O município de Ilhéus poderá sediar, em setembro desse ano, a Olimpíada Estadual da Apae, um evento que reúne unidades de toda a Bahia, onde os participantes terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades para o esporte e assim conquistar vitórias. O projeto da Olimpíada será apresentado neste sábado, às 8h30min, na sede da Apae/Ilhéus, situada no eixo principal do bairro Hernani Sá.
Se confirmada que Ilhéus será sede do evento, durante toda a semana da Olimpíada Estadual, jovens (meninos e meninas) com idade a partir de 12 anos competirão em doze modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol de salão, futebol de campo, ginástica olímpica e ginástica rítmica desportiva, além de handebol natação, tênis de mesa, judô, lançamento de dardos e capoeira. Os melhores atletas vão representar a Bahia na Olimpíada Nacional das Apaes.
Na avaliação dos educadores e diretores da Apae-Ilhéus, o estímulo à prática esportiva é importante para a auto-estima da pessoa com deficiência. Segundo eles, a Olimpíada no movimento das Apaes, além de garantir um espaço da prática esportiva, estimula os alunos a prática de um espaço de aprendizagem, complementando assim o currículo da escolas. “ O evento é uma oportunidade para que atletas com deficiência de todo a Bahia evidenciem seu talento para o esporte”, garantem.
Além das provas em cada modalidade, a organização do evento realizará atrações recreativas, para que a Olimpíada Estadual seja também um momento de integração e recreação entre os participantes. Todos os alunos com deficiência serão acompanhados de profissionais e técnicos. Também haverá atendimento médico permanente no local para os competidores em casos de indisposição ou lesões, ocorrências típicas de eventos esportivos.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde, 15% da população brasileira (mais de 24 milhões de pessoas) tem algum tipo de deficiência. Desse número, 5% apresentam algum tipo de deficiência intelectual, sendo que apenas 2% delas freqüentam escolas e recebem atendimento especializado.