Newton Lima cobra retorno dos vôos noturnos no Aeroporto Jorge Amado
Secretaria de Saúde realiza teste rápido no Dia Nacional de Combate à Sífilis
Ilhéus discute projeto de intervenção pedagógica para desenvolver o equilíbrio mental e emocional
Prefeitura cria terminal de passageiros em área interna da Concha Acústica
Newton Lima cobra retorno dos vôos noturnos no Aeroporto Jorge Amado
Somente num prazo de 60 dias o Aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, poderá voltar a operar com vôos noturnos. Essa foi a afirmação feita pelo superintendente da Infraero, no município, Sr, João Bosco Bezerra, ao prefeito Newton Lima, durante reunião que mantiveram na manhã de ontem, 15, embora tanto o governo federal quanto Estadual tivessem assumido o compromisso público, com veiculação de matérias em diversas jornais do Estado, de que, a partir do início do mês de outubro, as operações no aeroporto local voltariam a sua normalidade, incrementando dessa forma a economia regional no final deste ano.
Preocupado com a situação, o prefeito Newton Lima lembrou ao superintendente que todas as reivindicações feitas pela ANAC e Infraero, deste setembro de 2007, foram cumpridas integralmente, a exemplo da retirada de 65 obstáculos, implantação de semáforos, construção de guarita, entre outras demandas. De acordo com João Bosco Bezerra, no último mês de março uma equipe composta por membros dos dois órgãos realizou uma inspeção in loco, concluindo em relatório que o aeroporto se encontra apto para voltar a ter os vôos noturnos.
Entretanto, salientou o superintendente, que o Departamento de Controle do Tráfego Aéreo) DECEA, ainda não se posicionou oficialmente sobre a decisão da ANAC, o que vem impedindo a normalização das atividades no aeroporto, embora acredite que não surgirá nenhum novo empecilho. Questionado pelo prefeito, se, logo após a aprovação do DECEA, o terminal aeroviário retornaria imediatamente com os vôos noturnos, João Bosco Bezerra afirmou que, como trâmite final, esta nova preposição terá que ser encaminhada às empresas aéreas, para que as mesmas levem ao conhecimento dos fabricantes das aeronaves a inclusão das novas normas de vôo para o Aeroporto Jorge Amado, o que pode demorar cerca de 60 dias.
O prefeito Newton Lima lamentou este novo atraso para o retorno da normalidades das atividades do aeroporto local, salientando que isso agrava ainda mais a crise econômica que se abate sobre a região, afetando diretamente as empresas instaladas no Pólo de Informática de Ilhéus, além de prejudicar substancialmente a alta estação, quando centenas de turistas preferem realizar suas viagens de férias através de pacotes de linhas aéreas. “Vamos continuar acompanhando esse processo e cobrando cada vez mais uma rápida solução para ver se conseguimos reduzir esse período previsto para a volta dos vôos noturnos”, enfatizou Newton Lima.
Secretaria de Saúde realiza teste rápido no Dia Nacional de Combate à Sífilis
Neste sábado (17) a Secretaria de Saúde de Ilhéus, através da equipe do Centro de Referência DST/AIDS realiza mutirão para coleta de sangue visando a detecção da sífilis. A ação acontece das 10h às 15h num stand montado na Praça JJ Seabra, centro de Ilhéus, no Dia Nacional de Combate à Sífilis. O mutirão integra uma série de ações realizadas no município pelo combate à doença. Nesta sexta-feira (16) uma caminhada de conscientização e prevenção, com saída do Centro de Referência DST AIDS saiu em direção às principais ruas do centro com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os perigos da doença sexualmente transmissível.
De acordo com a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, essas ações visam diminuir os índices dessa doença no município, principalmente da sífilis congênita, que ainda é considerado alto. A sífilis é causada pela bactéria Treponema Pallidiu e seu primeiro sintoma é o aparecimento do cancro duro, uma ferida de consistência firme e não dolorosa que aparece nos órgãos genitais. Se não for feito o tratamento adequado, o cancro pode desaparecer, mas não significa que o indivíduo não seja mais portador da sífilis. Já a sífilis congênita é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, podendo causar a má formação do feto, graves conseqüências para a saúde da criança e até a morte.
Para Marleide Figueiredo é necessário que a população esteja atenta para conhecer melhor a doença, se prevenir e servir também como agente multiplicador dessas informações. “Essa parceria com a população é fundamental para diminuir os índices da doença”. Ainda de acordo com a secretária de saúde, a doença é facilmente curada e o custo de tratamento é baixo para o sistema público de saúde, porém a falta de informação leva menos de 20% dos portadores da sífilis a se submeterem ao tratamento. Além do teste rápido de diagnóstico da sífilis, no stand a equipe do centro DST AIDS vai distribuir material informativo e tirar dúvidas da comunidade.
Ilhéus discute projeto de intervenção pedagógica para desenvolver o equilíbrio mental e emocional
“Identidade pessoal e profissional do educador no contexto atual” é o tema central do projeto de intervenção pedagógica que está sendo realizado em Ilhéus pela secretaria municipal de Educação, em homenagem ao Dia do Professor. O evento, dirigido a professores, funcionários e alunos do ensino fundamental II do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne tem o objetivo de vivenciar novas aplicações pedagógicas no contexto escolar atual; refletir sobre o papel social desenvolvido enquanto pessoa e profissional da educação; promover integração entre equipe escolar e valorização pessoal; estreitar laços de afetividade entre os membros da escola; e desenvolver o espírito socializador, conscientização corporal, perceber o corpo como linguagem de expressão e comunicação, além de desenvolver o equilíbrio do corpo físico, mental, emocional e social.
O evento, na sua terceira etapa será realizado amanhã (17), das 8 às 16 horas, na pousada Barra Norte, bairro São Miguel, tendo como público-alvo 97 pessoas do corpo pedagógico da escola e 35 do quadro funcional. No encontro anterior aconteceram oficinas nas áreas do conhecimento, a exemplo de linguagem, ciências exatas e humanas (nas disciplinas geografia e história) com os educadores, sempre sob a coordenação de técnicos da secretaria municipal de Educação e também com os funcionários do IME sobre a identidade pessoal e compromisso profissional.
No segundo encontro ocorrido no dia 10 – sábado letivo – com cerca de 8 horas de ações na escola foram realizadas oficinas artísticas e culturais tendo como tema o teatro, capoeira, dança e música coordenadas por professores que integram o Projeto Sócio-Cultural Criança, Arte-Dança. O projeto é supervisionado por Lidiney Campos, diretora do IME e Josefa Soares, coordenadora do ensino fundamental II da secretaria municipal de Educação. Os colaboradores são Áurea Tomás, assessora pedagógica, o Instituto Sul-Baiano de Arte e Dança (Ibarte), coordenadores de área da secretaria e equipe técnica-pedagógica do IME.
A diretora do IME, Lidiney Campos, ao justificar sua realização diz que “para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos é preciso que todos os membros da equipe escolar estejam integrados e de acordo sobre a maneira como se desenvolve todo o processo ensino-aprendizagem”. Ela explica que “é notável que as pessoas esperem da escola o diferencial, que promova mudanças na vida dos seus alunos. Isso quer dizer que esperamos que todo estudante saia da escola diferente de como nela iniciou: que saiba mais sobre si, sobre o meio físico e social; que pense a respeito da realidade a sua volta; e que consiga discernir no ambiente em que vive, o justo do inaceitável, agindo de maneira coerente e consequente”.
Segundo ela, todos os envolvidos neste ambiente necessitam repensar posturas, encontrar caminhos para convivência saudável e sempre atendendo ao objetivo principal da escola: a construção plena da cidadania. “Para tanto, precisamos estar atentos a esse novo paradigma da educação, às novas aplicações pedagógicas e as novas demandas enquanto pessoa e profissional”. A seu ver, “estamos vivenciando um período de mudanças rápidas e complexas em nosso meio social, no entorno da escola e como não poderia deixar de ser no âmbito escolar”.
Programação – A abertura dos trabalhos está prevista para partir das 9 horas a ser feita pelo secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel. Em seguida ocorrem palestra e intervenção do público. Às 10h40min acontecem oficinas de dança e atividades recreativas. Ao meio-dia está programada uma série de homenagens ao professor com entrega de presentes e também almoço de confraternização. A partir das 15 horas serão realizadas atividades de lazer e às 16 horas encerramento dos trabalhos.
Prefeitura cria terminal de passageiros em área interna da Concha Acústica
Em função da Codeba não mais permitir a realização de receptivos na área portuária de Ilhéus, a Prefeitura Municipal decidiu utilizar uma área interna da Concha Acústica, na avenida Soares Lopes, para criar um terminal de passageiros. Desde o início deste mês, a Secretaria de Infraestrutura vem realizando uma série de melhorias para que o espaço esteja completamente recuperado até o mês de novembro, quando, oficialmente, terá início a temporada de navios 2009/2010.
O trabalho inclui a revitalização de toda a drenagem pluvial do entorno da Concha Acústica, bem como a recuperação da pavimentação em pedra portuguesa. “Além disso, também estamos recuperando os portões de ferro e executando a limpeza da área externa, com a retirada de entulho, visando o funcionamento de um amplo estacionamento para vans e táxis”, informa o secretário Paulo Goulart.
Após a conclusão dos serviços, os ônibus passarão a desembarcar os passageiros dos transatlânticos numa área interna da Concha Acústica. Lá, serão montados os mesmos receptivos que, até a temporada passada, eram instalados no Porto de Ilhéus. A iniciativa é uma parceria da Setur (Secretaria de Turismo), Atil, operadores de viagens em geral e sindicatos de vans e táxis da cidade.