Prefeitura e Conder discutem remoção de famílias do aterro sanitário de Ilhéus
Setrans amplia ações com foco na educação para o trânsito
“Piaba é do Caribe” em cartaz no TMI neste final de semana
Prefeitura e Conder discutem remoção de famílias do aterro sanitário de Ilhéus
Com o intuito de conscientizar as famílias que ainda insistem em morar no aterro sanitário de Itariri, situado na zona norte de Ilhéus, técnicos das secretarias de Planejamento, Assistência Social, Saúde e Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Saga Engenharia e da Marquise se reuniram com a comissão de catadores de lixo, no salão nobre do Palácio Paranaguá. Além da discussão da remoção dessas famílias foi ainda tratado o andamento dos trabalhos do projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário consorciado com o município de Uruçuca. Outra reunião está prevista para o dia 17, no aterro sanitário.
Durante a reunião foi apresentado um plano de trabalho mostrando novas ações que estão sendo implementadas. A assistente social da Secretaria de Planejamento de Ilhéus, Emanuela Spínola, disse que alguns dos exemplos são melhorias nos acessos internos a partir da BA-262 com intervenções em pontos críticos. A área destinada à descarga do lixo hospitalar está isolada e com acesso controlado. “A sinalização está sendo confeccionada. Em paralelo a isso já estamos processando o transporte do lixo depositado de forma irregular por toda a era do aterro sanitário para o interior da célula, assim como a regularização em camadas”.
No âmbito de medidas implantadas entre a Prefeitura de Ilhéus e a Conder estão a orientação aos catadores de lixo sobre o plano de trabalho proposto. Dentre elas estão a implantação da área de catação, proibição do acesso ao lixo orgânico de crianças e adolescentes em função do movimento de máquinas e veículos pesados, o que pode ocasionar riscos de acidentes. A assistente social Maria Marta Carvalho, da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, lembrou que “vamos contar com a colaboração dos catadores para não colocar ao longo das vias de acesso internas sacos com produtos para reciclagem o que pode dificultar o tráfego de veículos automotores”.
Criação de cooperativa – Além do plano de ação social, gestão de resíduos sólidos e economia solidária, os técnicos avançaram no modelo para implantar de forma imediata o projeto voltado para o associativismo. A proposta é apoiar e orientar os catadores de lixo visando ingressar no mercado formal de trabalho com a criação de cooperativa. Para isso, eles vão buscar experiência em grupos similares, sendo uma das primeiras visitas será no município de Vitória da Conquista que já vem dando resultados positivos.
A pedagoga Ana Cristina da Purificação, da assessoria técnica da Conder, disse que a remoção das famílias do aterro sanitário é uma ação antiga e vem sendo amplamente discutida com os catadores da localidade desde o ano passado quando foi iniciado o projeto de requalificação do aterro sanitário compartilhado. “O objetivo é recuperar o aterro sanitário e permitir que as famílias que vivem no local voltem para suas casas e passem a utilizar o espaço como ponto de apoio para separar e armazenar o que for retirado para seu sustento”. No local moram 66 famílias, totalizando 146 pessoas entre adultos, crianças e adolescentes.
O projeto prevê a recuperação dos mananciais que ficam no entorno do lixão, a exemplo da lagoa e do rio comprometidos em decorrência do chorume. Recentemente, prefeitura de Ilhéus e a Conder realizaram ações de saúde no local com o intuito de oferecer atendimento medico às famílias que sobrevivem com a extração de lixo no Itariri. Dentro do projeto estão previstas ações sociais com o fim voltado à inserção. Essa etapa é denominada de projeto de inserção social dos catadores e planejamento da ação cidadania que consiste na emissão de documentos para as pessoas que sobrevivem do lixão.
Setrans amplia ações com foco na educação para o trânsito
Promover a educação no trânsito em Ilhéus é um dos focos da atual gestão municipal, que por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito vem implantando uma série de medidas para conscientizar motoristas e pedestres. Com a municipalização do trânsito, formalizada após convênio com o Departamento de Trânsito (DETRAN) os agentes de trânsito passaram a ter poder de polícia e já estão realizando os autos de infração. Paralelo ao início das notificações, que são feitas por sistema on line, o governo tem investido em constantes capacitações visando reciclar o agente e evidenciar sua importância no trânsito.
A reciclagem, de acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas está inserida num programa de educação continuada implantado pela gestão municipal. No próximo dia 24 os agentes participam do curso de atendimento ao cliente, que também é voltado para os profissionais que atuam diretamente no receptivo de turistas. O curso é promovido pelo SENAC em parceria com a Secretaria de Turismo e será ministrado no auditório da Justiça Federal. Já nos dias 26, 27 e 28 os agentes participam do curso de análise de recursos de infração de trânsito na Fundação Cultural ministrado por representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O objetivo deste curso, que terá o total de vinte horas e dá direito à certificado, é qualificar o agente para o preenchimento correto, evitar abuso de poder e ou o descumprimento das notificações e multas, caso seja necessário. O secretário acrescentou ainda que a multa é o último recurso educacional que a autoridade de trânsito possui, “e por isso deve ser utilizado com conhecimento e respeitando as orientações do Código brasileiro de trânsito. A municipalização, neste sentido, não tem o objetivo de gerar uma indústria de multas, e sim de contribuir para um processo mais incisivo de fiscalização visando sempre a educação no trânsito”.
Balanço – Paralelamente ao trabalho realizado nas ruas, a Setrans continua realizando palestras tendo como foco a educação no trânsito. Nesta quarta-feira (14), alunos da 1ª série do Colégio São Jorge. De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da Setrans, Valério Bonfim, a meta da secretaria é que todos os quinhentos alunos da escola participem da palestra, que pode ser solicitada por escolas, associações de bairros, entidades e demais interessados. Além das atividades nas escolas, a Setrans continua ministrando curso sobre direção defensiva para todos os todos os permissionários que trabalham com transporte na prefeitura de Ilhéus. Nesta quinta-feira (15) uma nova turma, formada por taxistas, inicia o curso a partir das 18 horas no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, na Av. Itabuna.
“Piaba é do Caribe” em cartaz no TMI neste final de semana
Neste final de semana (17, 18 e 19), o comediante baiano Renato Piaba voltará ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para dar mais um show de humor, agora com o espetáculo “Piaba é do Caribe”. O espetáculo, que tem produção de Ari Rodrigues e começará sempre às 20 horas, vem lotando diversos teatros brasileiros. No último dia 23, por exemplo, o comediante deu início a uma nova temporada no Rio de Janeiro, passando a se apresentar no Teatro ‘Grandes Atores’, no Barra Square, após vários meses no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea. Os ingressos para o espetáculo “Piaba é do Caribe”, nos dias 17 e 18, custam 30 reais, inteira, e 15 reais, meia. A montagem será beneficente na 2ª feira, dia 19, quando a entrada única custará 15 reais e mais 1 quilo de alimento não perecível.
“Fazer teatro na Bahia não é fácil. Montar um espetáculo de humor sozinho em um palco é ainda mais difícil. Porém, eu sempre gostei de grandes desafios. Há doze anos, fui picado pelo bichinho do teatro e abandonei tudo para me dedicar ao humor”, revela Renato Piaba, que é hoje um dos comediantes que mais fazem shows no Nordeste. Com dez anos de carreira, o artista tem 50 anos, é formado em Educação Física e começou a fazer humor ainda menino, brincando com amigos de infância. Depois passou a se destacar nas academias em que dava aula.
Seu primeiro trabalho como profissional foi “Salve-se Quem Puder”, dirigido por Fernando Guerreiro. Depois veio “Traumas e Risos”, com textos e direção do próprio Renato, e “Traído, mas quem não é?”, com direção de Felinto Coelho. O quarto foi “Tudo a meia luz”, com direção de Sônia de Brito. Logo depois, foi apresentado “O contador de estórias”, inspirado no Filme Forrest Gump.
Teve ainda “Dr. Piaba – Ginecologia e Urologia” e “Dr. Piaba atende pelo SUS”. Em 2002, foi realizado o show “Piaba para Presidente”, onde o artista conta, com muito humor, o cotidiano da política brasileira. Como não podia faltar, em janeiro de 2003, Piaba faz uma homenagem a maior festa popular do mundo, o Carnaval, com seu show “Piaba Folia”. Na seqüência, dois de seus mais inovadores trabalhos: “Na Cama com Piaba” e “Intimidade.com”. Renato já gravou 1 CD (Traumas e Risos) e três DVDs (Loucuras de Verão, Dr. Piaba e Na Cama com Piaba).
Programação – No bojo da programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o público regional poderá conferir ainda este mês os seguintes espetáculos: “Pluft, o fantasminha”, dias 17 e 18, às 17 horas; “Desfile Beneficente” do Lions Club Ilhéus-Centro, no dia 20, às 20 horas; Show da cantora Brena Gonçalves, no dia 22, às 19h30min; “Encontro de Corais da Uesc”, no dia 24, às 19 horas; “O menino que queria parar o tempo”, dia 25, a partir das 17 horas; “Espetáculo de Dança de Salão”, dia 28, às 19h30min; “Audição de música”, dia 29 de outubro, a partir das 19h30min; e “Pretas por ter”, dias 30, 31 e 1º de novembro, às 20 horas.