Os professores da Rede Estadual de Ensino passam a contar, a partir desta sexta-feira (16), com atendimento diferenciado por meio do SAC Educação, lançado nesta quinta-feira (15), no Instituto do Cacau, no Comércio. Criado pelo Governo do Estado, o novo órgão visa garantir mais agilidade aos servidores, com a prestação de serviços como entrada e acompanhamento de processos de aposentadorias, afastamentos, benefícios, gratificações, licenças, alterações de regime de trabalho e diversos outros serviços funcionais. O SAC funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 17h.
O SAC Educação também vai contar com um posto da Ouvidoria, um canal de comunicação direto para falar com a Secretaria da Educação. Reclamações, denúncias e sugestões agora podem ser feitas junto à Ouvidoria tanto presencialmente, no Instituto do Cacau (Comércio, em Salvador), como pelo telefone 0800-284-0011 ou pelo e-mail ouvidoria@sec.ba.gov.br.
O projeto do SAC Educação é uma parceria das secretarias da Educação e Administração, a partir da experiência do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). “O SAC leva mais agilidade às demandas internas dos professores, assegurando mais satisfação. A iniciativa é mais um compromisso do Governo pela valorização e respeito aos servidores”, afirma o governador em Exercício, Edmundo Pereira.
Beneficiados
No total, são cerca de 60 mil servidores na ativa na Secretaria da Educação, sendo 43 mil professores. A Secretaria atende em média seis mil solicitações por mês. De agosto do ano passado a julho de 2009, o órgão registrou um total de 72.780 procedimentos administrativos da área de pessoal.
Segundo o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, os atendimentos serão ampliados para outros municípios. “Quando estruturamos o SAC Educação, pensamos em melhorar o atendimento que é prestado pela Secretaria aos seus professores. O propósito é levar um serviço de qualidade a todas as regiões do Estado”, frisou.