Ilhéus apresenta ao Governo estadual os projetos de Triatlhon e São João
Guardas municipais avaliam curso de formação de maneira positiva
I etapa do circuito Ilheense de Duathlon Terrestre aprova Circuito Urbis
Dia do Bem é comemorado com sucesso em Ilhéus
Ilhéus apresenta ao Governo estadual os projetos de Triatlhon e São João
O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, participou, semana passada, de audiência com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, para apresentar o calendário de eventos do Município, para o ano de 2001. Participaram do encontro o secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, a deputada estadual Ângela Sousa, o chefe de Gabinete da Secretaria do Turismo, João Carlos Oliveira, e o secretário da Infraestrutura de Ilhéus, Marconi Queiroz.
Durante a apresentação, o prefeito (em exercício) Mário Alexandre confirmou todos os eventos constantes no calendário do ano passado, além do resgate de alguns que se encontravam suspensos e outros novos em negociação entre a Prefeitura e entidades promotoras. Dentre os projetos apresentados, o secretário Paulo Moreira destacou a realização do do Triatlon e o São João.
Segundo Paulo Moreira, o Campeonato Brasileiro de Triathlon será realizado no dia 4 de junho, com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão. O evento, na opinião do secretário, é o mais importante do Brasil e colocará Ilhéus no cenário internacional esportivo. Ao conhecer o projeto, o secretário Domingos Leonelli se comprometeu em formular uma parceria com a Prefeitura de Ilhéus, a exemplo do que fez no ano passado. “Nossa intenção é ampliar o volume de recursos, pois Ilhéus é hoje um dos mais procurados destinos turísticos do país”, disse Leonelli.
Festejos juninos – A transformação do Parque de Exposições de Ilhéus num grande arraiá, no período de 22 de junho a 2 de julho foi o segundo projeto mostrado pela Prefeitura de Ilhéus. Com o tema “Forró e Praia”, o evento pretende reunir duas grandes festas: São João e São Pedro, com a participação de todas as comunidades de Ilhéus – bairros e distritos – quando serão oportunizadas a apresentação de comidas e bebidas típicas de cada uma dessas comunidades, além das manifestações culturais.
Explica Paulo Moreira que os festejos juninos de Ilhéus terão atrações de nível nacional e bandas regionais e de forró pé-de-serra, a exemplo do forrozeiro Aldemário Coelho, Lordão, dentre outros já garantidos pelo secretário Domingos Leonelli. A secretaria estadual do Turismo também vai arcar com os custos de palco, som e iluminação. Ainda esta semana o secretário de Governo da Prefeitura de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, será recebido em audiência pela senadora Lídice da Mata, em Salvador, para reivindicar outras atrações para o São João de Ilhéus.
O prefeito Mário Alexandre ressalta que Ilhéus possui uma história bastante interessante e ampla manifestação cultural, o que enriquecerá, ainda mais, as festas populares realizadas. “Nesses festejos juninos também contaremos com a participação de toda a comunidade ilheense, o que garantirá a realização de um evento tradicional, mas com atrações para todos as preferências musicais. Pela disposição do secretário Leonelli, ainda deveremos contar com um apoio bem maior do que o agora acordado”, concluiu.
Guardas municipais avaliam curso de formação de maneira positiva
Os guardas municipais que fazem parte das duas primeiras turmas contempladas com o curso de formação em Segurança Pública, promovido por meio de um convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e Secretaria Nacional de Segurança Pública, participam esta semana de mais uma série de aulas do primeiro módulo da capacitação, que começou no último dia 14 e prossegue até o dia 8 de junho. Segundo explicou o coordenador do curso, Glauber Guirra, três temas-base serão abordados neste módulo: relações humanas, ética e cidadania e Políticas de Segurança Pública.
As aulas são ministradas por técnicos do Instituto Prosem e realizadas na Fundação Cultural e também na Cipe, onde as turmas, com cerca de 40 alunos, cada, recebem aulas teóricas e práticas. “Por se tratar de um curso multidisciplinar, os alunos participam de várias atividades, visando, principalmente, integrá-los às ações do dia-a-dia”, explicou. Para o aluno Cesar Cardozo da Silva, guarda municipal há pouco mais de um ano e meio, a capacitação vem permitindo aprofundar o conhecimento não só sobre a área de segurança, mas sobre outros assuntos que influenciam no atual panorama da segurança pública no país.
Já a aluna Andiara Cardoso Rosa Monteiro, guarda municipal há um ano e cinco meses, acredita que o curso vai ajudar a formar cidadãos mais comprometidos com a sociedade. “Estamos aprendendo mais sobre nossa cidade e de que forma podemos contribuir para melhorar as condições de vida da população”, afirmou. O município conta atualmente com 199 guardas municipais, e deste total, 80 participam do curso. Após esta primeira etapa, mais duas turmas, com cerca de 40 pessoas, cada, começam um novo ciclo do curso, que ainda de acordo com Glauber Guirra, deve contemplar todo o efetivo.
Durante a formação, os guardas municipais terão aulas de defesa pessoal, técnicas de abordagem, uso legal e progressivo da força, primeiros socorros, segurança patrimonial, além de participar de simulações em vias públicas, entre outras disciplinas. “O curso será de extrema importância para que eles conheçam mais e possam atuar como agentes de segurança pública. Além de fazer toda diferença em seus currículos, o município visa formar agentes da segurança pública”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Prosem, Marcus Vinícius Oliveira Jr.
A capacitação é realizada por meio de um convênio entre o governo municipal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que garantiu a liberação de recursos na ordem de R$ 680 mil, voltados para a aquisição de veículos e equipamentos, realização de diagnóstico para a formação do Plano Municipal de Segurança Pública e curso de formação de Segurança Pública para os guardas municipais. O curso está embasado na matriz curricular proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e disponibilizado gratuitamente aos guardas, que recebem fardamento e material didático, além de certificado, no final do curso.
I etapa do circuito Ilheense de Duathlon Terrestre aprova Circuito Urbis
Um total de 26 atletas participou da I Etapa do Circuito Ilheense de Duathlon Terrestre, promovida pela Superintendência de Esportes do Município em parceria com a Secretaria de Trânsito, Secretaria de Turismo e Associação de Moradores do Bairro Hernane Sá (Urbis) no último sábado (26). Ao final da prova, todos foram unânimes ao eleger o eixo principal da Urbis como sendo ideal para este tipo de evento, que integra as modalidades corrida e ciclismo.
Esta primeira etapa teve percurso de 1,6 Km de corrida/16 km de ciclismo/1,6 Km de corrida, e João Tude Freire (Ilhéus-VO3 Assessoria Esportiva, Hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia) foi o grande campeão no geral masculino, com o tempo de 39 minutos e 40 segundos. João Paulo Garcia, com 40 minutos e 49 segundos e Antonio Marcos Barbosa, com 40 minutos e 56 segundos, todos ilheenses, ficaram, respectivamente, com a 2ª e 3ª posições. Ainda completaram o pódio José Raimundo Batista Faria (Itabuna-AIA), em 4° com 41 minutos e 53 segundos e Almir de Jesus Vasconcelos Filho (18ª CSM) com 42 minutos e 49 segundos.
No geral feminino Andreza Mota dos Santos (Itabuna-AIA) venceu com 45 minutos e 53 segundos, seguida de Rita Márcia A. M. Kruschewsky (Ilhéus-VO3 Assessoria Esportiva/Bamin) em segundo, com 56 minutos e 02 segundos e Nashua com 1hora 05 minutos e 03 segundos.
Segundo os organizadores, o sucesso do evento é fruto da parceria da Prefeitura com a Associação dos Moradores do Bairro Hernane Sá. “Queremos fazer o mesmo no Malhado, em maio, e no Teotônio Vilela em setembro. Todas as etapas são parte de um calendário que foi iniciado e fevereiro, e que tem seu próximo evento, a II Etapa do Circuito Ilheense de Corridas, dia 17 de abril na Avenida Soares Lopes”, disse Alberto Kruschewsky, Superintendente de Esportes. Alberto lembrou ainda que os eventos multiesportivos visam a preparação para a etapa, já confirmada, do Campeonato Brasileiro de Triathlon, que acontece no dia 04 de junho, em Ilhéus.
O Prefeito em exercício Mario Alexandre destacou que a administração Newton Lima está voltada para a promoção de eventos que integrem a prática saudável e o entretenimento, como é o caso deste Duathlon na Urbis e de outras provas que virão.
Classificado por categorias – No feminino não houve atleta classificada nas categorias. No masculino Yure Lima foi o primeiro na categoria 20-29 anos, Jorge Lima Batista (Banca Ilhéus Revistas) na de 30-39 anos, Laudemiro Sampaio Junior na categoria 40-49 anos e Ernando Nogueira Barros na ‘mais 50 anos’.
Dia do Bem é comemorado com sucesso em Ilhéus
Comemorado no último sábado (26), pela primeira vez em inúmeras localidades do país, o Dia do Bem realizado em Ilhéus, das 8 às 13 horas, na praça do teatro Municipal e imediações, surpreendeu seus organizadores pela presença marcante da população em busca de inúmeros serviços oferecidos gratuitamente por instituições beneficentes e secretarias da Prefeitura, a exemplo da Saúde, Assistência Social, Fundação Cultural, assim como do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Além dos serviços prestados que foram disponibilizados nos estandes, também foram proferidas várias palestras de esclarecimentos com relação à prevenção de doenças (hipertensão arterial, diabetes, dengue, etc), contra as drogas, planejamento familiar. Paralelo aos serviços, o Largo Cultural também foi palco de apresentações artísticas, como música, teatro e dança, e ainda várias oficinas destinadas à crianças e jovens.
Uma das mais procuradas, a Tenda Jurídica ofereceu durante todo o transcorrer do Dia do Bem, dezenas de orientações jurídicas a aconselhamento nos processos, tendo ainda o interessado tomado conhecimento de como pode continuar a se beneficiar de atendimentos gratuitos oferecidos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que mantém um programa permanente nesta área.
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, um dos organizadores, o evento transcorreu dentro de um clima festivo e participativo, sendo possível atender toda a demanda naquele dia, como fez o Odontomóvel com atendimentos especializados e a Assistência Social que levou informações importante sobre o Bolsa-Família, o Creas, Cras ProJovem, além de ainda oferecer corte de cabelo gratuito.
De acordo com Corso, como estréia, o Dia do Bem ficou bem acima da expectativa em Ilhéus, “e para o ano que vem, já mais experientes e sabendo da importância que um evento desse porte tem junto à população, saberemos inovar e melhorar ainda mais os atendimentos gratuitos que todos ofereceram à nossa comunidade”, afirmou.