O II Simpósio de Engenharia de Produção do Sul da Bahia (SEPROSUL-BA) será promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), o Colegiado de Engenharia de Produção e Sistemas (COLEPS) e o Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e Sistemas (CAEPS) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O evento será realizado de 28 a 30 de outubro, no auditório Jorge Amado.
O II Seprosul-BA tem como objetivo reunir professores, estudantes e profissionais da área, entre outros, a fim de debater, sob a perspectiva geográfica, temas relacionados ao Ensino, Meio Ambiente, Espaço Agrário e Economia. A carga horária é de 30 horas e o certificado será fornecido aos participantes que obtenham, no mínimo, 75% de freqüência.
Novos Profissionais
Nove alunos Engenharia em Produção e Sistemas da UESC que ingressaram na primeira turma do curso, em agosto de 2004, colaram grau dia 25 de setembro. Os novos profissionais detêm competência para organizar e otimizar linhas de produção em indústrias, comércio e atividades de transportes, serviços bancários, hospitalares e de empresas de comunicação, planejamento e controle em órgãos governamentais. Como função básica, cabe aos novos engenheiros elevar a eficiência e a eficácia de sistemas complexos de produção, além do perfil de empreendedorismo.
A cerimônia, realizada no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade, foi presidida pelo reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, com a presença da vice-reitora Adélia Pinheiro, do diretor do DCET, Evandro Sena Freire, além do coordenador do Colegiado de Engenharia, Maruedson Pires Martins, professores, autoridades e personalidades do eixo Ilhéus-Itabuna, país, padrinhos, familiares e convidados.
Ao encerrar a solenidade, o reitor Joaquim Bastos destacou a importância do momento e o fato de ser aquela turma a pioneira. “As dificuldades que vocês tiveram, por ser a primeira turma de um curso, certamente vai refletir em ganhos positivos no momento que aprenderam também a encontrar soluções para os problemas surgidos”.