Projeto do Sebrae planeja ações para o turismo da Costa do Cacau até 2013

O Projeto de Turismo e Cultura da Costa do Cacau, coordenado pela unidade regional do Sebrae, em Ilhéus, sul do estado, vai promover durante o mês de julho uma série de ações de acesso ao mercado de São Paulo, estado que, ao lado de Minas Gerais, é o maior pólo emissor de turistas para esta região da Bahia. No dia 12 a instituição promove, na capital paulista, uma capacitação com agências operadoras da empresa aérea TAM e realiza uma “Rodada de Negócios”, apresentando a Costa do Cacau, seus principais destinos turísticos e equipamentos de hotelaria e lazer disponíveis para os visitantes. Participam do evento 130 agências paulistas que operam o sistema TAM Viagens.

No dia seguinte (13), até o dia 17 de julho, o Sebrae lidera uma comitiva do trade turístico do sul da Bahia, que participará do “Espaço Comercial da Bahia”, disponibilizado no Salão de Turismo, que este ano acontece em São Paulo. No evento estarão representadas 32 empresas do Destino Costa do Cacau que é formado por 12 municípios sulbaianos. Já no dia 19, ainda em São Paulo , técnicos do Sebrae Ilhéus realizarão novo trabalho de capacitação, mais uma “Rodada de Negócios” e divulgação da Costa do Cacau junto à empresa Trend Viagens, uma das mais importantes operadoras de viagens de São Paulo.

Objetivos – O Projeto de Turismo e Cultura da Costa do Cacau desenvolve, no momento, um planejamento estratégico com previsão de execução até 2013, às vésperas da Copa do Mundo no Brasil. O projeto, de acordo com a coordenadora Claudiana Campos Figueiredo, do Sebrae, trabalha com ações de acesso ao mercado, estímulo de cooperação empresarial, profissionalização na gestão do turismo e pela integração e fortalecimento da cultura regional. Em um primeiro momento, técnicos do Sebrae produziram um diagnóstico das necessidades mais emergenciais da Costa do Cacau – uma das regiões mais bonitas da Bahia – e, de acordo com o resultado iniciaram uma série de capacitações nos mais diversos setores desta economia.

Além das ações deste mês, o projeto já tem participação garantida no Adventure Sports Fair, uma feira voltada para o segmento de turismo de aventura, que acontece em São Paulo de 11 a 14 de agosto. Uma mostra, explicando detalhes do Destino Costa do Cacau, também será realizada em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, entre 19 e 21 de agosto, apresentando o destino ao consumidor final. “Temos pesquisas que demonstram que, nos períodos da baixa estação, são os municípios que ficam no entorno das cidades turísticas brasileiras, que garantem um fluxo melhor e dão mais consistência à economia regional”, revela Claudiana Campos.

Considerado um dos projetos mais consolidados do Sebrae no sul da Bahia, o Costa do Cacau já participou este ano de diversas ações pelo Brasil, a exemplo da Aviestur, uma feira de Turismo que acontece em Campos do Jordão, interior de São Paulo, promovida pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado. No Shopping Barra, em Salvador, o projeto expôs as belezas e as potencialidades da Costa do Cacau. O trabalho também resultou na elaboração de diversos projetos para captação de recursos para o turismo regional.

Participam e são beneficiados por este projeto, micro e pequenas empresas vinculadas aos mais diversos segmentos do turismo, a exemplo de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, receptivos e agências de viagens. De acordo com Claudiana, as empresas da Costa do Costa que estejam neste perfil e queiram participar do projeto, devem procurar a unidade regional do Sebrae em Ilhéus, na Avenida Dois de Julho, 1039, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *