Prefeitura Municipal de Ilhéus

“Café com parceiros” marca programação de aniversário do Crie em Ilhéus

Condema discute formação de Câmara Técnica e aprova novos licenciamentos

Ilhéus realiza II encontro de mulheres rurais para a saúde

Colégio da Polícia Militar de Ilhéus vai promover a I Corrida Tiradentes

Lutadores de Ilhéus se preparam para a copa Brasil e o mundial de jiu-jitsu

 

“Café com parceiros” marca programação de aniversário do Crie em Ilhéus

Um café da manhã nesta quarta-feira (13) marcou a programação do mês de abril alusiva às comemorações dos 10 anos de aniversário do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) em Ilhéus. O aniversário da entidade será comemorado em agosto, porém, desde janeiro a equipe pedagógica vem realizando todos os meses uma série de atividades para lembrar a data e chamar a atenção da comunidade sobre o trabalho desenvolvido no local. Durante o evento, representantes de várias entidades e de empresas privadas que apóiam a entidade receberam a camisa “Amigos do Crie”.
A atividade foi aberta pela coordenadora do Crie, Lucília Santos da França Lopes, que lembrou um pouco da história da entidade e de sua contribuição para a promoção de uma cultura de inclusão. “Esse processo de acompanhamento de inclusão passa pelo atendimento educacional especializado, pela formação continuada dos profissionais e pela interação com as unidades escolares. Todos esses fatores são fundamentais para fortalecer o processo da educação especial”.
A secretária da Educação do município, Lidiney Campos, participou do evento e afirmou que, como órgão vinculado diretamente à Secretaria da Educação, o Crie já se consolidou como centro de referência para a região e seus grandes resultados evidenciam o quanto o município vem investindo na melhoria desse segmento da educação. “Ao longo dessa primeira década de existência, o comprometimento da equipe pedagógica e o apoio dos parceiros foram os principais fatores que colaboraram com o sucesso das ações do Crie”.
Também estiveram presentes ao evento a vereadora Carmelita Ângela e representantes da Associação dos Funcionários da Ceplac (AFC), Cargil, Joanes, Associação de Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Schincariol, Lions Clube Pontal, Posto Jorge Amado, Direc-6, Rede Meira de Supermercados e Instituto Brasileiro de Educação e Cultura (IBec).
Mais sobre o Crie – O Crie é um centro de referência que desde 2001 dá suporte aos alunos da rede municipal de ensino que possuem algum tipo de deficiência. Sua equipe multidisciplinar, formada por 10 profissionais realiza serviço especializado de aprendizagem com alunos da rede municipal de ensino, no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. O Crie está localizado na avenida Itabuna, 1956 e realiza atendimento ao público das 7h30min até às 17h30min. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231 – 5909.

Condema discute formação de Câmara Técnica e aprova novos licenciamentos

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) promoveu na última segunda-feira (11) mais uma reunião do colegiado. O encontro ocorreu no auditório da Fundação Cultural e foi iniciada com a posse dos novos membros do Conselho, cujo as entidades representadas foram escolhidas após ampliação prevista em lei. Tomaram posse a secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo secretário da pasta, Harildon Machado (titular) e Flori Nonato (suplente); a Associação dos Produtores de Cacau, Henrique Almeida (titular), José Carlos Maltez Bastos (suplente); e a ONG Amparo Melhor, representada por Cecília Naiane (titular), tendo como suplente Sérgio Luís Santos Silva. O Instituto Cabruca, representado por Ana Paula de Matos (titular) e Tiago Guedes Viana (suplente), completou a lista dos empossados.
Durante a reunião também foi discutida e aprovada a formação de uma Câmara Técnica Normativa, que ficará responsável, inicialmente, em elaborar o Termo de Referência para elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) para o licenciamento dos areais. O tema tinha sido deliberado na última reunião do Conselho para a atividade de extração de areia no município, que deverá ser regulamentada a partir de estudos da Câmara Técnica.
Segundo explicou o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, José Nazal Soub, foi proposta também que essa mesma Câmara seja responsável pelos estudos da proposta de exigência de licenciamento ambiental e implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para os empreendimentos de construção vertical, a princípio para os bairros que não são atendidos pela coleta e tratamento dos efluentes. “Este é um problema que causa transtornos à população, pois os efluentes são lançados na rede pluvial do município, que passa a ficar comprometida com a inserção desses dejetos numa estrutura que não está apta a recebê-los, ocasionando entupimentos e deficiência na drenagem da água das chuvas”, explicou.
Também foi proposto que o Conselho de Meio Ambiente, juntamente com os conselhos da Cidade, Orla Sul e de Transportes iniciem uma ampla discussão sobre a ocupação do espaço público, plano viário e destinação dos resíduos sólidos. Foram aprovados, ainda, dois licenciamentos ambientais: um referente à ampliação do Hotel Jardim Atlântico, cuja licença condiciona a abertura da rua localizada entre as duas quadras que compõem o empreendimento, e o de uma indústria de artefatos de cimento, no bairro do Banco da Vitória, condicionada a apresentar projeto de pista de desaceleração e acesso ao empreendimento.
A grande participação do público na reunião – 51 pessoas presentes, entre conselheiros e visitantes – chamou a atenção dos conselheiros e, principalmente do presidente do José Nazal, que finalizou a reunião ressaltando: “o crescente número de participantes nas reuniões do conselho de Meio Ambiente mostra o quanto as temáticas ligadas a esse assunto vêm despertando o interesse da comunidade”.

Ilhéus realiza II encontro de mulheres rurais para a saúde

A secretaria da Saúde, através da Coordenação Distrital, promove nos dias 3 e 4 de maio, o II Encontro de Mulheres Rurais para a Saúde, com o tema “Mulher, Saúde e Sociedade”. Na terça-feira (3), as atividades serão realizadas no auditório da Justiça Federal, no centro de Ilhéus. A partir das 8 horas a organização do evento fará a recepção das participantes e as inscrições para as oficinas. A abertura está marcada para as 9 horas, com o momento musical a cargo da cantora Maria de Búzios.
Durante toda a manhã serão ministradas palestras com temáticas diversificadas: Feminismo: ontem e hoje, com a psicóloga Bárbara; Mulher e mercado de trabalho – a visão da sociedade, com Regina Paiva; Mulher… Mãe adolescente. A representação da família, com a psicóloga Consuelo Carvalho. Além das palestras, haverá também apresentações da Fundação Cultural e dos Estudantes das Escolas Nucleadas do Japu. As atividades deste dia serão encerradas com almoço.
Já na quarta-feira (4), das 9 às 11 horas serão oferecidas cinco oficinas que abordaram assuntos como Direitos Sexuais e Educação Sexual no Espaço Familiar, tendo como condutora Maria Marta; Violência contra a Mulher, com Suede Mayne; DST/Aids, com Daniele Serafim; Crise Sexual e Novas Formas de Amar, com Alane Modesto; Percepção Corporal, com Tereza Carla. As oficinas serão realizadas na Escola Técnica de Enfermagem de Ilhéus (Etei), em Ilhéus. As inscrições podem ser feitas nos postos de saúde da família e unidades básicas de saúde da zona rural, e nas unidades de referência avançada em saúde rural.

Colégio da Polícia Militar de Ilhéus vai promover a I Corrida Tiradentes

Com o apoio da Superintendência de Esportes do Município, o Colégio da Polícia Militar (CPM) de Ilhéus promoverá na próxima quarta-feira (20), a I Corrida Tiradentes, em homenagem ao líder da Inconfidência Mineira e patrono dos Policiais e Bombeiros Militares no Brasil. De acordo com a coordenação, a principal proposta do evento é estimular a prática do atletismo e da corrida rústica entre os alunos dos estabelecimentos de ensino das redes pública e municipal do município.

A prova contará com as categorias Pré-Mirim Masculino e Feminino (11 a 13 anos), com largadas previstas para as 7h40min e 7h45min, respectivamente; Mirim Masculino e Feminino (14 e 15 anos), 7h55min e 8 horas; Cadeirante Masculino e Feminino Adulto (acima de 18 anos), 8h10min e 8h20min; Juvenil Masculino e Feminino (16 a 19 anos), com largadas programadas para às 8h20min e 8h30min; Categoria Sênior ( acima de 21 anos) e Militar Masculino, 8h50min; e Militar Feminino, largada às 9 horas.

Ainda de acordo com os coordenadores, o percurso ocorrerá na avenida Soares Lopes (uma volta entre a Catedral e a Concha Acústica), num total de 3.300 metros. As categorias com atletas mais jovens terão percurso de cerca de 1000 metros. A organização é do CPM, através do seu diretor geral, Major Marcus Vinícius Chastinet de Carvalho, do Chefe da Seção de Educação Física, Capitão José Carvalho dos Santos, e dos professores de Educação Física da Instituição, representados pelo Militar Neto, que esteve recentemente com o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, para tratar dos últimos detalhes relacionados ao evento.

Lutadores de Ilhéus se preparam para a copa Brasil e o mundial de jiu-jitsu

Os lutadores de Ilhéus de jiu-jitsu, Tércio Arruda (Magrão), José Alberto Ramos (Betinho) e Misael Tavares, da equipe Dela Riva-Academia Raiz, estão classificados para o campeonato brasileiro, em maio, no Rio de Janeiro e o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece em julho, em São Paulo. Magrão, faixa preta, foi campeão brasileiro, na categoria médio e Betinho, também faixa preta, conquistou o terceiro lugar, na categoria pena. Já Misael Tavares, segundo colocado, faixa branca, peso médio, participaram do Campeonato Brasileiro Região Nordeste de Jiu-Jitsu. O evento foi nos dias 9 e 10 deste mês, no ginásio de esportes Oyama Pinto, em Feira de Santana.

Para as duas competições os atletas estão em busca de novos patrocínios junto ao empresariado e o poder público. O professor Magrão disse que “sem o apoio financeiro não conseguiremos trazer para Ilhéus mais uma premiação. Estamos preparados para novos embates. Para a viagem para Feira de Santana recebemos ajuda dos parceiros Deco Tattoo, Allecrin, Ótica São Paulo, Pizzaria Vila Rústica, Clinló, Farmácia Líder e do vereador Rafael Benevides. Acreditamos que iremos contar com mais patrocínios para as viagens programadas para maio e julho. O número do telefone para futuros contatos é 8821-6733”.

Feira de Santana sediou pela segunda vez o Campeonato Brasileiro Região Nordeste de Jiu-Jitsu. O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo e Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo, em conjunto com a prefeitura. Mais de 500 lutadores dos estados do nordeste participaram da etapa regional, classificatória para o campeonato brasileiro.

O presidente da Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo, Humberto Tavares, disse que a escolha de Feira de Santana para sediar o evento tem justificativa. “O município é um pólo no jiu-jitsu do nordeste. Temos lutadores de destaque e isso é um diferencial, pois, ajuda na escolha realizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *