Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus participa de avaliação do Projeto de Mobilização Social Contra a Dengue em Salvador

Zona rural realiza Pré-conferência de saúde nesta quarta-feira

Ilhéus foi o grande campeão dos Jogos Abertos da Gabriela

Quarta “Marcha Para Jesus” atrai cerca de 5 mil pessoas em Ilhéus

Técnicos da Fifa realizam vistoria em Ilhéus

Ilhéus participa de avaliação do Projeto de Mobilização Social Contra a Dengue em Salvador

No próximo dia 6 de julho será realizada em Salvador, a Cerimônia de Avaliação e Certificação dos Municípios Participantes do Projeto Piloto da Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia. O evento será sediado no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), a partir das 14 horas. Na oportunidade, os coordenadores municipais serão homenageados pelo engajamento e empenho para o sucesso do projeto. Os prefeitos e secretários da saúde também foram convidados e as cidades participantes serão contempladas com um certificado de “Município Mobilizado”.

Durante a solenidade de abertura, a mesa será composta pelo Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, pela superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Alcina Andrade, pela subcoordenadora de Doenças de Transmissão Vetorial, Jesuína Castro, e pela Superintendente Geral Flem, Vera Queiroz. Durante a solenidade, será proferida uma palestra sobre os Resultados Avaliativos e a Sustentabilidade do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia pela Sesab, por Elisabeth França, do Grupo de Trabalho Ampliado da Dengue da Sesab.

Em seguida, cada coordenador municipal realizará apresentação das Ações do Projeto de Mobilização nos Municípios participantes, que inclui Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas e Ilhéus. Ao final, serão homenageados os municípios através da entrega de Certificados e Placas, e posteriormente com a intervenção da plateia, passando a palavra aos secretários e prefeitos presentes. Logo após um coquetel celebrará o encerramento das atividades.

Mobilização – O Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia foi realizado através de uma parceria de sucesso entre Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Secretaria Municipal da Saúde. Em cada município, a mobilização social foi organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde, e em Ilhéus as coordenadoras municipais do projeto foram Heleny Chaves, Daiane Santana e Jeruza Cristina. Nos bairros selecionados, as coordenadoras identificaram cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades.

Em Ilhéus, o Projeto atuou em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: os Altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória. A proposta é que a experiência de execução do projeto piloto possa permanecer como referência duradoura para as ações de combate ao mosquito da dengue em cada município participante, estendendo o projeto a todos os bairros da cidade.

Iniciado em julho de 2010, o projeto de Mobilização Social Contra a Dengue já cumpriu as etapas de formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e municípios), de capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes, capacitação de articuladores, realização atividades educativas e mutirões de limpeza nos bairros participantes, e avaliação das atividades no município.

Visando dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e a troca de ideias entre os envolvidos, o projeto contou com o Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), um software disponibilizado pela Sesab e desenvolvido pela Flem especialmente para esse trabalho. Além da divulgação das ações no sistema, os sites www.bahiacontraadengue.com.br e a página do projeto no Facebook também concentram informações sobre o a mobilização.

Para técnica do programa de Controle da Dengue do Governo do Estado, Zilda Torres, “o trabalho de mobilização social consiste na mudança de hábitos e inserção de práticas diárias na vida da população, medidas obtidas através de ações educativas realizadas pelo projeto nestes últimos meses”. No entanto, ela afirma que “o impacto social e os resultados deste trabalho serão decisivos em longo prazo. Por isso a importância da continuidade do projeto”.

Zona rural realiza Pré-conferência de saúde nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (6), as comunidades localizadas na zona rural se reunirão no auditório da Justiça Federal, a partir das 8 horas para a realização da Pré-conferência de Saúde, promovida pela Secretaria da Saúde de Ilhéus, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde. A escolha de um lugar no centro da cidade se deve à distância entre os 10 distritos, povoados e vilas que irão participar do encontro.

O encontro será aberto a toda a sociedade, e tem como objetivo discutir e refletir sobre as condições de saúde no município, ouvir as demandas da comunidade, usuários e profissionais, de forma democrática e participativa. De acordo com a programação do evento, após as palestras sobre controle social e Sistema de saúde, os participantes terão um momento para elaboração de propostas. Após a realização de uma plenária final, serão escolhidos delegados do segmento usuários para a etapa municipal. Um total de cinco pré- conferências, por zona de saúde, serão realizadas como processo de construção da 5ª Conferência de Saúde.

A zona oeste foi a primeira a realizar a pré-conferência, que ocorreu no bairro Teotônio Vilela, no dia 18 de junho. As próximas localidades serão: zona sul, dia 9 de julho, no Colégio Caic; zona centro, no dia 16 de julho, no Colégio IME; e a zona norte, dia 23 de julho, em local a ser confirmado. A Conferência Municipal de Saúde ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, e terá como temática: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro.

Ilhéus foi o grande campeão dos Jogos Abertos da Gabriela

O município de Ilhéus foi o grande campeão dos Jogos Abertos da Gabriela, disputados no Ginásio de Esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, no período de 1 a 3 de julho, ainda como parte das comemorações alusivas aos seus 477 anos de fundação. Promovido pela Prefeitura, por meio da superintendência municipal de Esportes, com apoio das demais secretarias, o evento surgiu com o objetivo de resgatar a força e a tradição da cidade nas diversas modalidades esportivas de quadra.

As equipes ilheenses venceram no vôlei masculino, vôlei feminino, handebol masculino e futsal masculino. Já a cidade de Itabuna ganhou no handebol feminino e a cidade de Eunápolis, no futsal feminino. As partidas decisivas, jogadas no domingo (3), apresentaram os seguintes resultados; vôlei feminino (Ilhéus 3×0 Itabuna), vôlei masculino (Ilhéus 3×0 Itaberaba), handebol feminino (Itabuna 26×4 Ilhéus), handebol masculino (Ilhéus 23×19 Simões Filho), futsal feminino (Eunápolis 9×2 Ilhéus), futsal masculino (Ilhéus 1×1 Eunápolis), com Ilhéus sagrando-se campeão, uma vez que a equipe ilheense obteve o melhor saldo de gols e, por isso, jogou pelo empate.

Na avaliação do superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, é importante destacar o nível técnico do evento, com a presença de grandes jogadores e de equipes campeãs baianas, a exemplo do Futsal de Eunápolis e do Handebol de Simões Filho. “Tudo isso, obviamente, abrilhantou ainda mais a participação positiva ilheense, legitimando os Jogos Abertos da Gabriela em todo o interior da Bahia”, acrescenta.

Em Ilhéus, os Jogos Abertos da Gabriela foram concebidos com o objetivo de estimular a prática esportiva por meio da promoção de grandes eventos de quadra. “Aqui, os eventos de quadra sempre foram uma grande atração. Desde os Jogos do Cacau, promoção que marcou época em nosso município, diversos outros modelos acabaram surgindo com a proposta de estimular a prática dessas modalidades, bem como de criar mais uma interessante opção de entretenimento”, lembra Alberto Kruschewsky.

Jogos Abertos da Cidade – Outro evento semelhante que a Superintendência Municipal de Esportes deseja criar, também com o objetivo de estimular a prática e a disseminação das modalidades de quadra, é os Jogos Abertos da Cidade de Ilhéus. “A grande diferença desse projeto para os Jogos da Gabriela, é que essa promoção será disputada em um espaço de cerca de quatro meses, constituindo-se, assim, num campeonato de longa duração”, explica o superintendente municipal de Esportes.

Quarta “Marcha Para Jesus” atrai cerca de 5 mil pessoas em Ilhéus

Cerca de cinco mil pessoas participaram no último sábado (2 de julho), na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, da 4ª edição da “Marcha Para Jesus 2011 – Família, Meu Maior Patrimônio”. Marcada por orações, cânticos e muita alegria, a caminhada começou nas proximidades do Centro de Convenções e foi concluída na praça Dom Eduardo. Iniciado por volta das 16 horas, o evento foi prestigiado pelo prefeito Newton Lima, o vice Mário Alexandre, a deputada estadual Ângela Sousa, o vereador Alzimário Belmonte (Gurita) e o secretário de Assistência Social, Emenson Silva, além de diversas outras autoridades, lideranças comunitárias e pastores evangélicos de inúmeras denominações.

Na praça Dom Eduardo, o público pôde curtir a apresentação do cantor gospel Fernando Fé e do Ministério Labareda. A programação também contemplou as apresentações de Claudiane, Tuca e Banda, Ministério Getsêmani de Adoração e Ministério Fogo Para as Nações. A realização da 4ª edição da Marcha Para Jesus foi da Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei), com apoio institucional da Prefeitura Municipal.

Logo após a caminhada, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, afirmou que a Marcha Para Jesus já se encontra definitivamente incorporada ao calendário de eventos do município. “É uma realização que celebra, mais do que qualquer outra coisa, a paz, a comunhão, a fraternidade, o fortalecimento da família e a convivência pacífica entre os diversos ramos do cristianismo”, enfatizou o chefe do Executivo ilheense. Fazendo coro com Newton, o vice-prefeito Mário Alexandre lembrou que a marcha atrai não apenas evangélicos, mas, também, “todos aqueles que se identificam com os verdadeiros ideais cristãos”.

Técnicos da Fifa realizam vistoria em Ilhéus

Nesta quarta-feira (6), às 10 horas, o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Marco Antonio Rocha Costa, e técnicos da empresa contratada pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo, da Fifa, realizam uma visita ao Resort Cana Brava (Candidato a Centro de Treinamento de Seleções). O local é um dos oito locais escolhidos para sediar treinamento para a Copa do Mundo na Bahia, em 2014.

Segundo o secretário do Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, esses locais foram selecionados atenderem apenas aos requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros. Mesmo, assim, os técnicos também poderão visitar outros equipamentos, sem qualquer tipo de compromisso com a escolha para o evento.

Na Bahia, dos 14 inscritos foram selecionados oito possíveis Centro de Treinamento de Seleções (CTS). São eles: Camaçari – Estádio Armando Oliveira; Ilhéus – Canabrava Resort Hotel; Mata de São João – Tivoli Eco Resort Praia do Forte (Campo de Treinamento); Porto Seguro – Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães; Porto Seguro – Vela Branca; Salvador – Vila Canária (Esporte Clube Ypiranga); São Francisco do Conde – Centro Esportivo e de Formação Educativa e Cultural (Cesfe); e Trancoso – Campo de Futebol Village de Trancoso.

Em suas visitas, os técnicos não se manifestam quanto aos locais identificados como potenciais candidatos a Centros de Treinamento de Seleções (CTS). As observações são técnicas, baseadas em números. Por este motivo, não existe impressão positiva ou negativa sobre qualquer um dos locais visitados, nem mesmo é passado nada aos responsáveis pelos campos. Somente após o final de todas as visitas, com base nos dados técnicos colhidos, é feito um relatório sobre o local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *