Aconteceu ontem (07/10/09), na colônia de pescadores Z19 no Pontal, a primeira reunião de Consulta Pública do projeto MERO-CANAPU que conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Ilhéus, da UESC e do Instituto Floresta Viva. Estiveram presentes os pescadores da comunidade Z19 e demais interessados no projeto, que visa a efetivação do Parque Marinho Municipal da Pedra de Ilhéus para preservação do Epinephelus itajara, mais conhecido como mero-canapu.
Durante a reunião o coordenador do projeto, Gil Marcelo Reuss, prestou contas a cerca das pesquisas realizadas na Pedra de Ilhéus, entre elas: monitoramento dos usos do mar, mapeamento do fundo marinho, levantamento de comunidade de peixes recifais, demarcação dos locais de agregação reprodutiva do mero, e, por fim, a delimitação da área do parque.
No que tange as áreas de delimitação do parque, os pescadores se mostraram bastante favoráveis ao projeto, entretanto, o que mais os preocupam é a devida fiscalização por parte das autoridades competentes.
Pois, muito se fala a respeito da má apropriação dos usos do mar e, por enquanto, nada foi feito.
Esta é a ultima etapa do projeto, que tem como objetivo tomar as decisões de modo democrático. Proporcionando o planejamento participativo do Parque Marinho Municipal da Pedra de Ilhéus. A próxima reunião será na Colônia de Pesca Z34 no Malhado, às 14:00hs do dia 26 de outubro. Compareça e dê sua opinião.