Na sessão de ontem (13), a Câmara de Vereadores de Ilhéus estabeleceu uma comissão para tratar de assuntos relacionados aos salva-vidas que trabalham nas praias ilheenses. Com a proximidade do verão, as praias de Ilhéus passam a receber cada vez mais banhistas (turistas e nativos), e isso faz com que seja necessária a contratação de mais salva-vidas, haja vista que atualmente o número de profissionais da área é pouco.
Para integrar a comissão foram nomeados os vereadores Marcos Flávio, Tarcísio Paixão e Valmir Freitas. “Com a chegada do verão, as praias de Ilhéus ficam cada vez mais lotadas, e só através dos salva-vidas os banhistas se sentirão mais seguros, mas para isso é preciso que o número de profissionais seja de acordo a necessidade”, destacou o vereador Marcos Flávio. Já o vereador Valmir Freitas argumentou que “a necessidade de salva-vidas não é apenas no verão. Somos uma cidade litorânea e nordestina, aqui faz calor durante todo o ano e, portanto, as praias têm grande movimentação durante todo o ano”.
No dia 30 de setembro a Associação dos Salva-Vidas de Ilhéus e Sul da Bahia (ASVISUBA), através de José Joaques Silva (foto), ocupou a tribuna da Câmara e explanou sobre o perigo das praias ilheenses, além disso, pediu o aumento no número de profissionais nas praias da cidade.
A ASVISUBA também lembrou que em verões anteriores quando o contingente de salva-vidas era menor do que o necessário, os salva-vidas tinham uma imensa dificuldade para acompanhar os banhistas nos quase 100 km de praia. Com a formação da comissão, os três edis irão acompanhar todo processo que envolverá a contratação de novos salva-vidas.
Projetos Votados
Também na tarde de ontem foram votados importantes projetos que irão contribuir com a população ilheense. De autoria do vereador Professor Gurita, o Projeto de Lei nº 079/2009 dispõe sobre a instituição de aulas de educação física nas Escolas Municipais, que a partir de agora serão ministradas em turno oposto para os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio.
Já o Projeto de Lei de nº 080/2009, também de autoria do Professor Gurita, dispõe sobre o servidor que for eleito mediante voto popular ou nomeado pelo executivo municipal para exercer os cargos de diretor e vice-diretor de quaisquer escolas do município de Ilhéus. De acordo com o projeto, estes profissionais deverão regressar para a escola de origem após o término de seu mandato. Os dois projetos foram prontamente aprovados em primeira e segunda votação e redação final. Agora eles seguem para o executivo municipal para a sanção do prefeito Newton Lima.