Cinco textos inéditos e escritos sob encomenda deram origem à peça Igual a Você, que acontece nos dias 16 e 17 de julho, no Teatro Municipal de Ilhéus. A montagem conta com as interpretações dos atores Camila Morgado (Minissérie OLGA e Malu de Viver a Vida), Anderson Müller (o guarda Abel de Caminho das Índias) e Carmen Frenzel. No palco, eles revezam-se em esquetes que retratam de forma muito divertida as dores, angústias, conflitos e “loucuras”, que assolam a humanidade contemporânea.
Os textos são divididos em temas e contaram com seis dramaturgos: Adriana Falcão, que fala sobre insônia; Lícia Manzo aborda paranóia e vício; hipocondria leva as assinaturas de Theréze Bellido e Fernando Duarte; os assuntos TPM e TOC foram retratados por Regiana Antonini e os temas pânico e ninfomania são de Cristina Fagundes.
Convidado pela produtora Beta Leporage – idealizadora do projeto há oito anos – para dirigir o espetáculo, Ernesto Piccolo aceitou de pronto. “É muito bom quando podemos unir trabalho e diversão. Os textos “brincam”, ao colocarem uma lente de aumento sobre problemas do nosso cotidiano, de forma inteligente e muito instigante”, explica ele.
Conforme Piccolo, a montagem “é uma chance de dar risada das nossas mazelas, dos nossos pitis”. Ele conta que ficou feliz ao constatar que trabalharia com antigos parceiros. “A única com quem eu não tinha trabalhado é a Camila, uma atriz maravilhosa”, finaliza.
“O humor é um universo muito vasto. Tem a comédia romântica, o vaudeville, a comédia escrachada… Nós estamos procurando contar essas histórias com muitos detalhes do cotidiano, com improvisos autorizados pelos autores, para dar veracidade a cada uma das personagens e conseguir que a platéia se identifique com elas”, conta Carmen Frenzel.
Para ela, a peça é leve e muito engraçada, mas também pode alertar para variados distúrbios de comportamento. “No mundo de hoje estamos ficando cada vez mais paranóicos, cada vez mais hipocondríacos…”, enfatiza a atriz.
Para Camila Morgado, “fazer comédia é um exercício fascinante, um jogo com o público. Você só sabe se vai dar certo depois da estréia. Agora, não sei dizer o que é mais difícil, se drama ou comédia. O ator busca sempre um lugar aonde não foi. O novo de cada personagem nos encanta. E o teatro é o lugar do ator. Não existe nada igual a essa troca com o público e o que ele nos proporciona”.
Já Anderson Müller ressalta que, em Igual a Você, autores e atores estão brincando com coisas sérias. “Todos nós temos um pouquinho de uma ou mais dessas doenças psicoemocionais. O público vai se identificar com isso. Nossa tarefa é dar leveza a essas situações, desmistificá-las para quebrar preconceitos. O barato é esse. A gente tem de se divertir muito para divertir a platéia”.
Além da idealização do projeto, Beta Leporage também assina a produção da peça. O espetáculo tem os patrocínios da Oi Futuro e da empresa Porto Seguro.
Local: Teatro Municipal de Ilhéus
Horário: 20:30h
Data: 16 e 17 de julho
Gênero: Comédia
Realização: WMS Produtora e Marlucia Sie