I Encontro e Torneio de Escolinhas de Futebol de Ilhéus foi um grande sucesso
Segue programação de adesão à nota fiscal eletrônica em Ilhéus
Ilhéus promove atividades educativas e preventivas sobre a saúde bucal
Alunos da rede estadual apresentam espetáculo no TMI nesta 4ª feira
I Encontro e Torneio de Escolinhas de Futebol de Ilhéus foi um grande sucesso
Cerca de 380 meninos de 12 a 14 anos participaram durante todo o dia de ontem (12) do I Encontro e Torneio de Escolinhas de Futebol de Ilhéus, promovido pela Prefeitura Municipal e realizado no Estádio Mário Pessoa. O evento, que contou com a participação direta da Secretaria de Esporte e Cidadania, Maramata e Secretaria de Assistência Social, teve como vice-campeã a equipe Flor do Cacau e como grande vencedora a equipe Marcos Garcia I. Durante a abertura, houve hasteamento de bandeiras, execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar e desfile das representações participantes.
Além de uma bicicleta, a escolinha campeã recebeu o Troféu Raymundo (Mundinho) Diógenes Campos, que homenageou o ex-diretor e ex-jogador de futebol da Seleção de Ilhéus, falecido no primeiro semestre deste ano. Já a equipe vice-campeã foi reverenciada com medalhas. O I Encontro e Torneio de Escolinhas de Futebol de Ilhéus foi marcado ainda por um grande sorteio de brindes, incluindo quatro bicicletas, e pela distribuição de lanches e refrigerantes.
Na abertura do evento, o secretário de Esporte, Ivanilton Lima, reafirmou o compromisso do prefeito Newton Lima com a prática esportiva e, sobretudo, com a formação de uma juventude sadia. “O esporte continua sendo um dos melhores instrumentos para trabalharmos junto aos nossos jovens valores como a solidariedade, a fraternidade e o compromisso com o surgimento de um mundo melhor”, acrescentou. Já o diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, lembrou a relação do prefeito Newton Lima com o esporte. “Infelizmente, ele não pôde comparecer, uma vez que precisou fazer uma viagem a Salvador. No entanto, pediu para que nós destacássemos o seu desejo de aumentar ainda mais o número de eventos voltados para o fortalecimento do esporte em Ilhéus”.
Destaques – O I Encontro e Torneio de Escolinhas de Futebol de Ilhéus, cuja abertura também foi prestigiada pelo secretário de Assistência Social, Augusto Macedo, teve como artilheiro Tales Renato, da equipe Marcos Garcia II; melhor goleiro, Wellington Barbosa, também da Marcos Garcia II; e como melhor jogador do certame, Vinícius Nascimento, do Impacto II. O secretário Ivanilton Lima afirma que, após o recebimento de vários pedidos, a idéia é realizar outros eventos semelhantes, “agora contemplando novas faixas etárias”, completa. A abertura do torneio foi transmitida ao vivo pela Rádio Santa Cruz, dentro do Programa Bate-Bola, comandado pelo radialista Bira Madureira, que em 2009 completou 26 anos de atividade profissional sempre a serviço do esporte ilheense.
Equipes na abertura do torneio – Foto:Mary Melgaço
Entrega do troféu ao capitão da equipe campeã – Foto: Clodoaldo Ribeiro
Segue programação de adesão à nota fiscal eletrônica em Ilhéus
Segue até o fim de outubro o período de cadastramento para que algumas categorias de serviços possam integrar o novo sistema de emissão de notas fiscais implantado pela atual gestão municipal. O sistema de Nota fiscal eletrônica (NF-e) já é uma realidade em muitos municípios do país e permite emitir e armazenar documento eletronicamente com o objetivo de registrar as operações de prestação de serviços, substituindo as notas fiscais de serviços convencionais.
Desde o dia 1º estão sendo convocados à comparecer no setor de Tributos da Prefeitura Municipal, prestadores de serviços de coleta, remessa ou entrega de correspondências, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agências franqueadas; courrier e congêneres. Também fazem parte deste cronograma prestadores de serviços de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza; Serviços de medicina e assistência veterinária e congêneres; Serviços de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilância e congêneres e de diversões, lazer, entretenimento e congêneres.
Até o fim de dezembro, prestadores de serviços de outras categorias deverão comparecer ao setor, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, centro, para realizar o procedimento. No Portal da NF-e lançado pela Prefeitura de Ilhéus na internet (http://ilheus.emaiss.com.br/) é possível realizar a emissão, impressão, reimpressão e cancelamento das notas eletrônicas, a geração automática da guia de recolhimento do ISS, o acompanhamento do pagamento das guias emitidas, a verificação da autenticidade das NF-e, a consulta a créditos, dentre outras funcionalidades. Lá, também pode ser visualizada a tabela de adequação à NF-e.
Benefícios – Eliminação dos erros de cálculo, preenchimento e registro de documentos de arrecadação, redução dos custos de talonário e sua impressão, de custos de aquisição de papel e de armazenamento de documentos estão entre os benefícios gerados pela implantação da NF-e em Ilhéus, de acordo com o chefe do setor tributário da prefeitura de Ilhéus, Luís Melo. Através da nota fiscal eletrônica também é possível incentivar o relacionamento eletrônico com clientes, eliminar a AIDF e a escrituração eletrônica dos livros fiscais, possibilitando maior agilidade ao trabalho do contador, assim como maiores recursos para o gerenciamento das notas fiscais emitidas e recebidas.
Ilhéus promove atividades educativas e preventivas sobre a saúde bucal
Em comemoração ao Dia do Dentista que transcorre este mês, a Secretaria de Saúde de Ilhéus, através do departamento de saúde bucal promove diversas atividades educativas e preventivas. Este ano, além de ações programadas será realizada em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia e 6ª Dires uma programação voltada à saúde bucal envolvendo Agentes Comunitários de Saúde nos Programas Saúde da Família. Os trabalhos se estendem até o mês de novembro.
A secretária Marleide Figueiredo diz que dentre as questões programadas estão a orientação e informação ou até mesmo acompanhar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis nas unidades com equipe de saúde bucal. “Em situações de risco de dor, edemas, hemorragias, lesões de lábios, língua, mucosas e de cáries visíveis, pessoas acamadas ou com dificuldades motoras que impossibilitem ou dificultem a higiene oral”.
Segundo Carlos Ocké, diretor do departamento de saúde bucal da secretaria municipal de Saúde, “por ser o agente comunitário o mensageiro da saúde em sua comunidade, tendo como princípios básicos a confidencialidade e o bem-estar da coletividade, visto que cada um deles deve acompanhar no máximo de 750 pessoas, isso faz com que ele possa manter a unidade da equipe bem informada de toda e qualquer situação que requeira atitude técnica e ou profissional”.
Capacitar agentes comunitários – Carlos Ocké relata que “com isso, a preocupação da atual administração de Ilhéus em instituir a ampliação ao acesso à prevenção das doenças bucais e capacitação dos agentes comunitários de Saúde pelos cirurgiões-dentistas do município para a educação, prevenção e promoção na saúde bucal é de fundamental importância”.
A seu ver, o agente comunitário de Saúde é antes de tudo alguém que se identifica em todos os sentidos com a sua própria comunidade. “Ser agente de saúde é ser o elo entre as necessidades de saúde da população, facilitando muitas vezes o intercâmbio entre a população, os profissionais e os serviços da saúde. Para pensar e agir é preciso ter certeza. E tal certeza está na luta diária na qual se acredita ser possível que uma pequena mudança feita com qualidade e dirigida a um objetivo em comum seja capaz de operar grandes mudanças quantitativa e qualitativamente”.
A profissão de agentes comunitários de Saúde foi criada pela lei número 10.507, de 10 de julho de 2002 e seu exercício acontece exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (Sus), sob a supervisão do gestor local em saúde integrando as equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programas Saúde da Família. De acordo com a portaria ministerial suas atribuições são voltadas para saúde bucal, a exemplo de desenvolver atividades de promoção de saúde, prevenção de doenças e agravos, por meio de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade.
Alunos da rede estadual apresentam espetáculo no TMI nesta 4ª feira
Dezesseis alunos da rede estadual de ensino, moradores das comunidades do Salobrinho e do Alto do Basílio apresentam nesta quarta-feira (14), às 17:30, o espetáculo teatral ‘O Reino das Águas Cristalinas – Um conto de fadas’. Todos eles integram o Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), uma iniciativa do Governo do Estado que visa proporcionar reflexões sobre a importância do ato de ler e fomentar o desenvolvimento de suas diversas expressões no currículo escolar, estimulando não apenas o ato de leitura nos ambientes escolares, mas, sobretudo a produção literária.
O espetáculo conta a história de Sâmara e de suas bonecas: Nina e Anin, que, juntas, vivem no Reino das Águas Cristalinas. Sâmara é filha do Rei e está prestes a se casar, gerando grande expectativa e muitos preparativos. Porém, o dragão Inominattos, cheio de inveja, vai fazer de tudo para tentar impedir este casamento. Quem entra em cena é um forasteiro que vai tentar acabar com o dragão e conseguir a mão da bela princesa. O texto é de Rosenilton Santos e a produção é da Casa Camarim. Já a coreografia é do Ballet Conexão e a direção geral do espetáculo é da atriz e cordelista, Janete Lainha.
Para Janete Lainha, a peça traz grandes ensinamentos se utilizando da linguagem figurada do conto de fadas. “A criança que tem maior acesso à mais estímulos intelectuais, como por exemplo atividades envolvendo arte, a dança e a música, vê a peça de forma mais atenta, absorvendo com maior facilidade as lições de vida mostradas nos espetáculos”. A entrada custa um quilo de alimento não perecível