Barbosa (Serviços Gerais), Paulo Jorge Rosário (Iluminador),Walter Baraúna (Auxiliar e Apoio) e Zezito Faustino (Cenotécnico do Teatro).

Também foram contemplados com a placa Amigo do Teatro a senhora Lindaura Maria Barreto Kruschewsky; a cantora Chica de Cidra – representada pelo cantor ChiccoAssis; o artista plástico Carlos Alberto Alves de Moura(Makalé); o presidente do Grupo Afro MiniKongo, Atanagildo Ribeiro, e o coreógrafo ilheense – responsável pela montagem do espetáculo África Brasil– José Carlos Arandiba, o Zebrinha. Muito emocionado, Zebrinha falou da satisfação em voltar a Ilhéus à frente de um espetáculo de grande porte. “É uma grande satisfação poder estar em Ilhéus numa data tão importante para a cultura e para as artes, mostrando através da música e da dança, toda beleza das nossas raízes”.

Outro ponto alto da noite foi a apresentação do espetáculo África Brasil. Criado e produzido pelo grupo Dilazenze e pelos coreógrafos Nara Couto, de Salvador e Zebrinha, que também assina a direção do espetáculo, o África Brasil contou com a participação de 18 bailarinos que participaram de uma oficina de dança coordenada por Zebrinha e por Nara Couto. Numa linguagem afro contemporânea expressada por movimentos rítmicos intensos e marcantes e acompanhada pela percussão do grupo Dilazenze, o África Brasil lembrou as pessoas que resistiram e lutaram pela preservação da cultura do Brasil.

As coreografias foram intercaladas com a exibição de vídeos num grande telão onde outras coreografias foram exibidas. Para Zebrinha, o espetáculo explorou o potencial criativo e a forte presença africana no processo de formação da cultura brasileira. Já o bailarino Guto Pacheco lembrou o esforço empreendido nas oficinas. “Foram apenas cinco dias para ensaiar o espetáculo e, graças ao comprometimento de todoso resultado foi surpreendente”. Do auditório, o público acompanhou cada passo e cada batida da percussão do grupo Dilazenze com bastante entusiasmo. “Ilhéus está de parabéns por nos proporcionar uma noite tão especial” afirmou o autônomo Ivaldo Machado, turista do Distrito Federal, que trouxe toda a família para conferir o espetáculo.

A programação de aniversário continua – As comemorações pelos 79 anos do TMI seguem durante todo o mês de julho. Entre os dias 18 e 21, a programação traz o espetáculo de dança “Os filhos dos contos”, sempre a partir das 19h30min. No dia 22 é a vez do TMI sediar a abertura da exposição do artista plástico Guido Lima, a partir das 21 horas e nos dias 23 e 24, o público infantil vai curtir a montagem do espetáculo Pinóquio, a partir das 17 horas. O novo espetáculo da Cia Baiana de Risos, “Baianidade baiana”, será apresentado nos dias 29 e 31, às 17 horas e a realização do III Festival de Música Gospel de Ilhéus, no dia 30, a partir das 19 horas, marca o encerramento da programação do 79º aniversário de Ilhéus.

79 anos de história -O Cine Teatro Ilhéos foi inaugurado em 1932 e a partir de então teve participação ativa no lazer da população e na construção da cultura local. O terreno do teatro foi doado pelo então prefeito Eusínio Lavigne a um senhor de nome Celso Valverde Martins, para que ele fizesse a construção e usasse o empreendimento durante 30 anos. O cine-teatro funcionou regularmente até a década de 50, quando entrou em decadência. O prédio foi então arrendado, mudando o proprietário por duas vezes. No final da década de 50, o proprietário vendeu o terreno com o que restava do prédio ao coronel Antônio Olímpio da Silva. O advogado e ex-prefeito Antônio Olímpio Rhem da Silva, convenceu a sua família, que detinha a posse do prédio, a doá-lo para a prefeitura. O filho retornava então a casa.

O teatro passou mais de 20 anos em completa ruína, até que na década de 1980 foi reconstruído e reinaugurado no dia 10 de julho de 1986, há exatamente 25 anos. Em 2009, sob a administração do prefeito Newton Lima, nova intervenção foi feita com uma reforma e revitalização que se faziam urgentes e necessárias. Hoje, o teatro cumpre seu papel na formação de público para teatro, estimula o desenvolvimento da vocação dos artistas regionais, além de receber estrelas de primeira grandeza, como Chico Anísio, Raul Cortez, Lucélia Santos, Elisabeth Savala, Vera Fischer, Baden Powell, Zizi Possi, obalé Teatro Castro Alves, bando de Teatro Olodum, entre outros.

Projeto de Inventariação Turística é apresentado a empresários de Ilhéus

Empresários do trade e representantes de entidades ligadas ao setor participaram na manhã desta segunda-feira (11) no Palácio Paranaguá da apresentação do projeto de Inventariação Turística, uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Prefeitura de Ilhéus e a empresa Bahia Mineração. A inventariação é um dos requisitos do Ministério do Turismo para que os destinos turísticos alcancem competitividade em nível nacional, adaptando assim as diretrizes do Plano Nacional de Turismo para a Copa 2014.

A apresentação foi feita pelos professores da Uesc, Gustavo Cruz e Marco Ávila e teve como foco demonstrar a finalidade do inventário, metodologia, etapas, dentre outros aspectos. Entre os objetivos da iniciativa, que integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, estão o monitoramento da sustentabilidade local, o diagnóstico participativo e o posicionamento de mercado. “Após a leitura técnica do inventário será possível identificar os riscos e problemáticas do turismo e traçar ações mais eficazes e tendo como base a sustentabilidade”. A coleta dos dados será realizada por meio de uma equipe interdisciplinar formada por professores e alunos da Uesc. Depois de validados pela Secretaria municipal de Turismo, os dados seguem análise da Bahiatursa e em seguida para o Ministério do Turismo.

O secretário de Turismo também participou da apresentação ressaltando a necessidade de cooperação de todos os agentes envolvidos no processo de construção do inventário. “Parcerias com entidades representativas do setor, a exemplo da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) serão fundamentais para o sucesso desta ação”.Também presente ao evento, o empresário Alfredo Landim também defendeu a articulação dos empresários do setor e novas ações voltadas para o levantamento sociocultural, com fins para o turismo, a exemplo da pesquisa realizada pela Bahiatursa durante o São João de Ilhéus.

Também participaram da apresentação a secretária Lidiney Campos (Educação), o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, o empresário e jornalista Hans Schaeppi, os representantes da Bahia Mineração, Sabrina de Branco e Ricardo Ribeiro e o presidente da Atil, Ricardo Miyazato.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano segue com programa de manutenção de iluminação

Dando continuidade ao programa de manutenção de equipamentos de iluminação executado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, novas áreas de Ilhéus foram beneficiadas com o serviço nesta semana. Foram contemplados com novas lâmpadas, reatores e bases as ruas 19 de Março, Carneiro e Gilberto Levita na avenida Itabuna; avenida Petrobrás, Cidade Nova; Jardim Pontal; Alto Teresópolis próximo ao Instituto Nossa Senhora da Piedade; Cidade Nova; Bairro São Sebastião e avenida Dois de Julho.

Em seguida, a equipe realizou a manutenção de fios, reatores, bases, conectores, parafusos e bocais e troca de lâmpadas no Banco da Vitória e em Águas de Olivença. A Rua dos Carilos, no bairro de Conquista; Rua da Mangueira no Bairro Nelson Costa; ruas da Cascalheira e Santa Inês, localizadas no bairro de Princesa Isabel; rua José Albuquerque Maia, próximo à Maramata, no Pontal, Rua Dom Manuel de Paiva (antiga rua do Café), no centro e a Vila Nazaré, zona oeste da cidade também receberam a equipe da secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Em outra operação empreendida pela pasta foi feita a retirada de grande quantidade de lixo acumulado próximo ao km21 da rodovia Ilhéus-Canaveiras e também no bairro Hernani Sá. Ao todo, foram retiradas dez caçambas de resíduos, descartados em local distante de onde a coleta de lixo domiciliar é diariamente realizada.

Zona Sul de Ilhéus participa de Pré- Conferência de Saúde

Discutir e refletir sobre as condições de saúde do município. Este é o objetivo da Pré- conferência Municipal de Saúde, que teve a sua realização para a participação da zona sul da cidade no último sábado (9), no Colégio Caic, no bairro Hernani Sá em Ilhéus. A pré-conferência da zona sul foi aberta à comunidade, com a participação de usuário e profissionais do sistema único de saúde.

“Oferecer novas perspectivas como profissional em uma tentativa de qualificar a gestão”, é um dos objetivos da pré-conferencia de saúde, na visão da enfermeira da rede municipal, Andrea Flores. Já para a presidente do Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (Nepsi), Eliene Soares, “esta é uma oportunidade de aproximar a gestão da saúde de Ilhéus da população e possibilitar que a sociedade seja mais participante e conhecedora dos seus direitos e dos seus deveres”.

A abertura foi realizada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Iolando Souza, e pelo secretário municipal da Saúde, Jorge Arouca, que agradeceu a participação dos usuários e profissionais presentes, salientando a importância do momento. Durante a manhã foram realizadas palestras com o tema Sistema de Saúde, por Simone Soares, e o Controle Social, ministrada por Jorge Luiz.

Os participantes realizaram a elaboração de propostas, a fim de ouvir as demandas sobre os problemas e sugestão de melhorias. Ao final, foram eleitos delegados, que representarão a área na Conferência Municipal. Um total de cinco pré-conferências serão realizadas como processo de construção da 5ª Conferência de Saúde. A zona oeste foi a primeira a realizar a pré-conferência, que ocorreu no bairro Teotônio Vilela no dia 18 de junho, seguida da zona rural no dia 6 de julho.

As próximas localidades serão: zona centro, no dia 16 de julho no Colégio IME, zona norte, dia 23 de julho, no Colégio Estadual. A Conferência Municipal de Saúde ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, e terá como temática: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro. A Conferência Municipal de Saúde é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do SUS (Sistema único de Saúde).

Secretaria de Desenvolvimento Urbano segue executando melhorias em Ilhéus

A Ponte Lomanto Júnior, a praça da cabeceira da ponte e a rua Amélia Nunes (popularmente conhecida como Rua das Oficinas) receberam uma nova pintura, executada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Com o objetivo de melhorar o dia-a-dia da população, bem como o aspecto visual da cidade, entre diversas outras ações, a Sedur promove, diariamente, uma série de intervenções, que vão desde a limpeza e a retirada de entulhos até a roçagem e a poda de árvores.

De acordo com o secretário Carlos Freitas, a lateral (guarda-corpo) da Ponte Lomanto Júnior recebeu uma bela pintura, ficando uma parte dela em verde claro e a outra em verde escuro. Já rua Amélia Nunes, que dá acesso à ponte e à praça, recebeu uma nova pintura nas mesmas cores em seu guarda-corpo e no muro de contenção local.

Igualmente, os bancos de concreto da praça da cabeceira da ponte Lomanto Júnior também foram contemplados com serviços de pintura. O mesmo aconteceu com os chamados “gelos-baianos” (prismas de concreto pré-moldados utilizados para orientar o tráfego de veículos) instalados nas proximidades da praça. Os equipamentos foram pintados de amarelo visando à melhoria de sua visualização, “o que contribui de forma substancial para a segurança do tráfego de automóveis”, diz o secretário Carlos Freitas..

Entulho – Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano promoveu a remoção de uma grande quantidade de entulho que se encontrava em vários pontos da cidade. Os trabalhadores realizaram a retirada de entulho na rua da Horta e na rua do Cano, ambas localizadas no bairro Malhado, zona norte da cidade. O pessoal da Sedur executou ainda a retirada de uma grande quantidade de lixo nas proximidades do quilômetro 21 da rodovia Ilhéus/Canavieiras e também no bairro Hernani Sá (Urbis).

Um comentário em “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  1. quanto paga a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para colocar estas mensagens? O que acha do carro que caiu no buraco aberto a meses no centro da cidade .. etc etc?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *