O secretário de Governo e Ações Estratégicas da Prefeitura de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, que agora volta a assumir o mandato de vereador, reafirma sua pré-candidatura ao cargo de prefeito de Ilhéus. Na Câmara de Vereadores, Alcides pretende intensificar os contados e ações político-partidárias com vistas à eleição municipal do próximo ano, além de reforçar a bancada da base do prefeito Newton Lima no parlamento municipal.
Político influente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em nível estadual, Alcides Kruschewsky diz que lançou sua pré-candidatura a prefeito de Ilhéus após um encontro entre correligionários do partido em Ilhéus, além da senadora Lídice da Mata e do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, ambos dirigentes do PSB baiano. “Naquele momento a senadora pediu, em nome do PSB, que lançássemos a nossa pré-candidatura. Portanto,o partido não só avalizou esse lançamento, como nos solicitou que fizéssemos esse ato”, revelou.
Alcides Kruschewsky afirma que o seu nome foi avaliado como candidato natural devido à influência e relações sólidas que mantémjunto à executiva e o diretório do partido. O próximo passo, segundo ele, é “costurar” os apoios dentro do próprio PSB, bem como as alianças entre os partidos da base aliadado Palácio Paranaguá. “Esse é um trabalho que já vínhamos realizando e vamos intensifica-lo ainda mais”, promete.
Quanto às resistências e ou divergências internas, Alcides acredita que será possível“trabalhar” para revertê-las, demonstrando as reais possibilidades de vitória na próxima eleição. Para tanto, ele vislumbra três cenários: o ruim para todos, com todas as correntes perdendo, o “perde perde”; o positivo para um e negativo para o outro, ou seja, alguém ganha não se sabe por quanto tempo e outro perde da mesma forma, é o “perde ganha”; e o melhor para todas as correntes é aquele cujo resultado representa um amplo entendimento, definindo funções e missões importantes, com todos empenhados para o êxito de um projeto único, o que resulta num somatório de forças e vitórias, que é o “ganha ganha”.
Fortalecendo quadros
Para fortalecer a “musculatura”partidária, Alcides Kruschewsky informa que o PSB continua o seu processo permanente de organização e crescimento em Ilhéus. Segundo ele, novas lideranças estão se filiandoao partido, a exemplo do médico Roland Lavigne, do radialista Bira Madureira, da advogada Rúbia Carvalho, do economista Carlos Mascarenhas,vereadores, ex-vereadores e líderes comunitários, com quem continua mantendo conversações em estágio avançado. “Não resta dúvida que iremos elaborar uma chapa competitiva e com condições de elegermos uma grande bancada de vereadores”, frisa.
O partido também está promovendo reconciliações proveitosas para dinamizar a reestruturação municipal. Entre essas lideranças está retornando ao partido o sindicalista Magno Lavigne, um quadro valoroso e com capacidade de ajudar a alavancar a consolidação da Administração Municipal e do PSB em Ilhéus.
A ampliação do “guarda-chuva” partidário para a próxima eleição faz parte da estratégia do PSB, que pretende atrair outros partidos com a finalidade de formar uma ampla coligação. Para Alcides Kruschewsky, essa parceria está sendo construída em cima de ideias e propostas para o desenvolvimento de Ilhéus. “Os partido com os quais vemos possibilidades de alianças nos apoiando são os mesmos que pretendem o nosso apoio. A premissa é estabelecer uma via de mão dupla: se eu quero receber tenho que demonstrar que sou capaz de apoiar. É assim que funciona a política quando calcada em compromissos com a sociedade”, esclarece.
Driblando as adversidades
Na opinião de Alcides Kruschewsky, o Governo Newton Lima, que ele chama de “nosso Governo”, precisa se reencontrar com a população através da melhoria dos aspectos de rotina, a exemplo da limpeza pública, iluminação, pequenas obras de manutenção, recuperação das estradas rurais, o que está prestes a acontecer, atendimento à saúde e alguns aspectos no setor de educação. “A conclusão e a retomada das grandes obras que estão em andamento imprimirão muitos pontos positivos na avaliação do Governo pela população, mais é preciso que isso aconteça”, avalia.
O secretário de Governo defende a tese de que as dificuldades enfrentadas pelo Governo Newton Lima – e que ele chamaa crise econômica e financeira – é resultado de uma cilada armada estrategicamente por grupos que antecederam Newton Lima, a fim de complicar as administrações do município, facilitando o retorno dos autores das mazelas contra Ilhéus, ao poder. “Portanto a armação engendrada por setores políticos que foram amplamente derrotados e representam o passado, tem dupla finalidade. O eleitor deve estar atento a esse fato, refletindo e não se deixando convencer por discursos fáceis”, argumenta.
Segundo Alcides, ele não vai escolher com quem polemizar. O questionamento é sobre como será dado o próximo passo de forma sólida e confiante, com o reconhecimento da necessidade da desenvoltura política, associada ao conhecimento dos problemas do município. “Precisamos de um projeto que represente o instrumento necessário para o enfrentamento dessas dificuldades e que aponte para soluções duradouras, evitando um retrocesso político administrativo, encarnado no ex-prefeito Jabes Ribeiro, que postula o cargo como o ‘salvador da pátria’. Assim, se essa é a polêmica, não sou eu quem vai estabelecer, mas a própria dialética. Sei que vão fugir desse debate com o PSB como o diabo foge da cruz. É só esperar para ver…”, ironiza.