UESC realiza Simpósio de Engenharia de Produção do Sul da Bahia

O II Simpósio de Engenharia de Produção do Sul da Bahia (SEPROSUL-BA) será promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), o Colegiado de Engenharia de Produção e Sistemas (COLEPS) e o Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e Sistemas (CAEPS) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O evento será realizado de 28 a 30 de outubro, no auditório Jorge Amado.

O II Seprosul-BA tem como objetivo reunir professores, estudantes e profissionais da área, entre outros, a fim de debater, sob a perspectiva geográfica, temas relacionados ao Ensino, Meio Ambiente, Espaço Agrário e Economia. A carga horária é de 30 horas e o certificado será fornecido aos participantes que obtenham, no mínimo, 75% de freqüência.

Novos Profissionais

Nove alunos Engenharia em Produção e Sistemas da UESC que ingressaram na primeira turma do curso, em agosto de 2004, colaram grau dia 25 de setembro. Os novos profissionais detêm competência para organizar e otimizar linhas de produção em indústrias, comércio e atividades de transportes, serviços bancários, hospitalares e de empresas de comunicação, planejamento e controle em órgãos governamentais. Como função básica, cabe aos novos engenheiros elevar a eficiência e a eficácia de sistemas complexos de produção, além do perfil de empreendedorismo.

A cerimônia, realizada no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade, foi presidida pelo reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, com a presença da vice-reitora Adélia Pinheiro, do diretor do DCET, Evandro Sena Freire, além do coordenador do Colegiado de Engenharia, Maruedson Pires Martins, professores, autoridades e personalidades do eixo Ilhéus-Itabuna, país, padrinhos, familiares e convidados.

Ao encerrar a solenidade, o reitor Joaquim Bastos destacou a importância do momento e o fato de ser aquela turma a pioneira. “As dificuldades que vocês tiveram, por ser a primeira turma de um curso, certamente vai refletir em ganhos positivos no momento que aprenderam também a encontrar soluções para os problemas surgidos”.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Começa em Ilhéus seleção pública para agentes comunitários de saúde

Parcerias garantem implantação de projeto de informatização da Biblioteca de Ilhéus

Ilhéus comemora resultados de Conferência e recebe visita de representante do Minc

IV Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora acontece de 4 a 8 de novembro em Ilhéus


Começa em Ilhéus seleção pública para agentes comunitários de saúde

Centenas de pessoas compareceram ao Estádio Mário Pessoa nesta segunda-feira (26) para realizarem suas inscrições visando a Seleção Pública de Agentes Comunitários de Saúde, promovida pela Prefeitura, com apoio da secretaria estadual de Saúde (Sesab) e segundo normas do Governo Federal. Os candidatos concorrerão a 113 vagas para titulares (assumirão os cargos tendo em vista a necessidade do programa no município) e a 225 vagas para a reserva técnica (serão chamados nos casos de substituição dos atuais agentes). As inscrições para a seleção pública, cujas provas estão programadas para o dia 13 de dezembro, são gratuitas e acontecem de hoje (26) a quinta-feira (29) e de 3 a 8 de novembro, sempre das 7 às 16 horas.

A relação de vagas disponíveis por localidades, bem como as demais informações a respeito da seleção e da documentação necessária, está disponível no edital publicado no site do Diário Oficial Eletrônico de Ilhéus (www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/ilheus), no site da Prefeitura Municipal (www.ilheus.ba.gov.br) e em cópias do edital afixadas em murais na sede da Prefeitura Municipal, na sede da Secretaria de Saúde e no Estádio Mário Pessoa. A estimativa da secretaria estadual de Saúde (Sesab) é de que 15 mil pessoas se inscrevam para concorrer as vagas disponibilizadas pelo processo seletivo.

Segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, a seleção se dará em duas etapas, sendo a primeira composta por duas fases: prova objetiva e avaliação de títulos. Já a segunda etapa consistirá na participação e conclusão do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada de 40 horas. Ainda de acordo com o que consta no edital, o interessado ao cargo deve ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental (8ª série) e residir na comunidade para onde concorrerá a vaga. O salário é de R$ 541,04 e jornada de trabalho, de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal. Além disso, o agente também trabalha na promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva e na realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco.

Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos: fotocópia e original de documento de Identidade (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteira de Identidade Profissional), fotocópia e original do CPF; e fotocópia e original de comprovante atual de residência (água, luz ou telefone), emitido nos últimos 3 meses. Já os moradores da zona rural, que não possuam os comprovantes acima listados, devem apresentar inscrição no INCRA ou declaração registrada em cartório de dois moradores da área comprovando residência.

São necessários ainda fotocópia e original de Certificado ou Atestado de Conclusão de Ensino Fundamental, fotocópia e original da Carteira de Trabalho ou outro documento fornecido por Secretaria Municipal de Saúde/Administração, que comprove experiência profissional anterior no exercício de atividades de ACS, quando for o caso; fotocópia e original de documentos que comprovem carga horária em atividades de formação, capacitação, atualização para ACS, expedido por ente público, quando for o caso; fotocópia e original de Laudo Médico para os portadores de necessidades especiais, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência.

Parcerias garantem implantação de projeto de informatização da Biblioteca de Ilhéus

Importantes parcerias com órgãos federais e estaduais vão garantir a Ilhéus a implantação de projeto para a informatização da Biblioteca Municipal. De autoria da diretora da entidade, a bibliotecária Regina Macedo Figueroa o projeto recém-aprovado pelo Ministério do Planejamento solicitou a ampliação da sala para uso do público à internet, bem como a informatização completa da Biblioteca, que passará estar conectada a Rede Mundial de Computadores, permitindo maior acessibilidade dos usuários ao acervo e ampliando os serviços oferecidos à população.

Entre os serviços que serão oferecidos, Regina destaca as aulas gratuitas de informática, já que com a aprovação do projeto que prevê a informatização da Biblioteca, o Ministério do Planejamento enviará para Ilhéus dez computadores completos, um servidor e uma impressora jato de tinta. “Isso representa uma grande vitória do município, tendo em vista a necessidade de ampliar os serviços aos usuários e estimular, principalmente, os estudantes a conhecer melhor o acervo utilizando um novo canal que será a internet”.

Outra parceria, com a Fundação Biblioteca Nacional vai garantir a implantação do sistema que disponibilizará todo o acervo da Biblioteca na internet, fazendo com que o usuário possa fazer consulta aos títulos e renovar o empréstimo de livros utilizando a internet. “A biblioteca precisa acompanhar o processo de digitalização vivido em outras bibliotecas, tendo em vista que o usuário será o principal beneficiado com essas adequações. E dentro deste pensamento, a Fundação disponibilizará gratuitamente o software ‘Bibilivre’, responsável em conectar a biblioteca ao mundo, através da internet”. Recentemente, a biblioteca Pública Municipal de Ilhéus recebeu da entidade trezentos títulos de obras da literatura infantil para aumentar seu acervo.

A implantação do software “bibilivre’ será feita por um técnico da Diretora da Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus, outro órgão que mantêm parceria com o município, a fim de modernizar o acervo e torná-lo ainda mais acessível à população. “Nosso principal objetivo é Facilitar e estimular o acesso à leitura, através de uma pesquisa mais cômoda e facilitada”. Além dessas ações, Regina Macedo acrescentou que a entidade vem realizando uma intensa programação, principalmente nas escolas, visando aumentar o número de visitas à Biblioteca Municipal. “Para tanto, estamos realizando visitas guiadas, exposições e o projeto ‘A hora do conto’ voltado especificamente para o público infantil.

Ainda de acordo com Regina Macedo, os equipamentos para a implantação do projeto de informatização doados pelo Ministério do Planejamento, devem chegar a Ilhéus dentro do prazo de um mês. Dos dez computadores a serem enviados, quatro serão usados para a informatização, seis serão para pesquisas do público à internet e dois serão utilizados para cursos de informática.

Ilhéus comemora resultados de Conferência e recebe visita de representante do Minc

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, recebeu nesta segunda-feira (26) a visita da chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Nordeste, Tarciana Portella, que está em Ilhéus desde o sábado (24), quando participou da abertura da Conferência Territorial de Cultura, promovida pelo Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul do Estado (Faeg – Sul). O evento aconteceu neste fim de semana (dias 24 e 25), no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A representante do Minc/Nordeste, que aproveitou para conhecer a sede da Fundaci e da Casa de Cultura Jorge Amado, fez um balanço positivo do evento, que reuniu vinte e três cidades do Território Sul. “Foi importante perceber o empenho dos municípios do sul e extremo sul da Bahia em construir políticas públicas sólidas para a cultura, unificando os gestores culturais em torno de objetivos comuns”. Ainda de acordo com Portella, através da descentralização desses debates vem sendo possível construir mais políticas culturais e novos mecanismos de participação popular.

Sobre a Conferência Territorial, prévia para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em Ilhéus entre os dias 26 e 29 de novembro, Maurício Corso, que também é presidente do FAEG – Sul, destacou o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, do Ministério da Cultura e do Território de Cidadania Litoral sul para o sucesso do evento. “Cada eixo discutido forma instâncias de consolidação das propostas que vão nortear os trabalhos do encontro estadual”, afirmou Corso, que lembrou ainda que delegados dos 417 municípios baianos, mais representantes de outros estados e do governo federal deverão participar do evento. “Durante três dias Ilhéus será a capital baiana da cultura, e além de ser palco de importantes discussões para fortalecer as bases da cultura, vai gerar mais renda para o município, através do grande movimento que é esperado para o período”.

Conferência Territorial – Cerca de quinhentas pessoas estiveram presentes à abertura da Conferência Territorial de Cultura. Dessas, trezentas participaram dos grupos de trabalho para a formação de propostas baseadas nos eixos temáticos “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”, que foram discutidos no domingo (25).

Além de Tarciana Portella e Maurício Corso, também compuseram a mesa da solenidade de abertura a vice-reitora da UESC, Adélia Pinheiro; o pró-reitor de Extensão da UESC, Raimundo Bonfim; a superintendente de Cultura do Estado da Bahia, Ângela Andrade; a representante do Colegiado do Território Sul de Cidadania, Angelina Anunciação, presidente da Itabunense de Cultura e Cidadania, Cyro de Matos; representante dos Pontos de Cultura e dos grupos afro-descendentes, Luiz Dantas e a representante das Tribos Indígenas, a Cacique Yacuí.

IV Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora acontece de 4 a 8 de novembro em Ilhéus

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus, localizada na avenida Canavieiras, em Ilhéus, estará sediando, no período de 4 a 8 de novembro próximo, o IV Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora, com reuniões, pela manhã, a partir das 8 horas, e a noite, a partir das 19 horas. Com o tema “Gideões em conquista de almas”, o evento será marcado, entre outras, pela presença de cantores e pregadores regionais, nacionais e internacionais.

Entre os cantores, já estão confirmados os nomes de Alexandre Bernardino (Santa Catarina), Vanilda Bordieri e Valquíria Oliveira (São Paulo). Entre os pregadores, Ev. George Andrade (Suíça), pastores Wanderley Caceliano (São Paulo), Junior Souza (Espírito Santo) e Francisco Assis, Alisson Bernardino, Donizete Amorim e Cisínio Bernardino (Santa Catarina), além dos presbíteros Humberto Apóstolo, Michel Ramos e Vagner Lima (Bahia).

FACULDADE DE ILHÉUS ABRE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR

As inscrições para o processo seletivo 2010.1 da Faculdade de Ilhéus estão abertas a partir do dia 26 de outubro, até o dia 14 de novembro. A instituição oferece centenas de vagas nos cursos de Administração e de Ciências Contábeis (reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC), apenas no turno noturno, e para os cursos de Direito, Enfermagem e Nutrição, nos turnos matutino e noturno.
O processo de inscrição para o vestibular pode ser realizado na secretaria da Faculdade, no horário das 8 às 12 horas, e das 14 às 21 horas; na sede da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus – no centro da cidade, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas, ou através do site www.faculdadedeilheus.com.br. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais.
A Faculdade de Ilhéus, com sete anos de existência, é hoje a maior instituição de ensino superior privado do município. A faculdade se credencia pela seriedade e qualidade de seus serviços, e tem recebido o reconhecimento dos próprios alunos e da comunidade regional pelo trabalho profissional. Recentemente, foi concluída a construção de mais um pavilhão de salas de aula, em virtude da expansão de suas atividades.
Exame – Segundo a diretora acadêmica, Sandra Milanesi, a data de realização do exame vestibular está confirmada para o dia 22 de novembro, a partir das 8 horas, na sede própria, situada no km 1,5 da rodovia Ilhéus/Canavieiras (BA – 001). A inscrição no vestibular somente será permitida ao candidato na faixa etária a partir de 15 anos completos.

Desaparecido

Ane enviou uma mensagem usando o formulário de contato em
http://www.ilheusamado.com.br/?q=contact.

Gostaria que dessem um alô para o meu sogro Edson Ciriaco Santos,ele sumiu a uns 3 meses não aparece e não dá noticia, ele prega a palavra nos onibus ruas, tem um distúrbio.
Quem tiver noticia por favor entrem em contato 73-8124-1861 – (73)8807-9286.
Sempre ele falava que ia para Colônia de Una.

CACAUICULTORES LIBERADOS PARA RENEGOCIAR

Os produtores de cacau que têm dívidas com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste ou Desenbahia já podem procurar essas instituições para renegociar seus contratos. Quem informa é o secretário da Agricultura do Estado, Roberto Muniz, que estará na região sul do Estado, nesta terça-feira, 27, para a cerimônia que irá simbolizar o destravamento do PAC do Cacau.
A solenidade terá lugar na Ceplac, a partir das 9 horas, e nela serão assinados, num ato simbólico, três contratos de renegociação. De acordo com a Seagri, todos os cacauicultores já podem procurar os bancos. Ao todo, serão renegociados 4.858 contratos.

www.politicaetc.com.br

Franklin Serpa carimba passaporte para Austrália

O catarinense Alejo Muniz fez uma belíssima campanha na Bahia e levou a taça da categoria Pro Junior no Billabong Eco Festival 2009, encerrado neste domingo, em boas ondas de 1 metro na praia do Jardim de Alah, Salvador.
Na decisão, Alejo superou o baiano Marco Fernandez para embolsar US$ 4 mil e carimbar o título sul-americano.
Fernandez também garantiu a classificação ao Mundial que rola em janeiro, na Austrália.
Na semifinal, ele superou o conterrâneo Franklin Serpa, que também vai ao Mundial. A outra semi foi composta por Alejo e o paulista Gabriel Medina.
Completam a delegação brasileira o paulista Miguel Pupo e os dois melhores colocados no ranking do WQS – no momento o potiguar Jadson André e o paulista Wiggolly Dantas.

Resultado

1 Alejo Muniz (SC)

2 Marco Fernandez (BA)

3 Franklin Serpa (BA)

3 Gabriel Medina (SP)

Waves

Cooptaxi alerta sua frota

Após reunião de Diretoria realizada em 24 de outubro de 2009 para tratar da aferição deste ano, foi deliberado que todos os cooperados deverão comparecer a sede da COOPTAXI nos horários das 09:00h às 11:00h das 13:00h às 17:30h até o dia 06 de novembro com o intuito de atualizar o seu cadastro, com informações tipo: Marca, modelo e ano do veículo; dimensões do pneu; apresentação do certificado da última verificação; informar se houve conserto, quebra de lacre ou rompimento do mesmo; se existe alguma irregularidade ou falha do dígito.
Para que obtenhamos total êxito, é importante que o cooperado providencie a confecção do seu crachá junto a empresa PRISMA BRINDES, situada à Rua Ana Nery, 147 próximo ao escritório da nossa COOPTAXI.

Competência relacional

O QI (Quociente de Inteligência) não é um fator isolado para o sucesso de uma pessoa na vida profissional e na vida privada ou familiar. Hoje, alguém que almeja ser feliz de modo pleno precisa contar com um conjunto de qualidades aplicadas. Trocando em miúdos: deve ser bem preparado intelectual e afetivamente. Precisa ser dotado do chamado QE (Quociente Emocional), que nada mais é do que o jogo de cintura ou a capacidade de se relacionar bem com as pessoas: saber falar, ouvir e argumentar e, sempre olhando direto nos olhos, sem esquivar. Isso parece simples, mas muitas pessoas não equilibram esses fatores em suas vidas. Aquele que fala muito é um chato de galocha, quem só ouve é um mudo e quem não fundamenta seus argumentos não estabelece um diálogo nem expõe as idéias com clareza. E, mesmo fundamentado, é preciso respeitar a opinião do outro, suas limitações.

Ter competência relacional, como se vê, exige algo mais do que preparo intelectual, que, obviamente, é indispensável. Mas, hoje, sem participação, troca de idéias e experiências, otimismo, saber dividir e somar, capacidade de trabalhar em equipe e, por que não, alegria, nenhuma pessoa vai para frente, em qualquer campo. Por mais ‘cabeça’ que seja. Veja um exemplo para ilustrar esse caso. Você conhece dois vereadores, ambos bem preparados. Só que o primeiro mantém um distanciamento humano com seus eleitores, apesar de andar sempre arrumadinho e cheiroso, é seco, nunca tem tempo de ouvir sua comunidade de base, pouco fala no plenário e, quando fala é sempre concordando com tudo, na garantia das benesses. Apesar de sapiente, pouco explora a sua legitimidade. Já o segundo sabe ouvir, é paciente, sabe explicar todo o tramite de um projeto e sua viabilidade de aprovação, é gentil, humano e sempre coerente, justo e ético. Qual dos dois o leitor escolheria? A resposta é previsível. Não há dúvidas de que as pessoas preferem gente objetiva, simpática e comunicativa, o que explica por que a competência relacional anda tão valorizada. No mundo de hoje não basta ser só competente, mas também ter habilidade no trato com o próximo. Não basta apenas conhecimento, há necessidade da coerência, da humildade e equilíbrio emocional. A história nos mostra quantos intelectuais diante de um fato alheio a sua vontade, cai no desespero, em face da falta de equilíbrio, vez que, apesar de bem sucedido, vive num mundo isolado e egoísta.

Não estou dizendo que todo mundo deva fazer marketing pessoal para ser o máximo, ser feliz. Esse é outro assunto. Até porque, infelizmente, tem muita gente que fala muito e nada diz. Com uma boa lábia, essas pessoas podem chegar a algum lugar, conquistar algo, enganar alguém, mas na primeira chuva de verão o verniz de conhecimento e de humanidade desaparece. Ter boa lábia não é se relacionar bem, é enrolar. Com raríssimas exceções, o político profissional é o próprio retrato falado.

O meu recado, ao contrário disso, é que mesmo as pessoas retraídas por natureza, mas que possuam algum conteúdo, devem aprender a se relacionar bem com o próximo. Você pode achar isso impossível, mas não é. Ninguém neste mundo nasce e morre do mesmo jeito. Alguém que não se relaciona bem com os outros pode vir a aprender, seja com um pouco de boa vontade e treino, seja com a ajuda de um terapeuta.

“O temperamento não se muda, de fato, mas o comportamento sim.”
(Jornalista Eduardo Anunciação).

Romper a casca da timidez vale a pena. Toda pessoa merece ser e viver melhor, para o seu próprio bem e o bem dos outros. É fundamental se relacionar bem com as pessoas de todas as origens e formações diferentes e ter capacidade de se adequar as circunstancias da vida, principalmente nas perdas e fracassos, vivendo a vida de uma forma mais leve.

O que levamos da vida, é a vida que levamos!

Elias Reis
eliasreis.ilheus@gmail.com

Vereadores conhecem escritório da BAMIN em Ilhéus

Com o objetivo de conhecer o escritório da Bahia Mineração (BAMIN) em Ilhéus, os vereadores Alisson Mendonça, Carmelita Ângela, Paulo Carqueija, Tarcísio Paixão, Dinho Gás e Bel do Vilela estiveram, ontem (22) pela manhã, com o Gerente Geral de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da Bahia Mineração, Amaury Pekelman.
Na oportunidade, o grupo de vereadores pôde se inteirar sobre o andamento do projeto Pedra de Ferro, que está em fase de licenciamento ambiental, e que quando entrar em operação, vai transformar a Bahia no terceiro estado maior produtor de minério de ferro do país. No término do encontro, o representante da BAMIN afirmou que está à disposição dos legisladores para qualquer esclarecimento sobre o projeto.

PRE reduz em 50% o índice de assaltos a ônibus nas estradas estaduais

A Polícia Rodoviária Estadual de Itabuna reduz em 50% o índice de assaltos a ônibus nas estradas estaduais. A “Operação Repressão roubo a ônibus” é feita durante todo o ano, ao longo das rodovias, em toda a área de jurisdição da Unidade, de forma convencional, porém direcionada. A intensificação do policiamento é nos locais de maior periculosidade. O objetivo da operação é reduzir o número de assaltos a ônibus, nas estradas.
Em 2009, no período de janeiro até a primeira quinzena de outubro, foram registrados 12 assaltos a ônibus intermunicipais. No mesmo período em 2008 foram registrados 24 assaltos.
Para tanto, a PRE realizou em 2008 24 operações e em 2009 já foram feitas 40. A abordagem a ônibus fica a cargo de duas guarnições do TOR – Tático Ostensivo Rodoviário, que tem a missão de zelar pela segurança dos usuários de rodovias e combater a criminalidade. As guarnições também buscam recuperar armas e apreender drogas, para evitar os atos ilícitos nas rodovias.

A abordagem

Além das operações, abordagens a ônibus são realizadas diariamente nos postos da PRE. Os policias fazem abordagens para coibir a ação dos meliantes e dar mais segurança aos usuários de rodovias, aplicando a técnica de abordagem a veículos e a pessoas. Nestas ações, efetuamos a fiscalização de documentos, revista no interior do veículo e também abordagens a pessoas.
Para Diego Abobreira, estudante de nutrição que presenciou uma das abordagens a ônibus realizada na Base TOR é grande a importância deste trabalho tanto para ele quanto para a sociedade. “Além de interessante, necessária por conta da intensa violência que vem ameaçando a vida de muita gente na cidade. Acho muito importante e não me senti constrangido em nenhum momento”, afirma ele.
O sargento PM Ricardo, comandante de uma das guarnições do TOR, explica que o serviço prestado a sociedade é de fundamental importância. Para ele, essas operações trazem mais segurança para a sociedade e também para os próprios policiais. “A visão que a polícia tem é de prestar um excelente serviço a comunidade, de forma respeitosa, de forma educada e no momento necessário, de forma rigorosa prosseguindo sempre dentro da legalidade… inclusive nós policiais, quando estamos de folga, nos sentimos seguros também com essas ações”, disse ele.
O Cap PM Robson Farias, subcomandante da unidade, dá algumas dicas de como proceder, se caso o usuário de rodovia passar por uma situação de assalto a ônibus. “Recomendamos para que não reaja. Em hipótese nenhuma venha a reagir, pois, nós não sabemos como está a condição do criminoso. A primeira oportunidade que tiver, afastado e isolado pra que ninguém perceba, ligue para o 190. Fale rápido: assalto no veículo tal, a roupa do elemento, informe a cor da roupa, estatura, se é alto ou se é baixo, se é claro ou se é escuro, se usa short, bermuda ou calça, de tênis ou de sapatos, o tipo de arma, se puder, se é revólver ou não. O mais importante é mais detalhe que puder passar. Isso é sigiloso. Iremos atuar de maneira rápida e não buscaremos saber quem informou. O que importa é prendermos o criminoso”. Argumenta ele.

Audiência Pública debaterá Concessão do Sistema Rodoviário BA-093

Representantes das esferas públicas estadual, municipal, federal, empresários e sociedade civil vão se reunir, em audiência pública, para discutir a concessão do Sistema BA-093. O evento, organizado pelo Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia), acontece na próxima segunda-feira (26), a partir das 10h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
A idéia é debater e tirar as dúvidas em torno da temática, cujo objetivo é conceder à iniciativa privada o direito de explorar a infraestrutura rodoviária. Em troca, a empresa vencedora fará a recuperação, manutenção, monitoração, implantação de melhorias e duplicação de cada trecho. Ao todo, são mais de 125 quilômetros de seis rodovias da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que serão privatizados.
A audiência vai contar ainda com as presenças dos secretários estaduais de Infraestrutura, João Leão; do Planejamento, Walter Pinheiro e da Fazenda, Carlos Martins, do diretor geral do Derba, Wilson Brito, além de técnicos do International Finance Corporation – IFC, do BNDES e da BM&FBOVESPA.

Antes do leilão, que está programado para o dia 15 de janeiro de 2010, haverá uma segunda reunião. Desta vez, no início do mês de novembro, em São Paulo, na BM&FBOVESPA. E até o dia 17 do próximo mês os interessados podem realizar consultas públicas no site do Derba (www.derba.ba.gov.br), através do link Sistema Rodoviário BA093, disponibilizado no lado direito da página. Além disso, dúvidas, críticas e sugestões podem ser enviadas para o endereço eletrônico consultapublica@derba.ba.gov.br, ou ainda no site www.consultapublica.ba.gov.br.
O edital de licitação será lançado no próximo dia 30 de novembro. Os interessados em participar da concorrência devem portar este documento com suas minutas, além do anexo 2. De acordo com as exigências do edital, sairá vencedora a empresa que apresentar a melhor proposta. O consórcio vencedor deve iniciar as obras de melhoria logo nos seis primeiros meses, executando intervenções no pavimento, acostamentos, sinalização horizontal e vertical e demais itens de segurança, deixando todo o sistema em boas condições de trafegabilidade. Para isso, estima-se um investimento total na ordem de R$ 805 milhões ao longo de 25 anos – período previsto para a concessão –.
O documento prevê ainda que até o terceiro ano de concessão ocorrerá a ampliação da capacidade do tráfego, com a duplicação de 56,2 km, sendo 14,13 km na BA-093; outros 14,14 km na 526; e 28 km na BA-535. Já no quinto ano da concessão acontecerá toda a restauração do Sistema. Até o ano de 2020, este será todo duplicado, beneficiando toda a população da RMS.
“O leilão será efetivado em 15 de janeiro de 2010, com a assinatura do contrato em 17 de março do mesmo ano e intervenções previstas para logo depois. Ao todo, serão seis rodovias beneficiadas com a concessão: BAs 093, 512, 521, 524, 526 e 535, onde serão estrategicamente distribuídas cinco praças de pedágio”, explica o diretor geral do Derba, Wilson Brito, ressaltando ainda que a tarifa básica de leilão é de R$ 3,35 para automóvel.

Mais informações:
23/10/2009
Assessoria Derba
Daniela Sansão / Catiane Magalhães
sansao@derba.ba.gov.br ou catiane@derba.ba.gov.br
(71) 3115-2244

ESTUDANTES PROMOVEM DIREITOS FUNDAMENTAIS NO IME, EM ILHÉUS

Alunos do terceiro semestre noturno do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus vão realizar um trabalho interdisciplinar no próximo dia 26 de outubro, no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), com o objetivo de promover a divulgação dos direitos fundamentais da pessoa humana, com base nos princípios constitucionais. O evento será realizado a partir das 19 horas, no auditório do IME, aberto aos alunos da escola.
Coordenado pela professora Maria Amélia Sampaio, o trabalho está previsto no projeto político-pedagógico do curso de Direito e será apresentado através de cinco equipes que abordarão os seguintes sub-temas: Dignidade da Pessoa Humana: Acesso à Justiça para o Idoso – disciplina norteadora, Teoria Geral do Processo; Igualdade: Bullying (desvio comportamental) – disciplina norteadora, Direito Constitucional; Cidadania: Bolsa Família – disciplina Ética; Dignidade da Pessoa Humana: Direito à Paternidade – disciplina Direito Civil; Legalidade: Processo Legal (Direito dos Presos) – disciplina Direito Penal.
Segundo o estudante Vilomar Simões, líder da turma, a apresentação dos trabalhos utilizará várias metodologias, dentre elas, datashow, dramatização e música, visando melhor compreensão das informações. Na oportunidade, os estudantes colocarão à disposição dos alunos assistentes os serviços jurídicos disponibilizados pelo Balcão da Justiça e da Cidadania, que funciona na Faculdade de Ilhéus, mediante convênio com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJB).

Acreditamos tratar de temas basilares para os diversos campos de aprofundamento do Direito brasileiro, haja vista o seu fundamento encontrar-se na própria Constituição Federal, expressão máxima da atividade legislativa do país. Sendo a Carta Magna essa lei de maior expressão nacional, os Princípios Constitucionais apresentar-se-ão como elementos mínimos de conformação a serem observados pelos diversos setores da regulamentação social, econômica, política, educacional, e assim por diante. Ocorre que invariavelmente esses elementos basilares do nosso ordenamento jurídico não são dados a conhecer aos cidadãos, destinatários primeiros da Constituição Cidadã. E mais, desconhecendo tais princípios como exigir direitos normatizados com base neles? Se não bastasse, há a regra de que a ninguém é dado desconhecer a lei, porém raras são as oportunidades dadas aos cidadãos de conhecê-las. Assim se propõe que o trabalho interdisciplinar seja um veículo para que os alunos do 3º semestre noturno saiam da faculdade e levem a alguns cidadãos algum conhecimento a respeito de vários princípios constitucionais que interferem em sua vida diária de forma interdisciplinar.
A assunção dessa metodologia de trabalho possibilita “alicerçar a nova aprendizagem embasada pelos quatro pilares da educação (UNESCO): aprender a aprender; aprender a ser; aprender a conviver; aprender a fazer” (id., ib.).
Essa apreensão diferenciada do conhecimento se agrega ao arcabouço teórico do sujeito na forma de competências, e se revertem para o curso de Direito através da qualidade nas produções teórico-críticas e prático-metodológicas.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus apresenta dados da Campanha contra Osteoporose

Setrans promove curso para profissionais da JARI e agentes de trânsito em Ilhéus

Ilhéus promove ações preventiva e educativa no Dia do Cirugião-Dentista

Questões de cidadania vão ser discutidas entre estudantes do IME e Faculdade de Ilhéus

Termina dia 30 cadastramento de servidores de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito

Ilhéus sedia Conferência Territorial de Cultura neste final de semana

Ilhéus apresenta dados da Campanha contra Osteoporose

Durante o mês de setembro e parte deste mês, a Prefeitura Municipal promoveu em Ilhéus uma programação intensiva para a detecção da osteoporose, doença crônica caracterizada pela diminuição da massa óssea que atinge pessoas acima de cinquenta anos e, principalmente, do sexo feminino. A I Campanha Municipal de Prevenção a Osteoporose foi deflagrada pelo município em parceria com as secretaria de Saúde e de Assistência Social e Trabalho, e percorreu as principais unidades básicas de saúde e sedes do Programa Saúde da Família (PSF) realizando gratuitamente o diagnóstico precoce da doença.
Na noite do dia 22, o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, apresentou o balanço da campanha, ressaltando a importância da prevenção. A realização do exame, que conta com tecnologia de ponta e indica o diagnóstico em poucos minutos após o ultrassom do calcânio, foi possibilitada graças ao apoio do laboratório farmacêutico internacional Eli Lilly, que disponibilizou a máquina. Além de Ilhéus, as cidades de Guananbi, Caitité, Brumado, Jequié, Vitória da Conquista e Camaçari também realizaram a campanha de prevenção com a máquina trazida pelo laboratório com sede nacional em São Paulo.
Segundo explicou o vice-prefeito, foram realizados em Ilhéus 1.513 exames, que apontaram a manifestação da doença em 122 pessoas. Outro dado do diagnóstico mostrou que 380 pessoas possuem osteopenia – que seria o primeiro passo de evolução para a osteoporose, de acordo com Mário Alexandre. O relatório mostrou ainda que dos exames realizados, 1.011 deram negativo para a presença da doença, o que, para o vice-prefeito, representa a conscientização da população ilheense sobre a importância em manter bons hábitos de saúde e em realizar exercícios regulares que ajudam a prevenir a doença. A diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, lembrou que o tratamento necessário para combater a osteoporose é gratuito e pode ser solicitado, após diagnóstico da doença.
Além das unidades de saúde e PSFs, o exame também foi disponibilizado na sede da Secretaria de Assistência Social durante cadastramento para acesso ao transporte público gratuito de idosos e deficientes. Mário Alexandre considerou ainda que o trabalho integrado entre as secretarias garantiu um resultado bastante positivo “porém, o objetivo do prefeito Newton Lima é que no próximo ano a campanha estenda a disponibilidade do exame para um maior número de pessoas, inclusive para a zona rural”. O representante do laboratório Eli Lilly, Aldanir Lopes Machado, também destacou que a prevenção é a maneira mais eficaz de combater a doença. “Além de possibilitar o exame gratuitamente à população, a campanha também forma novos agentes multiplicadores das ações preventivas que podem ser feitas para evitar a doença”.
Presenças – Estiveram presentes à reunião médicos, os vereadores Alcides kruschewsky, Marcos Flávio, Aldemir Almeida, Tarcísio Paixão, Dinho Gás, a deputada estadual Ângela Sousa e os secretários municipais Paulo Goulart (infra-estrutura e Planejamento), Carlos Freitas (Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito), Sebastião Maciel (Educação), Antônio Olímpio (Meio Ambiente), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho), além do presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata, Geerdson Ribeiro.

Setrans promove curso para profissionais da JARI e agentes de trânsito em Ilhéus

A Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito promove a partir da próxima segunda-feira (26) o curso de Análise de Recursos de Infração de Trânsito, que acontecerá das 8 às 12 e das 14 às 18h, na Fundação Cultural de Ilhéus. O curso tem como público-alvo os profissionais que trabalharão na analise de recurso de infração, na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jarí). Além disso, todos os agentes de trânsito do município também participarão do treinamento, que, de acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, é qualificar o agente para o preenchimento correto, evitar abuso de poder e/ou o descumprimento das notificações e multas.
O curso será proferido pelo representante do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), José Lélis, e faz parte de uma política de educação para o transito, implantada através da Gerência de Educação para o trânsito, no sentido de educar e estimular os agentes a prestar um serviço de qualidade à comunidade. A capacitação prossegue até a quarta-feira (28) e os participantes receberão certificado de conclusão, bem como o material do curso. As inscrições podem ser feitas no próprio local do curso.

Ilhéus promove ações preventiva e educativa no Dia do Cirugião-Dentista

Como parte da programação do Dia do Cirurgião-Dentista e do Dia Nacional de Saúde Bucal que são comemorados oficialmente no dia 25 deste mês, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Saúde, realizou esta semana ações preventiva e educativa. Na praça J. J. Seabra, o departamento de Saúde Bucal disponibilizou unidades móveis que fizeram, nos dois turnos, atendimentos descentralizados que contaram com serviços coordenados por equipes formadas por odontólogos e auxiliares.

Outra ação da Secretaria de Saúde é a instituição da Semana de Saúde Bucal, que, em parceria com a secretaria municipal de Educação, irá promover concurso de redação dirigido a alunos do ensino fundamental I e II. O tema central será “Saúde bucal para todos”, sendo premiados o primeiro, segundo e terceiro colocados.

A secretária Marleide Figueiredo explica que o concurso de redação visa levar conhecimento do aprendizado desses alunos com os atendimentos realizados nas escolas públicas, creches, através do consultório portátil, criado na atual administração. “O projeto foi elaborado pelo diretor do departamento de Saúde Bucal, Carlos Ocké, que tomou a iniciativa de instituí-lo juntamente com o secretário Sebastião Maciel, sempre com o apoio do prefeito Newton Lima”.

Carlos Ocké diz que a atual administração tem procurado valorizar cada vez mais o profissional odontólogo. “A odontologia praticada no século XVI utilizava técnicas extremamente rudimentares, instrumentos inadequados e quase não havia métodos de higiene. Anestesia, nem pensar. Até que, em 25 de outubro de 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou o primeiro curso de graduação de odontologia no Brasil para os estados do Rio de Janeiro e Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou 25 de outubro o dia oficial para comemorar o Dia Cirurgião-Dentista e Dia Nacional de Saúde Bucal”.

Questões de cidadania vão ser discutidas entre estudantes do IME e Faculdade de Ilhéus

Com o objetivo de levar universitários a compartilhar com alunos do ensino fundamental II conhecimentos necessários à defesa de direitos da cidadania, estudantes do terceiro semestre noturno do curso de direito da Faculdade de Ilhéus apresentam de forma interdisciplinar questões ligadas à cidadania derivadas de princípios constitucionais, a exemplo de paternidade responsável, estatuto dos idosos, bolsa família, violência escolar (bulling) e acesso à justiça.

A diretora do IME, Lidiney Campos, diz que as ações são dirigidas aos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (Eja) do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. Participam da aula todos os professores, funcionários e pedagogos do turno noturno. Foram ainda convidados o secretário de Educação, Sebastião Maciel, e a professora Josair Anunciação, coordenadora do Eja. O evento acontece dia 26 deste mês, a partir das 19 horas.

Termina dia 30 cadastramento de servidores de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito

Servidores públicos municipais lotados na Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito de Ilhéus têm até o próximo dia 30 para realizar o recadastramento promovido pela Prefeitura de Ilhéus visando possibilitar ao município uma visão mais ampla do seu quadro funcional, buscando atender às necessidades da administração pública, no que tange a redistribuição de funcionários. O recadastramento vem sendo realizado, das 8h às 12h e das 14h às 18h no prédio onde funciona a Biblioteca e o Arquivo Municipal. Depois dos servidores da secretaria de Educação é a vez dos servidores da Controladoria Geral, Gabinete, e das secretarias da Fazenda e de Turismo, do dia 3 a 6 de novembro.

De acordo com o chefe da comissão responsável pelo recadastramento dos funcionários, Jorge Bahia, chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, “os servidores que não compareceram dentro do prazo estipulado podem ficar fora da folha de pagamento”. O recadastramento geral dos servidores será realizado dentro de um prazo de 90 dias, a contar da data de publicação do decreto 085/2009 de 24 de agosto deste ano que designa comissão responsável pelo recadastro. Já os dias 09 a 13 serão voltados para os servidores lotados na Procuradoria Geral e Trabalhista, e nas secretarias de Assistência Social e Trabalho, de Meio Ambiente e da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).

Ainda no mês de novembro, de 16 a 20, os funcionários lotados nas secretarias de Administração, Governo e Fundação Cultural de Ilhéus realizam o procedimento. Já entre os dias 23 a 27 de novembro é a vez dos servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Infraestrutura, Agricultura, Pesca e Interior, e Esporte e Cidadania. Para realizar o recadastramento é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, número do PIS/PASEP, carteira de trabalho (CTPS), comprovante de residência com prazo equivalente a 90 dias, último contra-cheque e certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos. O recadastramento é restrito apenas para os servidores considerados inativos (aposentados e pensionistas).

Ilhéus sedia Conferência Territorial de Cultura neste final de semana

O auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) será palco neste final de semana (24 e 25) da Conferência Territorial de Cultura, promovida pelo Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul do Estado (Faegsul), entidade que agrega 27 municípios. A abertura solene, que contará com a presença de diversas autoridades e com a participação do Coral de Marisqueiras e Pescadores da Ilha de Atalaia (Canavieiras), está programada para às 15 horas de amanhã.

Logo após a solenidade de abertura, haverá um “Diálogo com a Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia)” e o “Encerramento”, com apresentação do Grupo Dilazenze. No domingo, 25, a programação contempla “Café da Manhã”, às 8 horas; e “Divisão dos Grupos de Trabalho por Cinco Eixos Temáticos”, a partir das 8h30min, no 1º andar do Pavilhão Jorge Amado. Os temas serão os seguintes: “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”. O encerramento da Conferência está previsto para às 17 horas, com apresentação cultural do Grupo Mandala, do município de Itajuípe.

O presidente da Faegsul e da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, lembra que essa é a única conferência territorial da Bahia que contará com a presença do Ministério da Cultura (Minc). “Como uma deferência especial, o evento será prestigiado pela diretora regional do Minc Nordeste, Tarsiana Portela”, completa Corso, lembrando que Ilhéus estará sediando pela primeira vez, no período de 26 a 29 de novembro, no Centro de Convenções, a Conferência Estadual de Cultura. “Já a Conferência Nacional está programada para acontecer de 11 a 14 de março, em Brasília”, diz.

Duas sessões especiais movimentam a Câmara de Ilhéus nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizará nesta terça-feira (27) a partir das 9h uma Sessão Especial para discutir e buscar soluções para as questões que envolvem os taxistas e proprietários de van. Recentemente foi baixado um decreto que proíbe a entrada de taxis e vans no Porto do Malhado em Ilhéus, com isso os turistas seriam obrigados a sair do porto para pegar esse tipo de transporte. O requerimento foi feito pelo presidente do legislativo, o vereador Jailson Nascimento.
Durante muitos anos os taxistas e donos de vans vêm oferecendo um ótimo serviço no receptivo aos navios de passageiros que atracam no Porto do Malhado. A maioria acaba levando estes passageiros aos diversos pontos turísticos da cidade, restaurantes e lojas e até mesmo a cidades próximas como Itacaré Esses profissionais vem com o passar dos anos adquirindo cada vez mais conhecimentos em relação a história e os pontos turísticos mais visitados em Ilhéus. Diante disto, deixar que esses profissionais adentrem ao porto para poder trabalhar poderá acarretar em um grande prejuízo ao setor turístico.
Desta forma foram convidados para a sessão: o presidente do SINDTAXI, Nelson Oliveira; o presidente da COOPERTURI, Paulo César Ribeiro; o coordenador de Gestão Portuária de Ilhéus, Eduardo Melquiades; a secretária de turismo, Ana Matildes, além de representantes de empresas de turismo em Ilhéus. “Vale lembrar que um grande número de passageiros que anualmente desembarcam no porto utiliza os serviços dos taxistas e beneficiam além de nossa cidade outros municípios”, finalizou o vereador Jailson Nascimento.

Violência contra mulher negra em discussão

No período da tarde, a Câmara de Vereadores realizará uma Sessão Especial a partir das 16h. Com uma proposição da vereadora Carmelita Ângela, a sessão tratará da encruzilhada de direitos – enfrentamento a violência contra mulheres negras na Bahia. Participaram do debate: Paula Regina, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Maria D`Ajuda, representante da Cáritas Diocesana; Ângela Regina, representando a delegacia da Mulher; além da promotora de justiça, drª Karina Gomes Cherubini. As duas sessões especiais serão realizadas no Plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, no Edifício Fraga Center.

Sindicacau vai marcar presença em encontro Internacional de trabalhadores

Trabalhadores das maiores indústrias moageiras de cacau do mundo estarão reunidos em Amsterdam, na Holanda, para um encontro internacional que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro. O evento tem a finalidade de criar um espaço para troca de informações entre os trabalhadores das transnacionais.
Representando o Sul da Bahia, estarão embarcando no próximo sábado, 24, o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes Ferreira Andrade, Wilson Carlos Teles, da Delfi Cacau, em Itabuna, Ailton de Santana Lima, da Cargill Cacau e Joilson Veloso Rodrigues, pela Barry Callebaut. Também participarão do evento, os trabalhadores holandeses da Dutch Cocoa, Adm Cocoa e Cargill Cocoa.
O encontro será ministrado por Sérgio Bertoni, membro do Tie Brasil, uma rede internacional de trabalhadores, sindicatos e semelhantes, a fim de promover o debate sobre ações e estratégias sindicais e reforçar a criação de alternativas que permitam a transformação sócio-econômica. A viagem está sendo financiada pelos sindicatos da Holanda, e os representantes locais retornarão para Ilhéus no dia 31 de outubro.

Projeto de Ângela Sousa facilita acesso do professor à moradia

Um projeto de lei de autoria da deputada estadual Ângela Sousa (PSC) institui na Bahia o programa Professor Morar. O objetivo da proposta, já publicada no Diário Oficial do Estado, é favorecer o acesso dos profissionais do magistério à casa própria, por meio de financiamentos subsidiados pelo poder público.
Segundo a proposição, o programa habitacional seria conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e poderá contar com recursos da União e de instituições financeiras oficiais. “Trata-se de uma iniciativa que faz justiça a uma categoria das mais importantes para a nossa sociedade e que, no entanto, nunca mereceu a devida atenção”, afirma Ângela Sousa.
Depois de apresentado à Mesa Diretora, o projeto será submetido às comissões técnicas. Ângela diz acreditar que “por sua indiscutível justiça, a proposição vai encontrar o apoio dos demais parlamentares”.

CDL DE ILHÉUS GANHA APOIO DE NEWTON LIMA PARA CAMPANHA DE NATAL

O apoio da Prefeitura de Ilhéus à Campanha de Natal 2009 preparada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas foi declarado pelo prefeito Newton Lima numa reunião realizada no início desta semana. A apresentação das peças publicitárias foi feita pela agência Comunicação Integrada, idealizadora da campanha que promete aquecer as vendas no comércio durante o período natalino.
Com o tema “Natal presente na vida da gente”, a campanha será lançada oficialmente no dia 23 de novembro, o que já vem gerando grande expectativa para os consumidores e lojistas. Marcelo Oliveira, presidente da CDL de Ilhéus, bastante otimista anunciou alguns prêmios que os consumidores estarão concorrendo ao final da campanha “estamos fazendo os últimos ajustes e iremos sortear um carro e duas motos zero quilômetro, três televisores plasma 32 polegadas, além de prêmios menores da raspadinha e a parceria com prefeitura municipal neste processo será fundamental. Um comércio forte só se constrói com parcerias”, concluiu.

Uma novidade que promete encantar moradores e turistas durante o final do ano, será um lindo presépio natalino montado em praça pública, em frente a catedral de São Sebastião, local onde também ficará o stand da CDL em que os consumidores depositarão seus cupons. “Precisamos deixar a cidade com um clima natalino, as lojas atrativas, as ruas enfeitadas e este presépio montados em frente a um dos maiores cartões postais da cidade que é a Catedral, com certeza atrairá atenções”, reforçou Marcelo.

O prefeito Newton Lima e o secretário de Desenvolvimento Econômico Alfredo Landim parabenizaram a nova campanha promocional da CDL e garantiram a participação da prefeitura, entendo a importância de ações como essa para o fortalecimento do comércio local.

Estiveram presentes no encontro o presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Orlando Oliveira; o presidente do Sindcomércio, Antônio Costa, além de diretores Clóvis Júnior, Paulo Ganem, José Leite de Sousa, Guido Paternostro, José Carlos Cruz Silveira; Aloysio Mendonça; Raimundo Amaral, Luiz Rhem e Paulo Cesar Santana Nunes.