Audiência na Assembléia Legislativa debate limites entre Ilhéus/Itabuna
Município discute modificações no decreto que regula a realização de grandes eventos
Monitores do Projovem recebem nova capacitação
Saúde realiza etapa do projeto “Estilo de Vida Ativo: caminhando por mais saúde”
Audiência na Assembléia Legislativa debate limites entre Ilhéus/Itabuna
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub, atendendo convite do deputado estadual João Bonfim, participaram na manhã da última quarta-feira (6), de audiência realizada na sala da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação (sala deputado Jadiel Matos), com a finalidade de debater as questões referentes aos limites territoriais entre os municípios de Ilhéus e Itabuna. Com base na Lei nº 12.057, de 11 de janeiro de 2011, a Assembléia Legislativa está realizando a revisão dos limites dos 417 municípios do Estado da Bahia.
Segundo informações do representante da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI), Antônio Cunha, durante a audiência, apenas uma pequena parte da área onde está localizado o Makro Atacadista encontra-se no território de Itabuna e uma pequena parte do bairro Nova Califórnia estão no município ilheense. A Comissão, através de seu presidente, João Bonfim, propôs que houvesse entendimento entre os dois municípios, tendo o prefeito Newton Lima adiantado que Ilhéus reivindica a manutenção do seu limite territorial estabelecido na Lei 628/53, que está sendo revista.
O município de Itabuna, por sua vez, reivindica que esses limites sejam ampliados, levando em consideração o problema causado pelo transporte coletivo urbano e a necessidade de espaço para expansão da cidade que se encontram na linha limítrofe entre os municípios. Foi deliberada pela Comissão que será realizada uma nova audiência na próxima sexta-feira (15), na região, com a participação dos membros da Comissão, representantes da SEI, do IBGE e também dos dois municípios envolvidos.
Município discute modificações no decreto que regula a realização de grandes eventos
Discutir a regulamentação da realização de grandes eventos e shows no município de Ilhéus foi a pauta principal de reunião realizada na manhã desta quinta-feira (7) no salão nobre do Palácio Paranaguá. O encontro contou com a presença dos secretários Jorge Bahia (Fazenda) e Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), assessores, o procurador-jurídico Ricardo Machado, o diretor de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Governo, Gerson Marques, e o assessor da Fundação Cultural, Pawlo Cidade.
O grupo de trabalho pretende modificar o decreto 06/2008, de 11 de janeiro de 2008, que disciplina, organiza, orienta e controla a realização de espetáculos e shows, visando atualizar determinados procedimentos que integram o documento e melhorar as condições que envolvem a realização de eventos de grande porte. Na opinião do procurador-jurídico Ricardo Machado, é necessário que o município revise esse documento abrangendo tanto locais públicos como privados, “com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado pelo produtor ou pela empresa organizadora do evento e, principalmente a segurança e a tranquilidade dos cidadãos”.
Um dos integrantes do grupo de trabalho, o secretário Marcelo Barreto, afirmou que será necessária intensificar o cumprimento de uma série de itens de fundamental importância, assim como a revisão de todos os locais públicos e privados que estão aptos da realizar espetáculos e shows. O ideal, para os representantes do grupo de trabalho, é que os eventos sejam amparados pelo cumprimento de uma série de requisitos visando abranger itens como trânsito, segurança, infraestrutura, entre outros, incluindo os planos de contingência e de emergência desses locais.
No dia 15, o grupo de trabalho volta a se reunir para discutir as possíveis modificações que serão apresentadas pela Procuradoria Jurídica e o próximo passo será a discussão que culminará na edição de um novo decreto junto com os produtores artísticos e culturais em novo encontro a ser agendado.
Monitores do Projovem recebem nova capacitação
Até esta sexta-feira (8), no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus, os orientadores e facilitadores do programa Projovem, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho participam de capacitação. O curso é ministrado pela psicóloga da unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Itabuna, Aline Queiroz. Na manhã desta quinta-feira (7) o tema da palestra foi “A Centralidade da Atenção à Família e o Serviço Socioeducativo da Proteção Básica”.
Durante a palestra, a psicóloga informou aos participantes a importância do serviço prestado por eles na vida desses adolescentes. Ela explicou também que a ligação entre o Projovem e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) deve ser encarada como forma de auxílio para os jovens e suas respectivas famílias.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.400 adolescentes, tendo em seu quadro 33 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem.
De acordo com o secretário Emenson Silva, “a capacitação dos educadores do Projovem será continuada, pois todos os profissionais envolvidos na execução dos serviços socioassistenciais devem estar aptos para efetivar o programa da juventude em Ilhéus com qualidade”.
Saúde realiza etapa do projeto “Estilo de Vida Ativo: caminhando por mais saúde”
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) em apoio ao Programa de Saúde da Família (PSF) realiza nesta sexta-feira (8) uma avaliação dos idosos, hipertensos e diabéticos no PSF do Iguape. A avaliação faz parte da 2a etapa do projeto Estilo de Vida Ativo: caminhando por mais saúde. A 1a etapa constou de acolhimento e sensibilização desta população para as práticas de atividade física. Foram realizadas palestras na comunidade, ministradas pelo educador físico Marcus Aurélio Souza e pela psicóloga Glória Nery, sobre a importância das atividades físicas para uma vida saudável e prevenção de doenças.
Após isso, ao realizarem as visitas nas casas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) relacionaram o público interessado em participar do projeto. A 2ª etapa será realizada no salão do Sindicato de Trabalhadores das Indústrias de Cacau e Chocolate (Sindicacau), ao lado do PSF do Iguape, das 8 às 11 horas. A avaliação tem como objetivo determinar quais as pessoas que têm condições mínimas para participar da caminhada, além de identificar indicadores para monitorar o desempenho da população identificada, que são os hipertensos, diabéticos e idosos.
Esta 2a etapa constará de avaliação médica, física e nutricional. Os pacientes que não estiverem aptos serão encaminhados para avaliações mais específicas, como exames cardiológicos ou atividades com fisioterapeutas, e enquanto aguardam a liberação continuaram participando de atividades paralelas. A 3ª etapa, que terá início na segunda quinzena de abril, será a realização das caminhadas periódicas. Para o PSF do Iguape, as atividades serão realizadas duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras das 6h30min às 7h30min.
O projeto Estilo de Vida Ativo: caminhando por mais saúde, será ampliado para os outros PSFs como o da Barra, Alto do Coqueiro, Conquista e Teotônio Vilela I, II, III e IV e posteriormente para as PSF da zona sul. O projeto faz parte do planejamento programado pela Atenção Básica do Município, em consonância com o planejamento do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) para 2011. A avaliação de amanhã seguirá o protocolo do caderno de atenção básica “envelhecimento e saúde da pessoa idosa” preconizado pelo Ministério da Saúde.