Equipe sul-americana de surfe sub-21 será definida em Salvador

Paralelo à prova do mundial WQS, o Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 definirá seis integrantes para representar o continente no mundial Pro-Junior da Austrália, em janeiro. O evento baiano começa na próxima terça-feira (20), na praia do Psiu, no Jardim de Alah
Os melhores surfistas profissionais sul-americanos com idade abaixo dos 21 anos estarão em Salvador na próxima semana. Uma potente tropa de cerca de 100 atletas, formada por talentos emergentes do surfe internacional, disputam as cobiçadas vagas para representar o continente no mundial da categoria, que acontece anualmente na Austrália. O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009, que acontece entre os dias 20 e 25 deste mês, é a quarta etapa da Seletiva Sul-Americana Pro-Junior e terá um tempero a mais, por ter premiações e pontuações superiores às três provas anteriores. O espetáculo rola na Praia do Psiu, no Jardim de Alah, em Armação.
A prova baiana definirá quatro atletas na categoria masculina e duas mulheres, que se juntarão aos dois melhores sul-americanos sub-21, colocados no circuito World Qualifyng Series (WQS) até o final de outubro. Além das vagas para o mundial, o Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 oferece U$ 15 mil para os meninos e U$ 5 mil para as meninas. Esta é a segunda vez que Salvador sedia uma competição da Seletiva Sul-Americana Pro-Junior. Em 2005, o carioca Leandro Bastos venceu o Billabong Pro Teem Claro, realizado na praia do Barravento.

O tour manager (diretor) do circuito, Klaus Kaiser, destaca que as disputas do Pro-Junior preenchem uma lacuna importante que existia na estrutura do surfe profissional brasileiro. “Antes os atletas saíam das categorias de base dos seus estados e caíam direto no profissional, com atletas bem mais velhos e mais experientes”, explica. “Por causa disso, eles pagavam um preço muito alto, pois a adaptação é sempre difícil, por maior que seja o nível do seu surfe”.

Kaiser diz ainda que, além da definição da equipe para o mundial, este circuito existe exatamente para que os atletas possam ter esta “aclimatação” antes de encarar as asperezas do Circuito Mundial Profissional (WQS). “Tradicionalmente os atletas sul-americanos, mais exatamente os brasileiros, realizam ótimas campanhas no Mundial Junior, justamente por que aqui somos um celeiro de ases“, completa.

Vagas concorridas

Na dianteira da disputas pelas vagas, estão o paulista Miguel Pupo e a paraibana Diana Cristina. Mas, como ainda acontece a etapa carioca neste final de semana e a pontuação em Salvador será superior, a tendência é que tudo seja definido na Bahia. Por isso é que o Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 terá presença das maiores estrelas sul-americanas, sobretudo das brasileiras, que tradicionalmente dominam o circuito.

Promessas como Ian Gouveia (PE), filho do mito Fábio Gouveia, Alejo Muniz (SC), campeão mundial amador no ano passado, Alex Ribeiro (SP), Luel Felipe (PE), Peterson Crisanto (PR), Gabriela Leite (SC) e os baianos Franklin Serpa e Marco Fernandez também farão parte do espetáculo da Praia do Psiu. “Como a pontuação será dobrada no feminino e triplicada no masculino, as disputas serão mais acirradas ainda e com certeza não faltará uma boa dose de emoção nestes seis dias que deverão ser intensos na Praia do Psiu”, garante Klaus Kaiser.

Com 21 anos de idade, oitava colocação no circuito e dois mundiais amadores no currículo, o pernambucano radicado em Ilhéus, Franklin Serpa, é um dos fortes candidatos a uma das vagas para a Austrália. Ele conquistou um terceiro lugar na primeira etapa, em Santa Catarina, e sabe que caso se dê bem no Rio de Janeiro e, principalmente, em Salvador, conquistará a senha para o mundial.

Perguntado se acredita na conquista de uma das quatro vagas, Serpa não titubeia: “dá sim, porque além de querer me classificar estou na luta para ser campeão sul-americano Pro-Junior. Essas duas próximas etapas são muito importantes para mim”, acredita o surfista radicado em Ilhéus.

Sobre o conhecimento do pico, Serpa acredita não levar nenhum tipo de vantagem sobre seus adversários, “pois o campeonato é de alto nível e, por mais que eu conheça o mar de Salvador, não chega a ser uma vantagem. Esse tipo de competição reúne bons atletas e o surfe nessas categorias tem um nível muito elevado. Mesmo assim fico feliz pela disputa rolar perto da minha casa, onde tenho alguns amigos e me sinto bem”, explica.

O 10º colocado do ranking, Marco Fernandez, 17 anos, é outro que pode dá trabalho e beliscar uma vaga. Baiano de Arembepe, município de Camaçari, ele representou o Brasil no mundial amador na Costa Rica, em agosto. Muito centrado e com um surfe forte e afiado, ele está entre as grandes promessas brasileiras da atualidade e possui um título nacional na categoria mirim.

Brasileiros campeões Pro-Junior

O Brasil é um dos principais concorrentes no mundial Pro-Junior da Austrália e já revelou quatro campões. Em 2000, o carioca Pedro Henrique conseguiu a inédita façanha de trazer o caneco pra casa e em 2003 foi a vez do paulista Adriano “Mineirinho” de Souza conquistar o feito. Melhor surfista brasileiro da atualidade, Mineirinho conquistou uma etapa do ASP World Tour (circuito mundial principal) nesta semana e está em terceiro no ranking, faltando apenas duas etapas do final do circuito.

Mas o maior especialista brasileiro em Mundial Pro-Junior veio do Ceará. Pablo Paulino, que tem presença marcada na prova do WQS do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009, levou para Fortaleza dois títulos: o de 2004 e o de 2007. “Nossos atletas sempre foram muito bons, agora estão ficando ótimos e vejo com bons olhos a nossa participação nos próximos mundiais e com chances reais de conseguirmos mais títulos”, acredita Klaus Kaiser.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 está, com certeza, na galeria dos grandes eventos esportivos de Salvador deste ano. Além de uma mega e confortável estrutura para atletas, imprensa e público e da premiação de cerca de R$ 140 mil para os competidores, o evento contará com um festival musical, no dia 24 (sábado), com as presenças dos grupos Natiruts, Cidade Negra, Diamba, Adão Negro e os Sônicos, na Praia do Aeroclube.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com os patrocínios do Governo Federal, através da Petrobras; Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Gol Linhas Aéreas; Shopping Iguatemi; Surfing Series e Rede Outlight. Os apoiadores do evento são: Uranos; Anônima; Makai; AL2; Vereador Alberto Braga; Pacific Beach; Pipeline; Litoral 655; K & K; Overboard; Star Point; Hot Water; Backwash; Tent Beach; Billabong Salvador; KYW e Drill. As provas são homologadas pela Association of Surfing Professionals (ASP), ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf).

Billabong Pro Teem Claro 2005
(Encerramento da Seletiva Sul-Americana Pro-Junior)
Barravento – Salvador Bahia
Campeão: Leandro Bastos (BRA – SP)
Vice-campeão: Tomas Hermes (BRA –SC)

Brasileiros campeões do Mundial Pro-Junior da Austrália
Pedro Henrique – 2000
Adriano de Souza – 2003
Pablo Paulino – 2004 e 2007

Ranking da Seletiva Sul-Americana Pro-Junior 2009 (após 2 etapas)
1) Miguel Pupo (SP) 1470
2) Jerônimo Vargas (RJ) 1460
3) Alejo Muniz (SC) 1400
4) Caio Ibelli (SP) 1400
5) Alex Ribeiro (SP) 1230
6) Luel Felipe (PE) 1220
7) Magno Pacheco (SP) 1220
8) Franklin Serpa (BA) 1130
9) Ian Gouveia (SC) 1110
10) Marco Fernandez (BA) 1010

Feminino
1) Diana Cristina (PB) 2000
2) Gabriela Leite (SC) 1720
3) Camila Cassia (SP) 1340
4) Barbara Segatto (ES)1230

Yordan Bosco (DRT BA 2992) e Camile Maltez
(71) 3393-8653 / 9984-2077 / 9938-2116
camilemaltez@gmail.com / yordanbosco@gmail.com

Assessoria de Imprensa ASP South America:
João Carvalho
(48) 9988-2986 ou (021-48) 3206-3788
joao@aspsouthamerica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *