Dois dos supostos índios tupinambás que enfrentaram policiais federais na manhã de terça, em Olivença, vão responder a processo por formação de quadrilha e extorsão. Nerivaldo Nascimento da Silva e Estanislau Luiz Cunha foram presos em flagrante.
Segundo a Polícia Federal, os dois lideraram um grupo de supostos índios que investiram contra os caminhoneiros e os agentes federais. Os policiais foram atacados enquanto investigavam denúncia de cobrança de pedágio em uma via que liga a BA-001 a terras particulares.
Os acusados investiram contra os agentes quando perceberam que estavam sendo filmados. Os policiais contaram que, ao ser atacados, deram voz de prisão mas, armados com facão, os homens foram para cima deles.
A Polícia Federal informou que, para deter Nerivaldo Nascimento, teve que atirar em uma das penas. O homem foi atendido no Hospital Regional Luiz Viana Filho e não corre risco de morte. Além de formação de quadrilha, vai responder por tentativa de homicídio.
Os demais envolvidos no conflito fugiram. De acordo com as investigações, os fazendeiros eram obrigados a pagar R$ 1 mil por mês para ter acesso às próprias fazendas.