A iniciativa da Faculdade de Ilhéus de oferecer gratuitamente a revisão de matérias para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – foi elogiada por estudantes do nível médio, principalmente pela qualidade das aulas ministradas pelos professores. “Achei a equipe de professores excelente. Eles chamam à atenção, fazem atrativos para desenvolver a aula. São ótimos. No horário noturno, muitas pessoas chegam cansadas e os professores sabem criar, articular para que a aula não fique enfadonha”, declarou Tiago Juvêncio, estudante do 3º ano médio, no Colégio da Polícia Militar de Ilhéus, no último dia da revisão.
As provas do Enem serão aplicadas pelo Ministério da Educação nos próximos dias 3 e 4 de outubro, em todo o País. Cerca de mil estudantes se inscreveram para a revisão do Enem na Faculdade de Ilhéus. As 850 vagas oferecidas, divididas em dois turnos, foram preenchidas logo no terceiro dia do prazo, surpreendendo a própria direção da instituição. “Ficamos muito satisfeitos com essa experiência”, disse o diretor geral da Faculdade, professor Almir Milanesi. Ele acrescentou que os inscritos demonstraram interesse nos estudos e muita civilidade.
A revisão para o Enem foi realizada entre os dias 14 e 25 de setembro, com o auditório do campus da Faculdade de Ilhéus sempre lotado. O objetivo foi estimular os estudantes que estão concluindo o ensino médio, tanto da rede pública quanto particular, a enfrentar o Enem com mais preparo, já que o exame passa a ser ferramenta fundamental no acesso ao ensino superior, principalmente nas universidades federais. Mas a enfermeira Shirley Fabiane Araújo de Jesus, que tenta uma vaga para Medicina, e a estudante do 4º semestre de Recursos Humanos, Letícia Magalhães Lyra, que busca Administração, não perderam a oportunidade para ampliar os conhecimentos com a revisão.
Luis Eduardo Ribeiro Nascimento concluiu o ensino médio, no Instituto Nossa Senhora da Piedade, há dois anos. Para ele, “o curso ajudou bastante e os professores são de ótima qualidade. Estava precisando de mais orientações em Química, minha dificuldade maior. O curso ajudou a esclarecer mais sobre o Enem por ser mais específico”. A estudante Fernanda de Jesus Cintra, 18 anos, concluiu o nível médio em 2008, no Colégio Fênix, e vai tentar vestibular para Direito. Segundo afirmou, a Faculdade de Ilhéus foi bem legal ao disponibilizar professores e acolher bem todos os alunos. “São os melhores professores de Ilhéus. Eu acho que se a gente tiver nota boa no Enem, já está encaminhado.”
O Enem também é fundamental para o Prouni, programa do governo federal que facilita o acesso ao ensino superior nas instituições privadas, no qual a Faculdade de Ilhéus está inserida. A revisão na Faculdade de Ilhéus, contou com uma equipe de professores experiente formada por Dorival – Biologia; Fernanda – Química; Bernard – Física; Jonir – Matemática; Português – Elisa; Jorge Alessandro – Compreensão de Texto; Rita e Buiú – Geografia; Dilson Cardoso – História; e Adaílson – Redação.
Em 29.09.2009 – VM/DRT 2459