Prefeitura Municipal de Ilhéus

Alvará de construção do IfBahia em Ilhéus já se encontra aprovado

Ilhéus faz parceria com o Ministério da Cultura para qualificar projetos culturais

Servidores da Prefeitura cumprem cronograma de recadastramento

Dia das Crianças também foi comemorado na Rua do Mosquito

DIA DO PROFESSOR

Alvará de construção do IfBahia em Ilhéus já se encontra aprovado

Já se encontra aprovado e emitido o alvará de construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (atual IFBahia e antigo Cefet), que será implantada em Ilhéus. Em março deste ano, o prefeito Newton Lima assinou o termo de doação de um terreno, para a edificação do novo equipamento, localizado em Vila Cachoeira, numa área de 4 hectares, próximo ao bairro Banco da Vitória.

Na Bahia, o Centro Federal de Educação Tecnológica foi inaugurado em 93, através da Lei 8.711. Com a publicação da Lei nº 11.892, sancionada pelo presidente Lula, em 29 de dezembro de 2008, todos os Cefets passaram a ser Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com isso, o Cefet-Ba, instituído em 1993, passa à denominação de Instituto Federal da Bahia, formado, até 2010, por 16 campus.

A entidade oferece gratuitamente educação tecnológica profissional em todos os níveis: básico (cursos de qualificação, requalificação e profissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio.

Ilhéus faz parceria com o Ministério da Cultura para qualificar projetos culturais

Ilhéus será um dos poucos municípios do Brasil a ser contemplado com o programa de capacitação em projetos culturais que tem como propostas capacitar de forma continuada agentes culturais do país. Um dos objetivos do programa é qualificar a demanda no setor cultural do município e demais cidades que compõem o Território Litoral Sul. A ação é resultado de trabalho articulado feito pelo presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso.

A inscrição será feita por cadastro virtual na página ainda ser disponibilizada no portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br). No site haverá espaço onde o candidato vai inserir os dados e encaminhar inscrição. Roberto Nascimento, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, destacou a importância de “ir à ponta, qualificando o agente cultural, principalmente em territórios de histórica exclusão. Ano passado o programa percorreu todas as capitais do norte e nordeste e agora a prioridade é interiorizar as ações levando oficinas aos municípios”.

Segundo o Ministério da Cultura o programa consta de três fases: curso de nivelamento de 15 horas na modalidade à distância; oficinas presenciais que vão ocorrer em 36 municípios das regiões norte, nordeste e centro-oeste, além de Santa Catarina e Espírito Santo; e avançada, com módulos de 15 a 30 horas, na modalidade à distância. A primeira será de livre acesso e terá avaliação ao final.

A segunda etapa terá vagas limitadas para 80 participantes levando em conta a pontuação na primeira etapa e o local de residência do candidato, sendo priorizados os que residem na cidade onde ocorrerá a oficina, ou em localidades próximas. Também vai haver a possibilidade de análise de currículo. Na parte avançada participa quem cumprir as duas primeiras fases.

Agentes públicos do quadro efetivo – De acordo com o Ministério da Cultura outro ponto de destaque no programa é a formação específica para multiplicadores. Ele é destinado a agentes públicos do quadro efetivo que passar pelas duas primeiras fases e tiver interesse em transmitir o conhecimento a outros agentes culturais. Os multiplicadores terão conteúdos específicos nos módulos avançados e vão participar de mais um encontro presencial.

Servidores da Prefeitura cumprem cronograma de recadastramento

Termina nesta sexta-feira (16) o cadastramento dos servidores lotados na Secretaria de Educação de Ilhéus. Os servidores que ainda não realizaram o procedimento devem comparecer ao prédio da Biblioteca Pública – local de recadastramento –, das 8h às 12h e das 14h às 18h, munidos dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, número do PIS/PASEP, carteira de trabalho (CTPS), comprovante de residência com prazo equivalente a 90 dias, último contra-cheque e certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos. O recadastramento é restrito apenas para os servidores considerados inativos (aposentados e pensionistas).

A mesma orientação, de acordo com o chefe da comissão responsável pelo recadastramento dos funcionários, Jorge Bahia, chefe de Gabinete do município, serve para os servidores que ainda serão recadastrados. “O recadastramento visa possibilitar ao município uma visão ampla do seu quadro funcional, e atender às necessidades da administração pública, no que tange a redistribuição de funcionários”. Da próxima segunda-feira (19) até o dia 30 é o período de recadastramento dos funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito. Os servidores lotados na Controladoria Geral, Gabinete, e nas secretarias da Fazenda e de Turismo realizarão o recadastramento entre os dias 03 e 06 de novembro.

Já os dias 09 a 13 serão voltados para os servidores lotados na Procuradoria Geral e Trabalhista, e nas secretarias de Assistência Social e Trabalho, de Meio Ambiente e da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Ainda no mês de novembro, de 16 a 20 é a vez dos funcionários lotados nas secretarias de Administração, Governo e Fundação Cultural de Ilhéus. Já entre os dias 23 a 27 de novembro é a vez dos servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Infraestrutura, Agricultura, Pesca e Interior, e Esporte e Cidadania.

Dia das Crianças também foi comemorado na Rua do Mosquito

Além do Estádio Mário Pessoa, que recebeu um grande torneio de futebol, o Dia das Crianças, comemorado em todo o país na última segunda-feira, dia 12, também agitou a Rua do Mosquito, localizada no início da Rodovia Jorge Amado. Na localidade, cerca de 200 crianças carentes foram beneficiadas pela realização de um grande evento, que incluiu muita alegria, animação, brincadeiras, palhaços e a distribuição de dezenas de presentes. A festa foi promovida pela empresa responsável pelo projeto social desenvolvido no Teotônio Vilela, que está recebendo 272 novas unidades habitacionais, construídas com recursos do Governo Federal.

As casas construídas vão favorecer famílias que, atualmente, residem em ocupações irregulares, habitações subnormais e áreas de risco em geral localizadas no Teotônio Vilela, como a própria Rua do Mosquito. Ao custo de 17 milhões de reais, o conjunto residencial está sendo construído numa área de 44 mil metros quadrados, denominada Bosque Verde, e contará com toda a infra-estrutura necessária, a exemplo de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, sistema de iluminação e pavimentação com bloquetes.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, arquiteto Paulo Goulart, além da construção dos imóveis, o projeto também prevê a execução no Teotônio Vilela de algumas obras de urbanização, como a construção de uma ciclovia, a execução de novos passeios e uma série de intervenções na iluminação pública. “Em virtude do compromisso do prefeito Newton Lima com a melhoria da qualidade de vida da população, famílias que hoje vivem em condições extremamente precárias, sujeitas a todo tipo de risco social e pessoal, passarão a residir em casas dignas”, enfatiza.

O gerente da Gmec Engenharia e Construção Ltda, Deusdedith Filho, acrescenta que o projeto de construção de casas populares no bairro Teotônio Vilela também possui um importante trabalho social. “Através de palestras educativas, estamos mostrando a essas famílias a importância de um projeto habitacional desse porte, capaz de contribuir para a construção de suas cidadanias. Afinal de contas, nunca é demais lembrar que as pessoas vão sair de áreas de risco para áreas inteiramente urbanizadas, com direito à iluminação e água encanada”, salienta.

DIA DO PROFESSOR

Ser professor é, antes de tudo, uma oportunidade que é dada ao ser humano de auxiliar na formação de uma sociedade. Ao longo da história, muitas dificuldades foram registradas em nome da profissão, como sendo uma das mais ingratas, espinhosas, desprestigiadas.

No conjunto da obra humana, ocorre exatamente o contrário: é mais nobre, gratificante sobretudo por nos permitir trazer a esperança de dias melhores, de sociedades mais justas e participativas. Fazer da profissão um constante desafio pela ventura de ter diante de si, pessoas em busca do conhecimento e melhoria da qualidade de vida é o orgulho do professor.

O professor Sebastião Maciel Costa enquanto cidadão, abraça os profissionais da educação, pelo seu dia; enquanto professor, orgulha-se de pertencer à categoria há tantos anos e enquanto secretário municipal de Educação, compromete-se continuar lutando incansavelmente por melhores condições de trabalho para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *