Município de Ilhéus doa área para Sesc construir Colônia de Férias
Comitê de Mobilização contra dengue traça novas estratégias para o verão
Prefeitura promove vários cursos de capacitação na zona rural de Ilhéus
Espetáculos infanto-juvenis marcam a programação do TMI para outubro
Município de Ilhéus doa área para Sesc construir Colônia de Férias
Em atendimento à Lei 3.351, devidamente aprovada pela Câmara de Vereadores, o Município de Ilhéus e o Sesc (Serviço Social do Comércio) assinaram contrato administrativo de concessão de uso de bem público. A doação da área, localizada na Rodovia Ilhéus/Olivença, servirá para a instituição implantar uma Colônia de Férias e Complexo de Lazer destinada à classe dos comerciários. O prefeito Newton Lima ressalta a importância do contrato de concessão visando à criação de um espaço recreativo para a categoria, o que, na visão dele, será importante para fortalecer o comércio ilheense como um todo.
A área doada integra a Fazenda Belo Horizonte e mede trinta mil metros quadrados. Pelos termos do contrato, o Sesc tem o prazo de três anos, a contar da respectiva assinatura, para construir o novo equipamento. A concessão, ainda segundo o documento público, vigorará por 30 anos, exceto se o concessionário der a ela destinação diversa da estabelecida na cláusula segunda (Colônia de Férias). De acordo com o contrato, o concessionário obriga-se a zelar pelo patrimônio municipal, efetuando as manutenções necessárias, responder pelos danos pessoais ou materiais causados a terceiros e observar fielmente o Código Municipal de Posturas.
Se ocorrer a rescisão do presente contrato por qualquer hipótese não prevista pelo mesmo, terá o concessionário direito a indenização, a ser paga pelo concedente, pelos gastos que realizar com a construção, benfeitorias e quaisquer outras despesas destinadas à conservação ou manutenção do imóvel objeto da presente concessão. O contrato será devidamente averbado no Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição da Comarca de Ilhéus, à margem da matrícula nº 16.690.
Comitê de Mobilização contra dengue traça novas estratégias para o verão
Intensificar as ações de mobilização e implantar um sistema de educação permanente nas comunidades fazem parte do foco das ações que serão desenvolvidas pelos órgãos de saúde de Ilhéus que compõem o Comitê de Mobilização Contra a Dengue, que realizou mais uma reunião na tarde desta quinta-feira (01) em uma das salas da antiga Unidade de Saúde CAE 3. A principal preocupação dos integrantes do Comitê é a chegada do verão, período marcado pelo tempo quente e úmido, que costuma propiciar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aaegypti.
Nesta quinta-feira (01) o município recebeu um importante reforço contra a doença, já que o governo do Estado sinalizou o envio de 4.573 capas para tanques e tonéis visando auxiliar o trabalho dos agentes de endemias. A realização de novas capacitações, a melhoria da qualidade do material utilizada pelos agentes, a exemplo das lanternas, implantação de um novo cronograma de mutirões de limpeza e maior cobertura na zona rural também foram outros pontos definidos durante a reunião.
Participaram do encontro representantes da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Departamento de atenção Básica, Infraero, Coordenação de Educação Permanente em Saúde, Diretoria Regional de Saúde (6ª Dires), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Hospital Geral Luís Viana Filho. Juntos esses órgãos integram uma força tarefa que vem elaborando um plano de ação para contemplar o combate à proliferação do mosquito por meio de um acompanhamento efetivo nas comunidades, e principalmente, onde o índice de infestação for considerado acima da média.
Além de discutir as ações que serão implantadas dentro dos próximos dias, o coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Antônio Firmo, apresentou relatório com um diagnóstico das atividades realizadas até o momento, assim como as principais dificuldades enfrentadas pelo município. De acordo com Firmo, o relatório mostrou que “não basta apenas concluir os ciclos de visita, é necessário melhorar a qualidade do serviço dos agentes de endemias, garantindo que os imóveis recebem reforço, principalmente em áreas positivas para a presença do mosquito”. Outro ponto colocado no encontro foi a necessidade de diminuir o déficit de agentes no município, visando contemplar alguns locais que ainda carecem de uma presença efetiva, como a zona rural.
Os bairros Malhado e Teotônio Vilela, assim como boa parte dos altos da cidade continua sendo os pontos que devem receber atenção especial, já que dos 4.715 casos notificados até o momento, 37% estão concentrados nessas áreas. Na opinião da secretaria de saúde do município, Marleide Figueiredo, a conscientização da população sobre a doença continua sendo a principal ‘arma’ contra o mosquito. “Nosso objetivo é criar instrumentos tanto para chamar a atenção dos proprietários de domicílios que possuem o foco, como valorizar os que estão contribuindo para diminuir a proliferação do mosquito. Para isso, vamos solicitar, novamente, o apoio de lideranças comunitárias e de bairros que serviam de agentes multiplicadores”.
Prefeitura promove vários cursos de capacitação na zona rural de Ilhéus
Com a finalidade de estimular a produção agrícola familiar, notadamente para os pequenos produtores da zona rural do município, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior da Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e Sindicato Rural, vem promovendo diversos cursos de capacitação, contando sempre com o apoio das associações de moradores das localidades beneficiadas. Izidoro Gesteira, titular da pasta, adianta que os cursos, pela sua grande aceitação, vem sendo reivindicado por vários distritos, vilas e povoados, “uma vez que tratamos os temas de forma simples, podendo cada um desenvolver suas atividades e assim melhorar significativamente a renda familiar”, afirmou.
No mês de setembro passado, por exemplo, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior ministrou curso de cultivo de seringueira na comunidade de Santo Antônio; de criação de galinhas caipiras na Lagoa Encantada; cultivo de cacaueiro em Cururutinga (Vida Serena); Apicultura no Assentamento Fábio Henrique, e o de piscicultura na localidade do Retiro. Os participantes dos cursos, diz Gesteira, recebem um kit contendo boné, caneta, livros didáticos, papel, pasta e ainda alimentação.
Para este mês de outubro, continua o secretário, já estão agendados os seguintes cursos de capacitação: enxertia e poda de cacaueiro no Rio de Engenho; criação de galinhas caipiras em Cururutinga e Areia Branca; Piscicultura na Lagoa Encantada; Apicultura em Repartimento, e criação de galinhas caipiras no Retiro e Ponta do Cedro.
Espetáculos infanto-juvenis marcam a programação do TMI para outubro
A programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de outubro traz como diferencial uma série de eventos destinados ao público infanto-juvenil em função do Dia da Criança, comemorado em todo o país no próximo dia 12. Hoje (2), por exemplo, a programação destacou o espetáculo “Auto do Boi da Cara Preta”, apresentado às 10 e às 15 horas, com texto de Romualdo Lisboa e direção de Tânia Regina.
O diretor do TMI, Luciano de Lucas, chama atenção para o fato de que, excepcionalmente, além da programação normal de eventos, o espaço também será palco de diversos outros espetáculos infanto-juvenis destinados aos alunos da rede pública e particular de ensino. “Ressaltamos, apenas, que esses eventos não estarão abertos ao público em geral, mas somente às crianças e adolescentes indicados pelas escolas participantes”, esclarece, acrescentando que os espetáculos fazem parte do Projeto “A Escola vai ao Teatro”, que visa formar e consolidar novas platéias.
Neste mês de outubro, a programação desses espetáculos é a seguinte: “O gato Malhado e a andorinha Sinhá”, dia 5; “Os Saltimbancos”, dias 6, 7 e 8; “Mostra de Talentos do Colégio São Jorge, dia 9; “Cangaço”, dia 13; “O Reino das Águas Cristalinas”, dia 14; “Dia do Professor”, dia 16.
Programação – No bojo da programação normal do Teatro Municipal de Ilhéus, o público regional poderá conferir “Zé Lezin: a saga de um matuto”, nos dias 10 e 11, sempre às 20 horas; “Pluft, o fantasminha”, nos dias 17 e 18, às 17 horas; “Piaba é do Caribe”, dias 17, 18 e 19, a partir das 20 horas; “Desfile Beneficente” do Lions Club Ilhéus-Centro, no dia 20, às 20 horas; Show da cantora Brena Gonçalves, no dia 22, às 19h30min; “Encontro de Corais da Uesc”, no dia 24, às 19 horas; “O menino que queria para o tempo”, dia 25, a partir das 17 horas; “Espetáculo de Dança de Salão”, dia 28, às 19h30min; “Audição de música”, dia 29, a partir das 19h30min; e “Pretas por ter”, dias 30, 31 e 1º de novembro, às 20 horas.