Bancos em Ilhéus conseguem interdito e furam greve

Os bancos Bradesco, HSBC e Itaú já estão funcionando normalmente em Ilhéus. A justiça concedeu um interdito para que esses bancos abrissem novamente suas portas e voltassem a funcionar, boicotando assim a greve dos bancários que teve inicio no último dia 24. Segundo informações da presidente do sindicato da categoria, Grassa Felizola, que concedeu entrevista na manhã de hoje (30) ao programa O Tabuleiro na Conquista FM 105.9, a multa por desobediência a liminar é de 50 mil/ dia no HSBC, e 30mil/ dia no Banco Bradesco. Grassa ainda disse, que o jurídico do sindicato está trabalhando para conseguir derrubar o interdito.

Os demais bancos da cidade continuam fechados em adesão a greve, que têm maior força nos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica), uma vez que esses não sofrem “ameaças” de demissão. A categoria reivindica um reajuste salarial maior do que oferecido pela FENABAN (Federação Nacional dos Bancos), de apenas 4,5%. Além disso, os bancários lutam para que auxílios da categoria não sejam cortados.

O interdito proibitório é uma ação jurídica relacionada a situações nas quais o direito de posse ou de propriedade está sendo ameaçado e está previsto no artigo 1.210 do Código Civil. Deve ser concedido quando “o possuidor direto ou indireto tenha justo receio de ser molestado na posse” e quando houver ameaça de “turbação” (quando a posse é relativamente tomada) ou “esbulho” (quando a posse é totalmente tomada). É uma ação preventiva para quando o proprietário prove ter informações seguras sobre o risco a que estaria exposto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *