“Construção da ponte será iniciada antes terminar governo de Newton”, diz Wagner
Comitê agilizará troca de informações entre Município e Governo do Estado
Área em Ilhéus é disponibilizada para que a Ambev amplie suas atividades na cidade
Regimento da Guarda Municipal é tema de palestra no Telecentro
Teatro Municipal de Ilhéus completa 79 anos de história e 25 de reforma
Colégio Caic sedia pré-conferência de saúde da zona sul em Ilhéus
“Construção da ponte será iniciada antes terminar governo de Newton”, diz Wagner
Ao ser cobrado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, quarta-feira (6), na abertura do III Festival do Chocolate, o governador da Bahia, Jaques Wagner, reconheceu que tem uma dívida com o povo de Ilhéus, mas que será honrada até o próximo ano, quando será iniciada a construção da segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal. “Assumi esse compromisso publicamente e o povo de Ilhéus pode ter certeza que essa obra será iniciada antes do prefeito Newton Lima entregar o cargo para o seu sucessor”, disse em seu discurso.
A segunda ponte ligando o centro ao Pontal é um projeto antigo de Ilhéus e desde 1969 que passou fazer parte do Plano Diretor da cidade e é vista como uma dos mais importantes vetores de desenvolvimento do município. A ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, é o único meio de comunicação entre o centro da cidade, zona sul e demais municípios. “Hoje, a zona sul é uma das principais áreas preferidas para investimentos, porém a falta deuma segunda ponte é um dos fatores de inibição”, ressalta Newton Lima.
A ausência de tão importante equipamento urbano vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia dos ilheenses, turistas e usuários de nossas estradas, inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. Além disso, no bairro do Pontal também está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus.
Alvo de constantes promessas dos governantes nos níveis municipal, estadual e federal, desde que assumiu o governo do município, o prefeito Newton Lima tem se dedicado ao projeto de construção de uma nova ponte. A concretização do projeto teve início em setembro do ano passado, quando fez gestões junto ao então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e ao governador Jaques Wagner, que em setembro de 2010, se comprometeu publicamente com a realização da obra.
Este ano, após várias gestões junto ao Governo do Estado, o prefeito Newton Lima recebeu um telefonema do governador Jaques Wagner informado sobre a elaboração do projeto e as providências tomadas para realizar a licitação da obra. “Gostaria de agradecer pessoalmente ao nosso Governador Wagner, pois tenho acompanhado a tramitação do projeto e sei que antes de entregar o cargo ao meu sucessor, Deus e o senhor me darão a honra e a alegria de assistir o início de sua construção”, agradeceu.
Festival do Chocolate–Durante o discurso, o prefeito Newton Lima disse que Ilhéus se sentia honrada em participar e colaborar com um empreendimento como o III Festival de Chocolate, que retrata a própria história da cidade e da região. “Este evento é uma demonstração de que podemos unirnossas forças para transformar ilhéus como um dos mais importantes polos, não só de produção do cacau, mas, sobretudo de chocolate”, referiu.
O prefeito ressaltou que, embora o cacau sempre fosse uma ferramenta poderosa,durante décadas a lavoura cacaueira não soube usá-la como deveria, mas que graças à iniciativa e alguns sonhadores, a exemplo de Hans Schaeppi, que teve a coragem e a ousadia de investirna Fábrica de Chocolates Caseiro Ilhéus, a realidade foi sendo transformada. “Esse é um projeto vitorioso e que está sendo seguido por tantos outros, agregando novos valores à produção de amêndoas”, comentou.
Para Newton Lima, é inegável a vocação de Ilhéus e região para implantar novas indústrias de médio porte voltadas para a produção do chocolate fino, ação quenecessita do apoio de todas as esferas governamentais. “Governador, temos o dever histórico de preservar e investir na lavoura do cacau, que já foi o grande carro-chefe de toda a economia baiana, bem como a responsável pela manutenção de nosso pródigo ecossistema”, ressaltou.
Comitê agilizará troca de informações entre Município e Governo do Estado
Representantes de sete secretarias do Governo do Estado participaram nesta última quarta-feira (6), no Palácio Paranaguá, sede oficial da administração ilheense, de uma grande reunião para conhecer algumas das principais demandas do município visando a implantação do complexo intermodal, projeto que prevê a construção em Ilhéus de um porto, de uma ferrovia e de um novo aeroporto, além das intervenções na infraestrutura viária. Na oportunidade, além de vários técnicos governamentais, o município foi representado pelo secretário de Governo, Magno Lavigne, secretário de Planejamento, Alisson Mendonça, e chefe de Gabinete, José Nazal.
Um dos principais temas debatidos durante o encontro foi a necessidade da revisão e regulamentação do Plano Diretor de Ilhéus, documento de 2006 que norteia a ação dos diversos agentes públicos e privados na implantação das políticas de desenvolvimento urbano. De acordo com a equipe técnica do governo municipal, o Plano Diretor “precisa ser complementado”, uma vez que ainda carece de leis específicas que passem a regulamentar alguns temas importantes, como ocupação do solo, plano de saneamento, dentre outros.
Um dos encaminhamentos aprovados durante a reunião definiu a formação de um amplo comitê de interlocução visando agilizar a troca permanente de informações entre o Município de Ilhéus e o Governo do Estado. “Todo o processo contará com a participação do Conselho da Cidade e dos demais segmentos organizados do município, durante as discussões para definições das principais demandas do município, com o objetivo de atualização do plano”, afirma o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal, acrescentando que as mesmas abrangerão vários itens, contemplando todas as políticas públicas.
O Projeto Porto Sul é um sistema de integração, formado por corredores modais, ferroviários, rodoviários e dutoviários. Um dos objetivos do Complexo é melhorar a infraestrutura de transportes da Bahia, desconcentrando o desenvolvimento industrial. A intenção, de acordo com o governo baiano, é favorecer o surgimento de novos empreendimentos no interior do Estado, além de facilitar o escoamento de produtos das regiões sudoeste e oeste.
Participaram do encontro no Palácio Paranaguá representantes da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com técnicos da Embasa, Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) através do Derba, Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), com técnicos do CDA e Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp).
Área em Ilhéus é disponibilizada para que a Ambev amplie suas atividades na cidade
Acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Alisson Mendonça, e da gerente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), Socorro Pastor, o representante da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) em Ilhéus, Marcos Santana, conheceu uma área situada no Distrito Industrial que poderá ser utilizada para que a empresa amplie suas atividades no município. De acordo com Alisson Mendonça, a disponibilização do terreno, que conta com acesso asfaltado, água, energia, iluminação e transporte coletivo, integra a política do Governo do Estado de incentivo à industrialização.
“Caso a Ambev, que hoje se encontra sediada na avenida Itabuna, decida utilizar a área disponibilizada no Distrito Industrial, terá que pagar, apenas, o valor simbólico de R$ 2,60 por metro quadrado”, informa o secretário municipal de Planejamento. Ainda segundo Alisson Mendonça, que viabilizou a visita do representante da cervejaria, a área total possui 150 hectares, “mas a empresa deverá utilizar cerca de 40 mil metros quadrados”, completa.
Empresa de capital aberto, com sede em São Paulo, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev (AB InBev). Individualmente, a empresa é a quarta maior cervejaria do mundo e líder absoluta do mercado latino-americano, produzindo e comercializando cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonatadas. Com cerca de dois milhões de pontos de venda, metade deles no Brasil, a Ambev tem em seu portfólio algumas das principais marcas do mercado, entre elas as cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Quilmes e Skol.
Regimento da Guarda Municipal é tema de palestra no Telecentro
Dando continuidade ao ciclo de palestras que integra o curso de formação continuada voltado para a Guarda Municipal de Ilhéus, o Telecentro-Senasp Luzinete Alves Aragon promoveu na manhã desta quinta-feira (7) palestra com a corregedora da Guarda Municipal de Ilhéus, Jamile Seixas, que falou sobre o regimento interno do órgão. Direitos e deveres, funções da Corregedoria e Ouvidoria – criadas junto com o Regimento, em outubro do ano passado – e a importância do espírito de União também foram alguns pontos colocados por Jamile durante a palestra.
O evento foi realizado na sede do órgão, localizada ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade, centro. Durante o encontro a palestra explicou que a criação do Regimento promoveu grandes avanços para a Guarda Municipal de Ilhéus, “criando a Corregedoria e a Ouvidoria, além de consolidar a importância da instituição dentro da política de segurança pública do município”. No próximo dia 14, a turma participa de palestra com o tema “lei Maria da Penha”, que será proferida por um representante da Polícia Civíl de Ilhéus e no dia 21, será realizado um novo encontro com o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto. Além de palestras, o curso também prevê oficinas de formação, entre outras atividades, iniciadas em 2010.
O Telecentro tem como principal objetivo ofertar aos agentes de Segurança Pública da região cursos de capacitação, na modalidade de Educação à Distância (EAD) e promover a formação continuada, que é realizada por meio de palestras, cursos presenciais e demais atividades. No Brasil existem mais de 300 unidades de Telecentro, todos os vinculados à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Desde que foi criado, em março de 2010, o Telecentro – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito – já beneficiou mais de 100 guardas municipais, com diversos cursos na modalidade Educação à Distância disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública.
Teatro Municipal de Ilhéus completa 79 anos de história e 25 de reforma
Ao completar neste mês de julho 79 anos de história e 25 de reforma, o Teatro Municipal de Ilhéus – considerado um dos teatros mais importantes do interior, do norte-nordeste do Brasil –, mostra para o público regional uma programação especial. Dia 10, a partir das 19 horas, o balé afro Dilazenze apresenta o espetáculo “África Brasil”, sob a coordenação de Zebrinha, coreógrafo e diretor artístico do Balé Folclórico da Bahia. Na programação constam shows com artistas regionais, a exemplo de alunos do músico ilheense Herval Lemos, dentre outras atrações.
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, contou que para os dias 16 e 17, os atores Camila Morgado, Bia Nunnes e Anderson Muller vão encenar a comédia “Igual a você”. Segundo ele, o trabalho aborda alguns males que estão presentes na vida moderna, a exemplo da obsessão, paranóia, hipocondria, egocentrismo, pânico, ansiedade, ninfomania, TPM e o transtorno obsessivo compulsivo. A comédia vai começar sempre a partir das 20 horas.
Na oportunidade, a Fundação Cultural de Ilhéus vai homenagear algumas personalidades que impulsionaram o movimento cultural do município. Maurício Corso lembrou que aos poucos, o Teatro Municipal de Ilhéus volta a atrair grandes nomes da cultura brasileira que estavam ausentes em espetáculos no sul da Bahia. Disse que alguns artistas nacionais voltaram a incluir Ilhéus em suas turnês.
Maurício Corso explica ainda que a programação traz o espetáculo de dança “Os filhos dos contos”, nos dias 18, 19, 20 e 21, sempre a partir das 19h30min; a abertura da exposição do artista plástico Guido Lima, no dia 22, a partir das 21 horas; a montagem “Pinóquio”, nos dias 23 e 24, a partir das 17 horas; o novo espetáculo da Cia Baiana de Risos, “Baianidade baiana”, nos dias 29 e 31, às 17 horas; e no dia 30 deste mês, a partir das 19 horas, inicia o III Festival de Música Gospel de Ilhéus.
Sobre Zebrinha – Zebrinha é professor de dança e se lançou no grupo de dança moderna da escola de artes da Universidade Federal da Bahia. É natural de Ilhéus – nasceu no bairro do Malhado. Zebrinha já ensinou na Stadeliyk Conservatoriam en dans Academie te Arnhem, na Academie Internationale de Paris na França, no Project Studio em Munich e na Federatie Friy Tiyed na Bélgica. Ele já atuou e dançou em shows com artistas consagrados, a exemplo de Joel Grey, Ben Vereen, Liza Minelli, dentre outros.
Originalmente batizado de Cine-Theatro Ilhéos, o Teatro Municipal de Ilhéus foi inaugurado em 1932. Na época, chegou a exibir a obra cinematográfica “Honrarás tua mãe”, da Fox Filmes. O espaço cultural foi reinaugurado em 1986, com a apresentação do grupo de balé “Corpo”, de Belo Horizonte.
Colégio Caic sedia pré-conferência de saúde da zona sul em Ilhéus
|
Neste sábado (9), as localidades referentes à zona sul da cidade estarão reunidos nas instalações do Colégio Caic, a partir das 8 horas para a realização da Pré-conferência de Saúde, promovida pela Secretaria da Saúde de Ilhéus, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde. O encontro será aberto a toda a sociedade, e tem como objetivo discutir e refletir sobre as condições de saúde no município, ouvir as demandas da comunidade, usuários e profissionais, de forma democrática e participativa. De acordo com a programação do evento, após as palestras sobre controle social e Sistema de saúde, os participantes terão um momento para elaboração de propostas. Ao final será realizada uma plenária final, onde serão escolhidos delegados do segmento usuários para a etapa municipal. Um total de cinco pré- conferências, por zona de saúde, serão realizadas como processo de construção da 5ª Conferência de Saúde. |
A zona oeste foi a primeira a realizar a pré- conferência, que ocorreu no bairro Teotônio Vilela no dia 18 de junho. Já A zona rural realizou a sua pré-conferência na última quarta-feira (6) no auditório da Justiça Federal. As próximas localidades serão zona centro no dia 16 de julho no Colégio IME, e a zona norte dia 23 de julho no Colégio Estadual. A Conferência Municipal de Saúde ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, e terá como temática: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro.