Exposição Itinerante ‘Corredor da História’ em Ilhéus

Aroldo Macedo por Felipe Oliveira
A exposição “Corredor da História” chega a Ilhéus, no sul do Estado, a partir do dia 30 de Março. Ilhéus será a primeira cidade do interior da Bahia a receber a exposição que conta a história do Trio Elétrico, desde a invenção do “Pau Elétrico”, por Dodô e Osmar, em 1942, até os dias de hoje. A exposição terá abertura oficial no próximo dia 31, quinta-feira, às 19 horas, na Faculdade de Ilhéus, e fica em cartaz até 03 de abril, com visitação aberta ao público. Organizada pela Terra do Som Produções, a exposição percorrerá
depois outras cidades do interior da Bahia, graças ao patrocínio da Bahiagás, através do FazCultura do Governo do Estado da Bahia.

A história começa com a amizade de Dodô e Osmar, em 1939. Logo depois, surge o grupo musical “Três e Meio” e em seguida o “Pau Elétrico”, instrumento de madeira maciça que evitava a microfonia, permitindo que os músicos ligassem os aparelhos na eletricidade. Com o tempo, o “Pau Elétrico” foi sendo modificado até que tomou a forma de uma guitarra. Foi assim que, na década de 70, Armandinho Macedo batizou de Guitarra Baiana, por ser um instrumento inventado e produzido na Bahia.

 

Segundo Aroldo Macedo, filho de Osmar e curador da exposição, a história do Trio Elétrico é fascinante e cheia de curiosidades. Pouca gente sabe, por exemplo, que quando a Fobica saiu nas ruas pela primeira vez, ela desceu a Rua Chile e acabou subindo a Avenida Sete de Setembro, na contramão, encontrando pela frente o Clube Fantoches da Euterpe, até então o bloco mais tradicional do Carnaval de Salvador. Outro fato interessante é o nome “Trio Elétrico”, que surgiu do conjunto musical formado por Osmar, Dodô e Temístocles Aragão, em 1950. Como os três tocavam instrumentos elétricos, que era a grande novidade da época, o nome surgiu para identificar o conjunto, e foi esse trio que desfilou em cima de um carro pela primeira vez.

 

Na exposição que chega à Ilhéus, além dos banners com fotos e textos e dos modelos de guitarra baiana desde a década de 50, haverá também uma palestra de Aroldo Macedo sobre a história musical do Trio Elétrico e um pocket show, com algumas músicas que fazem parte dessa história. Além disso, o público que for até a Faculdade de Ilhéus poderá ver também todos os modelos de Guitarra Baiana desde 1950, acompanhando a evolução desse instrumento que mudou a música brasileira. Tudo isso com entrada franca.

SERVIÇO

Exposição “CORREDOR DA HISTÓRIA”, com Palestra e Pocket Show
Local: Faculdade de Ilhéus – Rodovia Ilhéus/Canavieiras, Km 2,5 – São Francisco – Ilhéus/BA

Período: De 30/03 a 03/04

Horários: 30/03 a 01/04 – Das 10h às 12h e das 16h às 20h

02/04 e 03/04 – A partir das 14 horas

Palestra: 31/03, às 19 horas.

Gratuito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *