O Centro de Referência DST AIDS convida a população de Ilhéus para a realização do teste gratuito de HIV, acompanhado por aconselhamento profissional que irá esclarecer todo o procedimento do exame. A equipe estará à disposição da comunidade na próxima sexta-feira, dia 25, a partir das 13 horas, na praça J.J. Seabra, em frente à Prefeitura Municipal de Ilhéus. No local também será realizada uma palestra explicativa sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos e materiais informativos.
As atividades fazem parte da 2ª Mostra de Prevenção às DST/ HIV/ AIDS e Promoção à Saúde, realizada durante o Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito e à Homofobia LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Segundo a coordenadora municipal do Centro de Referência DST AIDS, Kátia França, “as pessoas precisam se conscientizar de que elas devem deixar de ser soro interrogativas para saberem a sua condição sorológica e, caso necessário, procurar a assistência adequada. Em semana de Parada Gay, vale lembrar da luta contra a homofobia que, apesar dos avanços alcançados no Brasil, somos ainda o país onde mais se mata homossexuais. Além dos problemas vivenciados por esse grupo de preconceito com relação à AIDS, devemos trabalhar contra a discriminação ao indivíduo homossexual”, afirma.
Durante a mostra, os interessados também poderão realizar a troca de dois quilos de alimentos não perecíveis por uma camisa da 5ª Parada Gay de Ilhéus, que acontecerá no dia 27 de setembro, na avenida Soares Lopes. Os alimentos serão doados para famílias de pacientes portadores do vírus HIV.
AIDS – é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocando dificuldade no sistema de defesa humano em proteger-se contra organismos invasores, como vírus, bactérias, protozoários e outros. Isso torna o sujeito vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, visto que o sistema imunológico do indivíduo infectado permanece enfraquecido. A AIDS não surge espontaneamente no organismo, ela é provocada pelo contágio através do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). É uma doença que não tem cura, porém, através do diagnóstico precoce a pessoa infectada pode submeter-se ao acompanhamento médico e conviver com o vírus por um longo período sem apresentar nenhum sintoma.
Por Lina Penalva,
Assessoria de Comunicação DST AIDS