Alto da Tapera é beneficiado com obra de contenção de encosta
Divulgados locais e horários de provas do concurso da Prefeitura de Ilhéus
Faxinaço contra a dengue é realizado nesta quarta-feira
Reajuste no preço da passagem será discutido nesta quarta-feira
Curso de Culinária em peixes e frutos do mar foi iniciado
Alto da Tapera é beneficiado com obra de contenção de encosta
Uma nova etapa dos serviços que fazem parte do pacote emergencial de obras está sendo finalizada em Ilhéus. Desta vez, o local contemplado é o Alto da Tapera, que já foi beneficiado em outra fase da execução do projeto e esta semana recebe a construção de uma contenção de encostas num dos trechos da inclinação do morro, localizado na avenida Itabuna. Segundo explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Marconi Queiróz, a construção da contenção conta com a colocação de tela de aço e concreto e tem a principal função de evitar deslizamentos.
No local que está sendo contemplado com a contenção de encosta foram colocados drenos, com filtros de PVC que, de acordo com Marconi Queiróz, ajudam a garantir o escoamento das águas das chuvas e a diminuição de possíveis áreas de alagamento. “Trata-se de um trecho que possui um talude bastante inclinado e por isso foi feito um muro de contenção com pedra argamassada na parte inferior, e agora estamos concluindo o paredão de concreto na parte superior” informou.
No Alto da Tapera outros serviços do pacote emergencial já foram realizados como pavimentação de paralelos, a construção de contenção de encostas, a revisão do sistema de drenagem pluvial e a instalação de guarda-corpos. O pacote de obras emergenciais faz parte de um convênio estabelecido no fim do ano passado entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo Federal – através do Ministério da Integração Nacional – que disponibilizou recursos na ordem de R$ 10 milhões para serem investidos em obras de reurbanização e contenção de encostas nos Altos do Cacau, Soledade, Carvalho, Formoso, Coqueiro, Tapera, Seringal, Tabuleiro da Baiana, Nerival, Basílio, Amparo, na Rua Luiz Gama e na Avenida Itabuna.
Divulgados locais e horários de provas do concurso da Prefeitura de Ilhéus
Já está disponível na página principal do site da S&R Concursos e Pesquisas (www.srconcursosepesquisas.com.br), empresa responsável por realizar concurso público da Prefeitura de Ilhéus, a lista com o nome dos candidatos que participarão da prova teórica a ser aplicada no próximo domingo (10) e seus respectivos locais e horários de prova.
As provas serão realizadas nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, os portões de acesso dos locais da prova serão abertos às 7h10min e fechados às 7h45min, não sendo permitido acesso após o fechamento. O horário de início da aplicação da prova é de 8 horas. Os candidatos dos cargos que farão prova pela manhã são: porteiro, merendeiro, vigilante, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, geógrafo, nutricionista, professor de ciências, professor de matemática e professor de educação infantil. No endereço eletrônico é possível encontrar o local específico onde cada candidato vai realizar a prova.
Pela tarde os portões de acesso serão abertos às 13h30min e fechados 14h05min, com início das provas às 14h20min. Pela tarde, farão prova os candidatos aos cargos de auxiliar de serviços gerais, agente de trânsito, salva-vidas e agente administrativo. Os locais de provas dos cargos cujos candidatos farão prova no turno vespertino, também estão disponíveis no site. A lista de endereço de todas as escolas onde as provas serão realizadas, bem como a lista dos candidatos por ordem alfabética e cargos também pode ser conferida.
No site www.srconcursosepesquisas.com.br também é possível encontrar outras informações a respeito do concurso como a lista completa das escolas com endereço e telefone para contato, lista de convocação por cargos, total de candidatos por cargo (concorrência), edital, erratas, e demais informações referentes ao concurso.
Faxinaço contra a dengue é realizado nesta quarta-feira
Ilhéus promove nesta quarta-feira (06) o grande faxinaço contra dengue no bairro do Alto do Coqueiro. A programação faz parte de uma das etapas do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia. Na oportunidade estará presente a equipe técnica da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), representantes da Flem (Fundação Luís Eduardo Magalhães) como Melyssa Neves e Adriana Podestá, e as coordenadoras do projeto no município, Heleny Chaves e Daiane dos Santos.
A mobilização também contará com a participação da secretaria municipal de saúde e demais secretarias, da vigilância sanitária, agentes de endemias e comunitários, técnicos de empresas de limpeza pública, e moradores do bairro. A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
O Projeto de Mobilização Social atua com 10 bairros em cada município baiano, e em Ilhéus os Altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória selecionados devido ao índice de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. Segundo uma das coordenadoras do projeto Heleny Chaves, é importante a participação de todos os moradores, para que a mobilização possa ser mais abrangente e eficaz.
Reajuste no preço da passagem será discutido nesta quarta-feira
Ao se reunir com representantes de entidades sociais e lideranças estudantis de Ilhéus, o prefeito Newton Lima decidiu que o governo fará um parecer técnico sobre a planilha de custos no preço da passagem no transporte urbano e interdistritais, para depois promover discussões com o Ministério Público estadual para que seja elaborado um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) com a Promotoria Pública. Nova rodada de discussões está marcada para esta quarta-feira (6), a partir das 14 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial do governo municipal.
Durante a reunião – realizada nesta segunda-feira (4) –, o prefeito expôs alguns pontos sobre a majoração de preço da tarifa e ouviu algumas contrapropostas apresentadas por lideranças sindicais e estudantis e representantes de moradores de localidades rurais que são contra o percentual aplicado no preço da passagem que era 2,00 e passou para R$ 2,20.
Além de Newton Lima, participaram do encontro o vice-prefeito Mário Alexandre, os secretários Alcides Kruschewsky, Alisson Mendonça e Marcelo Barreto e o procurador-geral do município, Luís Carlos do Nascimento.
Curso de Culinária em peixes e frutos do mar foi iniciado
Na tarde de ontem foram iniciadas as aulas práticas do Curso de Culinária em peixes e frutos do mar oferecido pela Fundação do Mar e da Mata (Maramata). Na sexta-feira (1º), os alunos de uma das turmas do curso participaram de uma aula teórica apresentada pelo presidente da Maramata, Antônio Olímpio Rhem da Silva, que ministra o curso.
Segundo Antônio Olímpio, o curso tem uma grande importância na consolidação do turismo ilheense como um polo de gastronomia. Segundo ele, ainda faltam investimentos significativos e ações repetitivas nessa área, no sentido de atrair pessoas de cidades circunvizinhas e de outras regiões para Ilhéus. “O turista vem a Ilhéus para conhecer as praias, o casario e a história, mas o passeio não será completo se não ofereceremos uma boa gastronomia”, completa.
No curso, Antônio Olímpio vai apresentar aos alunos pratos da culinária baiana e internacional, com a finalidade de agradar aos mais diversos e exigentes paladares. O curso é oferecido em diversas turmas – iniciantes, bares e restaurantes, cabanas de praia, hotéis, dentre outros – com o objetivo de desenvolver a confecção de pratos de entrada e principal com perfeita harmonia de gostos e sabores.
Outro ponto ressaltado é o conhecimento dos peixes e frutos do mar, como destingir o estado de sanidade nos pontos de venda e a que tipos de pratos se prestam. “Infelizmente, poucos restaurantes trabalham com o peixe certo, além de não conhecer como tratá-los, no sentido de retirar cheiros indesejáveis, ou utilizar temperos inapropriados”, relata Antônio Olímpio.
Na opinião do presidente da Maramata, o curso tem a finalidade não só de formar profissionais aptos a atender uma clientela de várias partes do mundo, mas fortalecer a economia de Ilhéus, através de empreendimentos de diversos tamanhos. “Bares e restaurantes ficam conhecidos e conceituados pela comida e o serviços que prestam e é exatamente isso que pretendemos repassar durante esse curso”, explica Antônio Olímpio.