lhéus elabora programação esportiva para estimular o esporte amador
Ilhéus comemora a indicação para sediar o 3º Encontro Estadual de Museus
Recuperação de vias e praças beneficia população ilheense
Saúde abre inscrições para processo seletivo em Ilhéus
São João do Peti ocorreu no período de 15 a 21 de junho
Sedur dá início a estudos preliminares visando à construção da 2ª ponte de Ilhéus
Ilhéus elabora programação esportiva para estimular o esporte amador
Três eventos esportivos voltados para promover a integração entre jogadores da sede do município e zona rural,estimular a prática de esporte amador e avaliar o potencial técnico das equipes serão realizados neste semestre, pela Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência deEsportes: o I Campeonato Amador de Futebol Categoria de Base-Troféu Professor Manoel Renato, o I Campeonato Aberto de Quadra de Ilhéus e a II Copa Coca-Cola de Futsal com Interbairros.
Ocoordenador deProjetos da Superintendência de Esportes, professor Renato Peixoto, adiantou que o campeonato amador de futebol categoria de base (sub-15 e sub-17) terá a participação de oitos equipes, a exemplo do Colo-Colo, Olaria Futebol Clube, Colégio Impacto, Juerana, Sambaituba eescolinhas de futebol Aldair, Marcos Garcia e Meninos de Ilhéus.
Renato Peixoto informou que os jogos serão realizados no estádio Mário Pessoa e nos campos daavenida Soares Lopes, dos povoados de Juerana e Sambaituba e dos bairros Banco da Vitória e Barreira. A abertura está programada para as 9 horas deste sábado (9), em Sambaituba e se estende até o dia 15 de setembro. O patrocínio é da Bahia Mineração.
Já o campeonato aberto de quadra tem inscrição gratuita aberta de 11 a 15 deste mês, na Superintendência de Esportes, situada no 5º andar do Anexo de Secretarias, localizada na rua Santos Dumont, s/n e no ginásio de esportes Herval Soledade. Os jogos serão realizados de agosto a novembro, no ginásio de esportes. Vão participar16 equipespor modalidade, a exemplo de futsal, handebol, vôlei e basquete, de ambos os sexos, representando associações e clubes esportivos. A idade do jogador é a partir de 16 de anos.
Copa de Futsal – Outro projeto que a Superintendência de Esportes programou é a II Copa Coca-Cola de Futsal, com previsão para acontecer neste semestre. Renato Peixoto assegurou que o evento terá os mesmos moldes do campeonato de Interbairros.
Ilhéus comemora a indicação para sediar o 3º Encontro Estadual de Museus
Após disputar com os municípios de Porto Seguro e Cachoeira, Ilhéus foi escolhida para sediar o 3º Encontro Estadual de Museus. Esta é a primeira vez que uma cidade do interior baianosedia o evento, que na última edição reuniu representantes de 37 cidades do estado. Este ano, o encontro traz o tema “Museu, Território e inclusão sociocultural” e deve atrair um público ainda maior, de acordo com as expectativas da organização do evento. Nesta quinta-feira (7) parte da equipe organizadora do evento recebeu uma visita técnica dos diretores do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural (Ipac) da Bahia, Ana Coelho e Cristiano Cardoso.
Participaram da reunião com os diretores do Ipaco presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, a representante do Memorial Misael Tavares, Maria Helena Tavares;a gestora do museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), Anarleide Menezes;a representante da Casa de Cultura Jorge AmadoCláudia Nora;e a restauradora do Ipac, Maria Lúcia Hoisel. Na pauta, a discussão sobre os preparativos para o evento, marcado para os dias 21, 22 e 23 de setembro e que tem como público-alvo gestores, produtores e demais profissionais da área cultural, estudantes e toda a comunidade regional. Paralelo ao 3º Encontro Estadual de Museus, Ilhéus sedia também a 5ª Primavera dos Museus, que vai reunir acervos de toda a região na Casa de Cultura Jorge Amado.
Segundo explicou a diretora do Ipac, Ana Coelho, serão três dias de intensos debates, palestras, minicursos e ampla programação cultural, “sempre com o objetivo de promover um maior envolvimento entre os participantes e palestrantes, visando tornar as discussões e atividades bastante proveitosas”. Entre as palestras confirmadas estão as que serão ministradas pelo superintendente de Cultura da Bahia, Adalberto Santos, e pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José Nascimento Júnior. Durante o evento, também é intenção da organização propor a criação do Instituto Baiano de Museus e da rede de educadores e técnicos de museus.
Para Maurício Corso, que comemorou bastante a indicação, as reivindicações visam o fortalecimento do sistema de museus e a integração dos profissionais, que durante o evento terão uma ótima oportunidade para trocar experiências, “além de poder conhecer todos os pontos histórico-culturais e belezas naturais da nossa terra. Para tanto já estamos fechando parceria com a rede hoteleira e de restaurantes, a fim de proporcionar a melhor infraestrutura para receber os visitantes”.Ainda durante a reunião, Ana Coelho chamou a atenção para a necessidade de mobilizar tanto os representantes de acervos constituídos legalmente, como aqueles que não foram registrados ainda, mas que guardam importantes lembranças da nossa história.
Informações, programação e maiores informações sobre o 3º Encontro Estadual dos Museus podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117.6384 ou pelo e-mail: sistema.dimus@gmail.com.
Recuperação de vias e praças beneficia população ilheense
A melhoria da Rua do Ouro, localizada no bairro Salobrinho era uma das principais e mais antigas reivindicações feitas por seus moradores. “Há poucos meses o acesso de veículos ainda era muito difícil e nos períodos de chuva, a rua era tomada de muita lama. Era um grande transtorno para todos, agora já estamos até investindo na melhoria das nossas casas”, relata Gilberto Moreira, de 90 anos, que há 30, reside na rua do Ouro. Atualmente, a via vem recebendo uma série de serviços, realizada pelo governo municipal.
A intervenção foi iniciada com manutenção da rede de drenagem pluvial, que incluiu substituição de manilhas e construção de novas caixas de passagem de água e a segunda etapa compreende a pavimentação com paralelos, construção de passeios e pequenas encostas, segundo explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Paulo Goulart – pasta responsável pela obra -, tocada com recursos próprios. “Cerca de 60% dos serviços já foi concluído”. Na rua, que possui 405 metros de extensão, cerca de 10 homens realizam as melhorias, que já estão trazendo benefícios diretos para os moradores. Para Valdilene Ribeiro, que reside na rua há mais de 20 anos naquela rua, a obra já está proporcionando a melhoria na autoestima dos moradores. “Estamos felizes em ver nossa rua recebendo toda essa atenção”.
Revitalização de praças – Outra frente de trabalho, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano desenvolve desde o ano passado o programa de recuperação de praças, mirantes, jardins e canteiros em Ilhéus. Graças a um cronograma criado pela secretaria, as praças vêm recebendo melhorias na pintura, substituição de bancos e mesas, implantação de postes e reforço na iluminação, com constante troca de lâmpadas. De acordo com a coordenadora do Setor de Parques e Jardins, Kátia Farias, foram revitalizadas as praças da Mangueira, no Nelson Costa e na Avenida Itabuna, assim como já se encontra concluída a praça na Rua Guanabara, na Barra de Itaípe, que contou com o apoio da vereadora Carmelita Ângela.
Saúde abre inscrições para processo seletivo em Ilhéus
A Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais para atuar no Serviço Móvel de Urgência (Samu) e no Núcleo de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (Nasf). As inscrições serão realizadas no período de 6 a 15 de julho de 2011 e o candidato poderá obter a ficha de inscrição e o edital com maiores informações no endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br.
A ficha de inscrição juntamente com a documentação exigida deve ser encaminhada através das agências dos correios e enviada via Sedex com Aviso de Recebimento (AR). Os cargos oferecidos são para nível médio e para nível superior e variam quanto à carga horária e remuneração. As vagas são destinadas a enfermeiro e médico intervencionistas, médico homeopata, médico pediatra, médico psiquiatra, médico ginecologista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico.
Além desses cargos estão sendo oferecidas ainda as vagas de técnico de enfermagem socorrista, técnico de enfermagem socorrista tripulante, auxiliar administrativo, rádio operador e motorista. O Processo Seletivo Simplificado será exclusivamente de análise curricular e de títulos, que terá caráter eliminatório e classificatório.
São João do Peti ocorreu no período de 15 a 21 de junho
Além do grande evento que aconteceu no Parque de Exposições, no período de 23 a 27 de junho, o São João de Ilhéus deste ano também foi fortalecido por inúmeras festas promovidas por escolas, centros comunitários e projetos diversos. Um desses eventos foi realizado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), envolvendo cerca de mil crianças e adolescentes, na faixa etária dos 6 aos 15 anos.
De acordo com a facilitadora de cultura Márcia Filgueiras, a festa foi realizada nos 14 pontos de atuação do Peti. “Aproveitamos o São João deste ano para trabalharmos alguns temas relacionados ao Estatuto da Criança e Adolescente. Além disso, também enfatizamos diversos aspectos ligados às festas juninas, como origens, costumes, danças e comidas típicas”, comenta.
Em Ilhéus, o Peti beneficia mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 15 anos, com ações que oportunizam benefícios diversos, como acesso à escola, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, além de inúmeras ações voltadas para a convivência familiar e comunitária. Atualmente, o programa encontra-se presente nas seguintes localidades da sede e do interior de Ilhéus: Teotônio Vilela, N. S. da Vitória, Nelson Costa, Alto do Mambape, Couto, Santo Antônio, Barra, Aritaguá, Salobrinho, Banco da Vitória, Japu, Vila Cachoeira, Conquista e Alto do Coqueiro.
O Peti articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos do trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. O trabalho compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes de até 16 anos. Tudo isso somado a um processo de acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Sedur dá início a estudos preliminares visando à construção da 2ª ponte de Ilhéus
O arquiteto Ademar de Freitas, da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), visitou na manhã desta sexta-feira (8) as praias do Cristo, na avenida Soares Lopes, e da Maramata, no bairro Nova Brasília, com o objetivo de iniciar estudos técnicos visando à elaboração do projeto executivo da construção de uma segunda ponte em Ilhéus. Esta semana, durante a abertura do III Festival do Chocolate da Bahia, que acontece até domingo (10) no Centro de Convenções, o governador Jaques Wagner afirmou que a obra será iniciada antes do término do mandato do prefeito Newton Lima.
Durante a visita aos locais que poderão receber a obra, o representante da Sedur esteve acompanhado pelos secretários municipais de Planejamento, Alisson Mendonça, e de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, além de membros do Escritório de Projetos da Prefeitura de Ilhéus, os arquitetos Alan Dick e Marilene Lapa e a engenheira civil Elza Carvalho. Na oportunidade, Alisson Mendonça lembrou que a localização da segunda ponte de Ilhéus, equipamento que deverá desafogar de forma substancial o tráfego de veículos no centro da cidade, encontra-se definida no Plano Diretor de 1969.
O secretário municipal de Planejamento enfatizou ainda que o início dos estudos preliminares, voltados para a elaboração do projeto executivo da segunda ponte, acontece dois dias depois do governador Jaques Wagner ratificar mais uma vez o compromisso assumido em 2010 com o prefeito Newton Lima e com a população ilheense. “Além da segunda ponte, teremos, com certeza, outras obras estruturantes, fundamentais para prepararmos o município para esse novo momento que se aproxima com a implementação do Complexo Intermodal e dos projetos interligados”, disse.
A idéia é de que a segunda ponte de Ilhéus tenha cerca de 520 metros e seja marcada por quatro faixas (duas em cada sentido), ciclovia, passeios para pedestres e um moderno sistema de iluminação pública. “Além disso, estaremos trabalhando para que o projeto contemple um equipamento moderno, mas que não venha a ‘competir’ com a paisagem da cidade. Ou seja, uma ponte bonita, mas, ao mesmo tempo, discreta”, diz o arquiteto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ademar de Freitas.