Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus encerra campanha contra osteoporose nesta sexta-feira

Torneio de futebol entre escolinhas mobiliza Ilhéus no Dia das Crianças

Ilhéus amplia sua participação no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Agentes de trânsito iniciam aplicação de notificações com sistema on line

Unidades móveis odontológicas intensificam atendimento na sede e na Zona Rural de Ilhéus

Ilhéus encerra campanha contra osteoporose nesta sexta-feira

Iniciada no mês de setembro, a campanha contra osteoporose deflagrada pela Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Trabalho, vem percorrendo as principais unidades básicas de saúde visando realizar o diagnóstico precoce e garantir o tratamento gratuito da osteoporose. A campanha tem como público-alvo pessoas com idade acima de 40 anos e acontece também nos PSFs nos turnos da manhã e da tarde. Nesta quarta-feira (07) o atendimento foi realizado nos PSFs I e II do bairro Nelson Costa, já na sexta-feira (09) a campanha se encerra com atendimento na Unidade Básica de Saúde Herval Soledade, no Pontal.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho também vem realizando o exame em parceria com a saúde, que disponibilizou uma equipe. O exame é realizado paralelamente ao cadastramento do transporte gratuito para os idosos, realizado na seda da secretaria, nas terças e quintas-feiras, durante o horário de funcionamento, das 8h às 14h. De acordo com o secretário da pasta, Augusto Macedo, “o contato diário com o público-alvo é um fator de grande importância para auxiliar na realização da triagem, facilitando o trabalho de diagnóstico e tratamento da doença”.

De acordo com a secretaria de Saúde do município, Marleide Figueiredo, o exame é simples e tem duração média de 5 minutos. “É importante que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce visando a prevenção da doença. Porém, caso seja necessário, o tratamento também será disponibilizado gratuitamente”. A osteoporose é uma doença óssea metabólica, cuja fratura é sua principal manifestação clínica. A doença está ocasionada com a diminuição da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura.

Torneio de futebol entre escolinhas mobiliza Ilhéus no Dia das Crianças

Já estão inscritas 23 escolinhas de Ilhéus que vão participar do primeiro torneio de futebol que acontece dia 12, a partir das 8 da manhã, no estádio Mário Pessoa. O secretário de Esporte e Cidadania, Ivanilton Lima, diz que a novidade este ano é a participação de escolinhas formadas por índios, de representantes da zona rural e outra com adolescentes do município de Itacaré. A inscrição que se encerra nesta sexta-feira (9) continua aberta na sede da secretaria, situada no 5º andar do Anexo de Secretarias, rua Santos Dumont, centro, enquanto os coordenadores da zona sul devem se dirigir à sede da Maramata, bairro Nova Brasília, prolongamento da avenida Lomanto Júnior.

Coordenado pela Secretaria de Esporte e Cidadania e apoio da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), o torneio envolve jovens, adultos e grupos de terceira idade e é dedicado às crianças. Um dos objetivos é proporcionar lazer e entretenimento entre os jovens e estimular os pais a incentivar seus filhos a praticar atividades esportivas. A tabela e o horário dos jogos serão divulgados esta semana.

O secretário Ivanilton Lima garante que o público irá encontrar no local infra-estrutura montada contando com plantão de equipe de saúde formada por médico, enfermeiros e ambulância, serviço de proteção ao menor, linhas regulares de transporte coletivo com ordenamento no trânsito nas proximidades do estádio, apoio da polícia militar e guarda municipal e espaço reservado para a venda de lanches, refrigerantes e doces.

Segundo ele, além do torneio de futebol envolvendo escolinhas o estádio Mário Pessoa vai abrigar atividades de conscientização voltadas para chamar atenção da população com relação à reciclagem de lixo, a proliferação da dengue, preservação do meio ambiente, entre outras ações. Para isso, serão realizadas oficinas com brinquedos e fantoches.

Ações da Maramata – O presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, ressalta que técnicos ligados ao meio ambiente foram convidados para proferir palestras. Além disso, a entidade irá distribuir cartilhas ecológicas com enfoque para fabricação de sabão caseiro (aproveitando óleo de cozinha) e de folders, entre outras ações conscientizadoras.

Ilhéus amplia sua participação no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Embora a Prefeitura de Ilhéus tenha cumprido integralmente todos os requisitos para se capacitar junto ao Projeto “Minha Casa, Minha Vida”, desenvolvido pelo Governo Federal, diante de informações contraditórias surgidas esta semana, o prefeito Newton Lima esteve na manhã de ontem, dia 06, na Caixa Econômica Federal, em Itabuna, tendo a superintendência confirmado que o município de Ilhéus encontra-se totalmente apto para atender todas as exigências do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, inclusive com o aumento das unidades residenciais, por ter cumprido integralmente com todas as demandas exigidas pelo projeto.

Em Ilhéus, as inscrições para o programa ‘Minha Casa Minha Vida’, foram encerradas em 30 de julho, tendo sido inscritas 6.700 pessoas, sendo a maioria dos interessados do sexo feminino e jovens. Em seguida, a Secretaria de Assistência Social encaminhou toda a base de dados do cadastramento realizado para a Caixa Econômica Federal, que se responsabilizará pela escolha dos beneficiados atendendo critérios de seleção determinados pela política nacional de habitação social.

Segundo informou a superintendência da CEF ao prefeito Newton Lima, o município de Ilhéus, inicialmente seria beneficiado com 2.800 unidades, quantitativo que pode ser ampliado devido a demanda do programa. “Fui informado que temos todas as possibilidades de sermos contemplados com mais mil unidades, totalizando então, 3.800. Já temos aprovadas na Prefeitura, inclusive com licenciamento ambiental o projeto de construção de 496 casas que serão construídas no Iguape e 304 unidades na rodovia Ilhéus/Itabuna, no Banco da Vitória”.

Esclarece o secretário de Planejamento, Paulo Goulart, que além de atender todas as exigências do programa “Minha Casa, Minha Vida”, vários outros projetos para buscar recursos e investimentos para o município de Ilhéus se encontram em tramitação em diversos órgãos do Governo Federal, “e todos eles cumprem prazos e exigências legais para que não tenhamos nenhum tipo de problema nas suas execuções”, afirmou.

Agentes de trânsito iniciam aplicação de notificações com sistema on line

Após participar de treinamento com aparelhos, tipo palm, que vão auxiliar na realização do auto de infração, substituindo o papel e caneta, os agentes da Secretaria de Serviços Urbanos Transporte e Trânsito de Ilhéus já iniciaram as notificações on line. Desde o último dia 16, quando foi firmado convênio com o Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), permitindo acesso irrestrito ao banco de dados do DETRAN visando o intercâmbio de informações e a aplicação de notificações e multas, o município de Ilhéus passou a ter ‘poder de polícia’ estando apto a realizar notificações e multas.

Desde o último sábado (03) os agentes de trânsito do município agindo nas principais vias da cidade. Além de notificar e multar, a Setrans continua realizando o trabalho educativo visando incentivar o motorista a manter uma postura defensiva no trânsito. Segundo explicou o coordenador de Educação para o Trânsito da secretaria, Valério Bonfim, “nesta primeira etapa, a Setrans está realizando notificações de infrações de conduta, a exemplo da falta do uso de cinto de segurança ou falar ao celular dirigindo, por exemplo,”.

Ilhéus é primeira cidade da Bahia a utilizar este sistema online de informações, através do software GCT Mobile, que permite o envio das informações do auto de infração lavrado pelo agente de trânsito no momento da autuação diretamente à empresa responsável pelo gerenciamento, que em seguida encaminha para o DETRAN. De acordo com o analista de sistema da empresa GCT, responsável pelo gerenciamento do sistema, Leonardo Fabri, o software possibilita a geração de dados estatísticos, a exemplo dos horários e locais onde ocorre maior número de infrações, além do acompanhamento em tempo real via internet feito pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Com o suporte de uma mini-impressora móvel, o sistema também permite que o agente imprima o auto de infração com todos os dados necessários inclusive com a foto do veículo para o condutor.

Unidades móveis odontológicas intensificam atendimento na sede e na Zona Rural de Ilhéus

As unidades móveis odontológicas da secretaria municipal de Saúde estarão visitando amanhã, dia 8, a partir das 8 horas, o bairro Nossa Senhora da Vitória, um dos mais populosos da Zona Sul de Ilhéus. O trabalho, que vai até às 17 horas e beneficia distritos e bairros distantes do centro da cidade, é realizado por dentistas e auxiliares, incluindo atendimento dentário de baixa e média complexidades, aplicação de flúor, palestras e distribuição de informativos.

Segundo a programação divulgada pela Secretaria de Saúde, o atendimento prossegue na sexta-feira, 9, no alto do Coqueiro; dia 13, em Búzios; dia 14, na rua Uruguaiana, Malhado; 15, no Novo Ilhéus; dia 16, Horta do Havaí, no Teotônio Vilela, zona oeste; e dia 19, em Ponta do Ramo e Ponta da Tulha.

Continuando, no dia 20 deste mês, a equipe se desloca para Juerana; dia 21, para o posto do São Miguel; dias 22 e 23, para a praça J. J. Seabra (comemoração em homenagem ao Dia do Dentista); dia 26, Princesa Isabel; 27, Japu; dia 28, Maria Jape; 29, Teotônio Vilela; e, dia 30, distrito de Couto.

Reforço – No mês passado, a prestação itinerante de serviços odontológicos ganhou um importante reforço com a entrega de uma segunda Unidade Móvel, totalmente recuperada pela Prefeitura de Ilhéus. Segundo o prefeito Newton Lima, a proposta do novo veículo é intensificar e aperfeiçoar o atendimento que já vem sendo realizado pelas equipes de saúde, aumentando o número de pessoas beneficiadas. Além de receber equipamentos de última geração, o novo odontomóvel passou por uma ampla reforma, que incluiu a recuperação de seu sistema mecânico, pintura e beneficiamentos de funilaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *