Setur participa de encontro com principais agências de turismo de Vitória (ES)
Integrantes do Projovem promovem gincana sobre meio ambiente em Ilhéus
Orçamento 2010 de Ilhéus será debatido com a comunidade neste sábado, no IME
Centros de Referência da Assistência Social promovem ciclo de palestras sobre idosos
Será aberta nesta quinta-feira em Ilhéus a III Primavera dos Museus
Comunidade católica ora pela visita em Ilhéus da Mãe Três Vezes Admirável
Setur participa de encontro com principais agências de turismo de Vitória (ES)
Formatar pacotes turísticos atrativos e acessíveis para as cidades de Ilhéus, Itacaré, Salvador e para a península de Maraú, divulgar os destinos para três principais agências de turismo de Vitória (ES) e manter o fluxo de vôos da Trip Linhas Áreas foram os principais objetivos da reunião realizada na última semana no Hotel Ilha do Boi. O encontro também contou com a participação das empresas LR Turismo (Salvador) e Easy (Ilhéus). Para a secretaria interina municipal de Turismo, Ana Matilde Hora esta foi uma ótima oportunidade para consolidar a cidade como um dos principais destinos turísticos da Bahia. “Além disso, o evento possibilitou uma campanha de promoção tanto da Costa do Cacau, quanto da Costa do Dendê”.
Durante o encontro, os representantes das agências capixabas participaram da degustação de produtos típicos de Ilhéus, como o quibe do Nacib, servido no principal bar e restaurante da cidade, o Vesúvio, assim como suco de cacau e chocolates da empresa Chocolate Caseiro de Ilhéus. A secretaria Ana Matilde também proferiu palestra sobre a cidade e exibiu um vídeo com os principais atrativos da ‘terra da Gabriela’. Também foram realizados sorteios de brindes, diárias em hotéis e passagens áreas da Trip Linhas áreas. Estiveram presentes ainda empresários do setor hoteleiro de Morro de São Paulo, Praia do Forte, Mangue Seco, além de representantes dos hotéis Canabrava Resort, Opaba Hotel, Aldeia da Praia e Praia do Sol, de Ilhéus.
Ao final do encontro foram formatados diversos pacotes voltados para o período de pré-temporada de verão a fim de facilitar o acesso da população de Vitória às cidades que possuem vôos diários ou que fazem parte do seu entorno. Para Ana Matilde, o resultado do encontro foi bastante positivo. “Graças à parceria com as agências de turismo, dos empresários do setor e principalmente da empresa Trip Linhas Áreas, foram fechados pacotes promocionais com preços competitivos e atrativos, principalmente para as cidades de Ilhéus, Itacaré e Maraú, que fazem parte de um roteiro integrado. Para obter maiores informações sobre pacotes promocionais, os interessados devem entrar em contato com as agências de turismo local.
Integrantes do Projovem promovem gincana sobre meio ambiente em Ilhéus
Durante a manhã desta terça-feira (22), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus através do Projovem Adolescente promoveu na Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado entre os adolescentes que integram o programa, uma gincana competitiva em defesa do meio ambiente. O programa faz parte das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. O objetivo do programa é incluir os jovens provenientes do Bolsa Família, no sistema educacional, garantindo proteção social e integração familiar, além dos vínculos sociais.
As atividades propostas na gincana, já vêm sendo executadas pelos jovens e parte delas foram apresentadas durante o evento, a exemplo de elaborar e recitar poemas, parodiar músicas e entrevistar pessoas da comunidade, tudo isso abordando temas relacionados com a importância da preservação ambiental. O objetivo dessa gincana foi mostrar aos jovens conceitos como o de “solidariedade ambiental”, aumentando o senso de responsabilidade com o planeta, que é o tema estudado por eles durante este mês.
Segundo a coordenadora do Projovem de Ilhéus, Aleide Amorim, o que se pretende “é fazer com que eles entendam a importância de reciclar matérias e preservar a natureza, pois este planeta está nas mãos de todos nós”. Para o secretário de Assistência Social do município, Augusto César Macedo, essas “atividades estimulam os jovens a atuarem como agentes multiplicadores, despertando na comunidade novas ações de sustentabilidade para o meio ambiente”.
Orçamento 2010 de Ilhéus será debatido com a comunidade neste sábado, no IME
Dando continuidade à discussão dos orçamentos públicos com a participação da comunidade, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, determinou a realização de mais um encontro de setores afins e de representantes populares para que se debata o Orçamento 2010. O evento está previsto para acontecer no próximo sábado, dia 25, nas dependências do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, das 9 às 12 horas.
Explica o secretário de Planejamento, Paulo Goulart, que o debate ocorrerá em salas individuais, cada uma destinada a uma área, a exemplo de saúde, educação, esporte, obras, assistência social, entre outros. “Ao final, iremos elaborar um único documento com as propostas discutidas e aprovadas, para que sejam inseridas no projeto orçamentário, a exemplo do que já foi realizado na elaboração do Plano Plurianual 2010/2013, e que também serve de base para o Orçamento do próximo ano”, afirmou.
Por isso, diz o secretário, é importante que todos os interessados em determinada área, compareçam ao IME e apresentem a sua sugestão, uma vez que, por orientação do prefeito Newton Lima, o novo Orçamento deve ir de encontro aos reais interesses da comunidade como um todo, uma vez que só se constrói uma verdadeira democracia social com a participação popular.
ORÇAMENTO – O Orçamento ou a lei orçamentária é o instrumento onde os governos, Federal, Estadual ou Municipal, deixam claro o que pretendem fazer com os impostos pagos pela população. O orçamento é uma lei anual, ou seja, os governos estão obrigados a planejar todos os anos o que irão realizar no ano seguinte.
No caso dos municípios, cabe as Prefeituras elaborarem as propostas de orçamento, que é enviada à Câmara Municipal para discussão e aprovação final. A Câmara tem, também o poder de alterar a proposta da Prefeitura. Mas ela só pode criar despesas se disser de onde sairão os recursos para cobrir os novos gastos.
Centros de Referência da Assistência Social promovem ciclo de palestras sobre idosos
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promove um ciclo de palestras para idosos e suas famílias, com o objetivo de ensinar e alertar essas pessoas sobre saúde, cidadania, direitos e deveres. O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, cujo maior interesse é a prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, além de ter uma atuação intersetorial na perspectiva de garantir o direito da população à proteção social.
Até o próximo dia 25, em cada território dos CRAS, serão realizadas palestras sobre a saúde dos idosos. Além disso, estará à disposição dos participantes, um profissional de enfermagem que fará um exame para detecção de osteoporose. Segundo Gilmara Ferreira, coordenadora do CRAS do bairro Banco da vitória, essas atividades de convivência social, “acontecem uma vez por semana e servem para que o idoso viva em grupo e compartilhe experiências, além de ter um espaço onde ele possa ter lazer e interagir com outras pessoas”. Nesta quarta-feira (23) as palestras acontecem na igreja católica do Salobrinho, no dia 24 no CRAS do Teotônio Vilela e no dia 25 no CRAS da Barra de Itaípe.
O CRAS ainda oferece vagas para oficinas de inclusão produtiva, que são os cursos de pintura em tecido, biscuit, manicure e pedicure, e oficina de doces e salgados. Ara maiores informações, é necessário procurar o CRAS mais próximo ou através do telefone (73) 3632-5666, no horário das 8h às 17h. Segundo o secretário de Assistência social do município, Augusto César Macedo, “a população precisa conhecer o CRAS, pois essa unidade de atendimento é o caminho mais indicado para quem realmente precisa de atenção e conta com uma equipe de profissionais capacitados para ajudar essas pessoas”.
Será aberta nesta quinta-feira em Ilhéus a III Primavera dos Museus
O Museu do Mar e da Capitania e a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) promovem esta semana (24 e 25), no campus da Maramata, localizado no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade, a III Primavera dos Museus, evento realizado em várias partes do país. O diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, chama atenção para o fato de que a iniciativa dará enfoque especial para a cultura como instrumento de valorização da diversidade cultural, de fortalecimento da identidade comunitária, de formação de uma consciência cidadã, de ampliação do espaço de atuação dos indivíduos na sociedade e de promoção prioritária dos direitos humanos.
A chefe do Museu do Mar e da Capitania, Érika Silva, informa que o evento será aberto às 8h30min desta quinta-feira (24), com a apresentação da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata. Às 9h30min, haverá um espetáculo de fantoches sobre o meio ambiente e a primavera; às 10 horas, serão realizados o “Pintando no Campus da Maramata” e uma oficina de confecção de pipas; às 10h30min, um lanche de confraternização; e, às 11 horas, o encerramento da manhã com exposição de pinturas. No período da tarde, das 14 às 17 horas, sempre com a participação dos alunos da rede pública e da rede particular de ensino, a programação da manhã será reproduzida.
Na sexta-feira, 25, a partir das 8 horas, haverá uma caminhada cultural com um grupo da melhor idade ao redor do Morro de Pernambuco, monitorada por profissionais de saúde. Às 8h30min, visita guiada ao Museu do Mar e da Capitania; às 9h30min, lanche de confraternização; às 10h30min, oficina de reciclagem “Fazendo sabão com o reaproveitamento do óleo de cozinha” e, finalmente, encerramento às 11h30min. No Brasil, a III Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria institucional com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
Comunidade católica ora pela visita em Ilhéus da Mãe Três Vezes Admirável
A comunidade católica de Ilhéus terá a oportunidade de visitar o santuário da Mãe Três Vezes Admirável (Mãe Peregrina de Schoenstatt) nas paróquias cuja imagem chegou à cidade no último dia 20. O cronograma de visitas informa que a imagem da santa estará nas entidades de classe e estabelecimentos comerciais, colégios das redes pública e privada sempre pela manhã, somente nos dias úteis, enquanto nas igrejas no horário das missas. Amanhã (23), a partir das 9 horas, o santuário estará no Palácio Paranaguá, sede oficial do governo municipal; quinta-feira (24), no Anexo de Secretarias; sexta-feira (25), lojas Gardênia; sábado (26), no Britânia Hotel; e domingo (27), durante missa na catedral de São Sebastião.
As coordenadoras dos trabalhos, Raymunda Marinho Malagguti e Maria José Costa informam que a série de orações ao santuário prossegue segunda-feira (28) e terça-feira (29), na catedral; quarta-feira (30), colégio Status; quinta-feira (01), inspetoria da Fazendária; sexta-feira (02), escritório local da Ceplac, até as 15 horas e depois o santuário segue para o Hospital São José, onde ficará até o dia 4 de outubro.
De acordo com o cronograma a imagem da santa estará na igreja do colégio Piedade até o dia 6. Na quarta-feira (7), no colégio Santa Ângela; quinta-feira (8), no colégio Impacto; sexta-feira (9), colégio São Francisco; sábado (10), igreja da Vitória até o dia 13. Já na terça-feira (13), na Câmara de Vereadores; quarta-feira (14), Casa de Cultura Jorge Amado; quinta-feira (15), colégio São Sebastião, no alto do Outeiro; e sexta-feira (16), capela Nossa Senhora de Lourdes, indo depois para o alto da Conquista. O ciclo de visitas do santuário nas paróquias de Ilhéus, se encerra no dia 16 de maio de 2010.
A campanha da Mãe Três Vezes Admirável foi iniciada pelo diácono João Luiz Pozzobon, peregrino do santuário de Schoenstatt, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. E começou em setembro de 1950, quando a irmã Teresinha Gobbo, responsável pelo movimento de Schoenstatt no Brasil, deu a João Luiz Pozzobon a incumbência de lavar uma imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Admirável às famílias e rezar o terço. Ele caminhou mais de 140 mil quilômetros levando aos lares, hospitais, escolas, presídios para incentivar por toda parte a recitação do terço.
Para a primeira-dama do município, Inês Tavares Silva, uma das responsáveis pela colocação do santuário do Palácio Paranaguá e Anexo de Secretarias, juntamente com Alda Mara Silva Ramos, diz que o objetivo dessa ação é unir as pessoas e os países na mesma missão: levar Nossa Senhora, Mãe Três Vezes Admirável, a toda a parte, a fim de que por sua presença e seu atuar realize uma nova evangelização.