O advogado e ex-deputado estadual Antônio de Almeida Cruz lança o livro Sonhos – Consciência, história e valores na sexta-feira (9). A solenidade será na Academia de Letras de Ilhéus (rua Antônio Lavigne de Lemos, no centro da cidade), às 18 horas. Trata-se de um livro de memórias, em que o autor registra uma emocionante trajetória de vida, do fim dos anos 1920, quando nasceu, passando por Ilhéus, onde fez os estudos médios, a Universidade Federal da Bahia, onde se formou em Direito e, outra vez, Ilhéus. Montou sua banca de advogado e dedicou-se ao magistério, na sua antiga escola, o Ginásio de Ilhéus, já rebatizado de Instituto Municipal de Educação (I. M. E.). No I. M. E. (onde ensinou matemática e psicologia) trabalhou ao lado de educadores da importância de Washington Landulfo, Leopoldo Campos Monteiro, Oswaldo Ramos, Pedro Lima, Horizontina Conceição, Wilson Rosa, João Arbage, Antenor Brown, Simone Cerqueira e Wilson Trindade.
Ainda em Ilhéus, cidade que adotou para viver e constituir família (casado com a também advogada Maria Mendonça), ingressou na política, como vereador (1958) – quando liderou, de fato, uma das bancadas mais respeitadas da história do Legislativo ilheense, em que tinham assento Ariston Cardoso, Raymundo Sá Barreto, Ponciano de Novaes Miranda e outros. Mais tarde, elegeu-se deputado estadual, com atuação igualmente destacada.
Em Sonhos – Consciência, história e valores, editado pela Assembléia Legislativa do Estado, Antônio Cruz “soube unir a vivência das emoções à análise racional dos fatos”, na síntese do professor Jayme Barros, que assina a orelha. Ainda segundo Barros, o autor “circula bem entre o literário e o histórico” e possui a clareza de que “o indivíduo não vive sem seu entorno sócio-histórico-político”. O prefácio de Sonhos … é assinado pelo jornalista Antônio Lopes, ex-aluno de Antônio Cruz no I. M. E.