Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura deposita caução e Justiça libera máquinas

Grande público prestigia lançamentode projeto de formação em teatro e cidadania em Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus segue executando serviços importantes para a população

Pré-conferência de saúde contempla zona rural

Teatro Municipal de Ilhéus completa 79 anos de história

Prefeitura deposita caução e Justiça libera máquinas

A Prefeitura de Ilhéus realizou na tarde de ontem (30), na 2ª Vara da Fazenda Pública, o depósito de R$ 417,5 mil, concernente a recolhimento de caução de 50% do valor da nota fiscal determinado pela juíza Carine Nassri da Silva visando à liberação de três máquinas que se encontravam à disposição da Justiça. Em agravo de instrumento, que tramita no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a Procuradoria do Município lembra que o Ministério Público ajuizou ação cautelar de sequestro de bens por considerar a existência de graves indícios de irregularidades, com lesão ao erário, em licitações públicas realizadas durante a gestão do ex-prefeito Valderico Reis.

Nas razões do agravo de instrumento, a Procuradoria Geral de Ilhéus enfatiza ainda que existem fortes indícios de que as máquinas sequestradas tenham sido adquiridas com dinheiro público municipal. As máquinas (uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e uma motoniveladora) se encontravam abandonadas no pátio do 2º Batalhão de Polícia Militar desde junho de 2009, sem funcionar e sem qualquer espécie de manutenção, o que trazia riscos de deterioração e perda dos referidos objetos.

Com a liberação das três máquinas, a Prefeitura de Ilhéus terá a possibilidade de incrementar os serviços de melhoria das estradas vicinais, beneficiando, dessa forma, milhares de pessoas que residem nas vilas, povoados e distritos do município. “É mais uma boa notícia que, com certeza, será fundamental para seguirmos realizando os serviços que a nossa população espera”, diz o prefeito Newton Lima. A ação cautelar de sequestro de bens do Ministério Público do Estado da Bahia foi ajuizada contra Valderico Luiz dos Reis e contra a Gabriela Veículos Ltda.

A essas máquinas, das quais o município passa a ser fiel depositário, se juntará uma patrol, que também precisou de liberação judicial para ser utilizada. Enviada pela União ao Governo do Estado da Bahia, a máquina deveria ser repassada ao município por meio da celebração de um convênio. Entretanto, num primeiro momento, isso acabou não acontecendo porque o Município de Ilhéus não dispõe de certidão negativa junto ao Cadastro Único de Exigências para Transferência Voluntárias para Estados e Municípios (Cauc). A determinação da juíza Carine Nassri, que deferiu pedido de antecipação de tutela em ação de obrigação de não fazer, suspendeu as exigências e o convênio pôde ser firmado. Com isso, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) fez a entrega da motoniveladora/patrol ao município.

A respectiva patrol foi encaminhada pelo Governo Federal a Ilhéus, via Governo do Estado, através de indicação da senadora Lídice da Mata (PSB), e devido às dificuldades decorrentes de dívidas oriundas de gestões passadas, o Município ficou impedido de assinar o convênio. Segundo a senadora, a liberação das três máquinas é uma grande notícia especialmente num dia tão especial, quando o município de Ilhéus completa 477 anos. “Gostaria de aproveitar para ressaltar que nesta data em que a população ilheense reverencia a memória daqueles que lutaram por sua autonomia, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando em Brasília pelo engrandecimento dessa cidade”, ressaltou.

Agora, após a liberação pela Justiça, as máquinas irão passar por manutenção para que os equipamentos possam ser liberados para o trabalho de conservação das estradas vicinais do município, o que deverá acontecer ainda nesta semana, a depender do estado das máquinas. “Apesar dessas dificuldades iniciais, nossa Procuradoria demonstrou à Justiça que o equipamento é imprescindível para a manutenção de mais de mil quilômetros de estradas vicinais, o que foi entendido perfeitamente pela juíza”, observa o prefeito Newton Lima.

Grande público prestigia lançamentode projeto de formação em teatro e cidadania em Ilhéus

Comunidade da zona sul de Ilhéus prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (1º) a solenidade de abertura do projeto de Formação em Teatro e Cidadania no Litoral Sul da Bahia (Forteatro-Sul). O evento foi realizado na sede da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, no bairro Nelson Costa, e contou com a participação de representantes dos municípios de Ilhéus, Una, Buerarema, Itabuna, Ibicuí, dentre outros. Contemplado pelo Edital Territórios Culturais do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, o Forteatro-Sul tem a proposta central de promover formação em teatro e cidadania.

Cerca de 120 estudantes das unidades escolares de Ilhéus também participaram da abertura do projeto, que até o próximo domingo (3) vai oferecer oficinas de Interpretação, cenografia, iluminação, maquiagem e música de cena, além dos cursos de produção cultural e gestão de grupos. Segundo explicou o coordenador pedagógico do projeto, Pawlo Cidade, a iniciativa visa o fortalecimento dos grupos de teatro, assim como a melhoria da qualidade artística e técnica e estimular a criação de outros grupos. “Essas atividades de fomento à cultura são fundamentais, inclusive, para despertar interesses profissionais nos adolescentes”.

A abertura do projeto foi marcada também pelas apresentações da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, dos grupos de capoeira Negra Raiz e Lua Branca, da quadrilha Dance-Dance Brasil e por um cortejo cultural, animado pelo grupo afro Dilazenze, que percorreu as principais ruas do bairro, como forma de chamar a atenção da população para o evento. Composto por seis etapas que também serão desenvolvidas em outros dezesseis municípios do Território Litoral Sul, o projeto durará três dias em cada cidade. O lançamento do projeto marcou o lançamento do projeto piloto, que, de acordo com a programação, segue para ser executado nos municípios de Una, Buerarema, Arataca e Camacã.

Metodologia – Após a participação nas oficinas, que têm duração de 20 horas, cada, a próxima etapa implica na montagem de um espetáculo baseado no resultado das oficinas, tendo como pano de fundo a história do município. A etapa seguinte dará ênfase ao processo de gestão, estimulando a criação de novos grupos ou o fortalecimento dos existentes, que serão acompanhados durante um ano. Por fim os estudantes assistirão ao espetáculo “Teodorico Majestade”, do grupo Teatro Popular de Ilhéus. A proposta é abrir um canal de diálogo entre o elenco com os alunos do Forteatro-Sul. Concluindo o trabalho, haverá ainda a Mostra Litoral Sul de Teatro Amador, esforço que terá a participação de, pelo menos, um grupo de cada uma das dezessete cidades envolvidas em todo o Projeto.

Entre os alunos que participam do projeto está Alisson Marcondes, de 18 anos, estudante do 3º ano do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev). Ele integra o grupo de capoeira Negra Raiz e disse que se sente bastante satisfeito em poder participar de uma atividade cultural tão enriquecedora. “Estou feliz em fazer parte do Forteatro”. Esse também foi o caso da estudante da 7ª série do Colégio Estadual do Salobrinho, Adriana Santos Oliveira, de 14 anos. Adriana dança na quadrilha Dance-Dance Brasil, e também vai participar das atividades do projeto. “Temos que aproveitar esta grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o teatro e sobre outras manifestações culturais”.

Instituições – Participaram do evento o prefeito de Ibicuí e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Cláudio Dourado; Pró-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Raimundo Bonfim; representante da Secretaria de Indústria e Comércio de Itabuna, Ângela Bonfim; coordenador da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lula Dantas; diretora de cultura de Una, Maria Conceição, representante dos artistas locais, Délio Santiago e representante da Direc-6, Sara Lemos. Além dessas entidades, a iniciativa também recebe apoio do Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul da Bahia (Faeg Sul) e será financiada pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda.

Prefeitura de Ilhéus segue executando serviços importantes para a população

A secretaria municipal do Desenvolvimento Urbano realiza uma série de serviços para melhorar o dia-a-dia da população. As intervenções, que vão desde a limpeza e a retirada de entulhos até a roçagem e a poda de árvores, contam com uma equipe de trabalhadores e o apoio de diversos veículos. De acordo com o secretário Carlos Freitas, além de continuar buscando recursos junto ao Estado e à União para realizar obras importantes, o governo segue empenhado em manter os serviços essenciais em dia e executar serviços capazes de tornar a cidade cada vez mais organizada.

Na semana passada, trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizaram a roçagem da encosta localizada na avenida Itabuna, um dos locais mais movimentados da cidade. Além desta intervenção, uma equipe composta por 10 homens também executou serviços de limpeza e de remoção de dejetos. “Nesta localidade, promovemos uma grande limpeza e a recuperação do muro local de contenção, consertando, ainda, a canaleta de concreto utilizada pela população para depositar o lixo na caixa coletora”, informa Júlio Gomes, acrescentando que, “com impermeabilização do muro e de sua respectiva canaleta, será possível amenizar os efeitos da ação das chuvas”.

Mais uma vez, a exemplo do que vem fazendo em outras comunidades, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano solicita que a população daquele local utilize a caixa coletora. “E, de preferência, colocando o lixo na caixa nas proximidades dos horários de coleta. Dessa forma, o material ficará na via pública o menor tempo possível a espera do recolhimento”, enfatiza Júlio Gomes.

Transformador – Há alguns dias, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano enviou requerimento à Coelba solicitando a remoção, em caráter de urgência, de um transformador de energia elétrica instalado a cerca de um metro e meio da janela de uma das salas do Instituto Municipal de Educação (IME) da avenida Princesa Isabel. “Era uma situação que, infelizmente, colocava em risco a integridade física de alunos e trabalhadores”, comenta o secretário Carlos Freitas. Técnicos da Coelba já estiveram no local para corrigir a irregularidade. Com isso, visando evitar a ocorrência de acidentes, o transformador de energia elétrica foi transferido para um novo poste, situado a 15 metros da localização anterior.

Esta ação foi embasada no programa do Ministério Público denominado “O MP e os objetivos do milênio”. A iniciativa objetiva defender os direitos humanos ligados à saúde e à educação. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano participa do trabalho de fiscalização da estrutura física das escolas públicas no município de Ilhéus e, consequentemente, da manutenção das boas condições estruturais dos prédios de ensino. “Nesse sentido, vários serviços importantes são executados pela Secretaria, como mutirões de limpeza, roçagens, remoção de entulhos, podas de árvores e outras intervenções fundamentais para o bom funcionamento da rede física das unidades escolares”, diz Carlos Freitas. Em Ilhéus, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano promoveu recentemente intervenções nas escolas José Haroldo de Castro Vieira, na Zona Sul, no Caic da Urbis e no IME da Princesa Isabel, entre outras unidades escolares.

Pré-conferência de saúde contempla zona rural

A Secretaria da Saúde de Ilhéus juntamente com o Conselho Municipal de Saúde prossegue com realização das Pré-conferências nas Zonas do Município. O próximo encontro será realizado nesta quarta-feira (6), e reunirá as localidades referentes à zona rural. O evento será sediado no auditório da Justiça Federal, a partir das 8 horas. Segundo informou a comissão organizadora do evento, a escolha de um lugar no centro da cidade para o encontro se deve à distância entre as localidades rurais. Ao todo, participam da pré-conferência um total de 10 distritos, além dos povoados e vilas.

As pré-conferências têm como objetivo discutir e refletir sobre as condições de saúde no município, ouvir as demandas da comunidade, usuários e profissionais, de forma democrática e participativa. O encontro é aberto a toda a comunidade. De acordo com a programação do evento, após as palestras sobre Controle Social e Sistema de Saúde, os participantes terão um espaço para elaboração de propostas. Após a realização da plenária final, serão escolhidos delegados do segmento usuários para a etapa municipal.

Um total de cinco pré-conferências serão realizadas como processo de construção da 5ª Conferência de Saúde. A zona oeste foi a primeira a realizar a pré-conferência, que ocorreu no bairro Teotônio Vilela no dia 18 de junho. As próximas localidades serão: zona sul, dia 9 de julho no Colégio Caic; zona centro, no dia 16 de julho no Colégio IME; e a zona norte, dia 23 de julho. A Conferência Municipal de Saúde ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, e terá como temática: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro”.

A solenidade de abertura do evento será no dia 29 de julho, no auditório da Justiça Federal, e as atividades do dia 30 ocorrerão no Centro de Convenções de Ilhéus. A Conferência Municipal de Saúde é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do Sistema único de Saúde (SUS), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

Teatro Municipal de Ilhéus completa 79 anos de história

Uma programação especial elaborada pela Fundação Cultural (Fundaci) vai celebrar, neste mês de julho, os 79 anos de história do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Considerada uma das casas de espetáculos mais importantes do interior do Nordeste, o TMI foi inaugurado em 1932 com a exibição da obra cinematográfica “Honrarás tua mãe”, da Fox Filmes, e reinaugurado em 1986, com a apresentação do grupo de balé “Corpo”, de Belo Horizonte. Em abril de 2009, após uma ampla e importante reforma, o prefeito Newton Lima reabriu o espaço com a performance do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), uma das mais conceituadas companhias de dança do Brasil.

Neste final de semana, dias 2 e 3, sempre a partir das 20 horas, o público regional terá a oportunidade de conferir o espetáculo “Diálogo dos Pênis”. Com texto e direção de Carlos Eduardo Novaes, a montagem traz no elenco os atores Roberto Frota e Marcos Wainberg (de Zorra Total). “As mulheres sempre tiveram a maior curiosidade para saber o que os homens conversam sobre elas em uma mesa de bar. Através desta comédia, tentamos retratar uma conversa descontraída, travada num momento maduro da vida de dois grandes amigos de infância, Beto e Marcão”, diz Carlos Eduardo Novaes.

Dando continuidade à programação, no dia 10, a partir das 20 horas, será apresentado o espetáculo comemorativo ao aniversário do TMI, com a participação do grupo Dilazenze, do coreógrafo Zebrinha e de vários artistas regionais, como Herval Lemos. Nos dias 16 e 17, a partir das 20 horas, os atores Camila Morgado, Bia Nunnes e Anderson Muller encenarão a comédia “Igual a Você”, trabalho que aborda alguns males da vida moderna, como a obsessão, a paranóia, a hipocondria, o egocentrismo, o pânico, a ansiedade, a ninfomania, a TPM e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

A programação do mês de julho traz ainda o espetáculo de dança “Os filhos dos contos”, nos dias 18, 19, 20 e 21, sempre a partir das 19h30min; a abertura da exposição do artista plástico Guido Lima no dia 22, a partir das 21 horas; a montagem “Pinóquio” nos dias 23 e 24, sempre a partir das 17 horas; o novo espetáculo da Cia Baiana de Risos, “Baianidade Baiana”, nos dias 29 e 31, às 17 horas; e, finalizando, no dia 30 deste mês, a partir das 19 horas, o III Festival de Música Gospel de Ilhéus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *