O representante de Ilhéus no futebol profissional do Estado da Bahia, o Colo Colo, amargou a desclassificação após perder em casa para o Vitória. Muitas pessoas tem culpado o presidente José Maria pela situação. O presidente tem méritos ao trazer o time para primeira divisão vencendo o acesso e depois dando o título máximo em 2006, enchendo de orgulho o município e trazendo novamente o gosto de ir ao estádio assistir uma partida de futebol. Trabalhar para manter um clube de futebol no interior da Bahia não é tarefa fácil. Alimentar, transportar e pagar salários a mais de trinta pessoas é bem árduo e Zé tem feito isso por muitos anos.
A campanha do time foi a sexta melhor da primeira fase com 18 pontos e cinco vitórias (50,0%), igual ao Atlético (50,0%), só que uma vitória a menos. Apenas a diferença é que o grupo do Colo Colo foi mais difícil, para se ter idéia o Feirense se classificou para a próxima fase com a segunda colocação no grupo 2 com 16 pontos (44,4%), o Serrano em terceiro com 15 pontos (41,7%) e o Camaçari em quarto com 13 pontos (36,1%). Já o grupo 1, o do Tigre, o quarto colocado e classificado foi o Atlético com o mesmo número de pontos (18) e ganhando apenas no saldo de gols. Foi muito azar e desperdício de resultados dentro de casa.
Si a fórmula do campeonato fosse de pontos corridos a agremiação de Ilhéus ficaria na sexta colocação na fase de classificação.
Dentre os quatro clubes que vão disputar o quadrangular da morte, o Colo Colo fez 18 pontos na primeira fase, o Fluminense de Feira fez 13 pontos (36,1%), o Juazeiro fez 9 pontos (25,0%) e o Ipitanga fez 7 pontos (19,4%). Destes, dois irão amargar a segunda divisão em 2012, torcemos para que o representante da região cacaueira continue na primeira divisão.