O Núcleo de Prática Jurídica (NUPRAJ) do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus já está em pleno funcionamento. Encarregado de desenvolver o eixo de formação prática relacionado ao estágio didático pedagógico, obrigatório para todos os estudantes do curso de Direito, o Núcleo presta assistência judiciária gratuita a pessoas economicamente carentes residentes na Comarca de Ilhéus.
Implantado na segundo semestre de 2007, o curso de Direito, coordenado pelo professor doutor Paulo Bezerra, deve formar a primeira turma no próximo ano. Nesse sentido, o Nupraj “busca o aprimoramento dos alunos nas áreas profissionais de Advocacia, Magistratura, Ministério Público e demais carreiras jurídicas, visando o nexo relacional entre teoria e prática”, explica a coordenadora do Núcleo, professora Silvana Lins.
Na prática jurídica desenvolvida no Escritório Modelo da Faculdade de Ilhéus são trabalhadas as atividades específicas do advogado, no sentido amplo, incluindo a consultoria e a assessoria, e não apenas no aspecto forense. As atividades de Assistência Judiciária Gratuita são efetivadas pelo aluno através de atendimentos à comunidade local, através da elaboração de petições iniciais, acompanhamento de processos, participação em audiências, além das ações de orientação e consultoria jurídicas.
O Núcleo está instalado no andar térreo da sede própria da Faculdade de Ilhéus, localizada no km 1,5 da rodovia Ilhéus/Canavieiras. O atendimento ao público é realizado de segunda à quinta-feira, das 14 às 17 horas, concentrando suas atividades, principalmente, na área cível.