Saúde bucal em Ilhéus promoveu ano passado mais de 200 mil atendimentos
Conferência Municipal de Cultura prossegue hoje em Ilhéus
Ilhéus divulga resultado de processo seletivo de curso de turismo do Senac
Prefeitura de Ilhéus comemora convênio com Detran para municipalizar o trânsito
Estudantes de escolas municipais de Ilhéus aprendem sobre qualidade da carne
Saúde bucal em Ilhéus promoveu ano passado mais de 200 mil atendimentos
O fluxo de atendimento na atenção básica mostra que o setor de odontologia da Secretaria de Saúde de Ilhéus produziu ano passado um total de 205 mil e 870 ações na zona urbana e 13 mil e 406 produções nas unidades de saúde bucal de localidades rurais. O odontólogo Carlos Chagouri Ocké, diretor do departamento de Saúde Bucal, diz que “isso se deve ao apoio dos instrutores e supervisores dos programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, a disponibilidade dos agentes de Saúde Bucal, a parceria com a secretaria municipal de Educação, o comprometimento de diretores e diretores de escolas e também a aquisição de consultório portátil que tem intensificado e facilitado o atendimento em colégios e creches do município”.
Carlos Chagouri Ocké explica que as ações desenvolvidas em escolas e creches resultaram na capacitação de professores; realização de reuniões periódicas de acompanhamento, incluindo orientação sobre escovação rotineira após a merenda escolar e higiene; identificação do risco de cárie das crianças realizada por agentes de Saúde Bucal sob a supervisão de odontólogos e aplicação de flúor gel em crianças maiores de seis anos. “Em paralelo a essas ações realizamos palestras com o intuito de orientar e sensibilizar pais e responsáveis sobre os cuidados da saúde bucal e visitas periódicas nas escolas para supervisionar as atividades desenvolvidas e reposição de materiais”.
O relatório de gestão de saúde bucal mostra a participação efetiva dos Agentes Comunitários de Saúde nas diversas comunidades onde eles atuam. “A importância desses profissionais no processo de saúde bucal tem demonstrado resultados positivos. Cada grupo se preocupa em realizar reuniões periódicas no sentido de atualizar conhecimentos e acompanhamento das atividades desenvolvidas; promovem ainda escovação e orientação de higiene com crianças de 0 a 14 anos durante visitas domiciliares; além de participar de escovação comunitária em igrejas, escolas, creches, bancas escolares, dentre outros locais!”.
No diagnóstico sobre gestão de saúde bucal Carlos Chagouri Ocké mostra que outras atividades complementares estão sendo executadas desde sua implantação. “Promovemos a capacitação e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos nossos agentes em escolas e creches; participamos de feiras de saúde e no projeto ação pela cidadania organizada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); além de realizar palestras no Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie) e no Colégio-Modelo Luiz Eduardo Magalhães”. Todas essas ações fazem parte do projeto “Vale um sorriso”, iniciado em setembro do ano passado, no município por orientação do prefeito Newton Lima.
Conferência Municipal de Cultura prossegue hoje em Ilhéus
Aberta na noite de ontem, dia 18, pelo prefeito Newton Lima, a I Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus prossegue neste sábado, dia 19, no Teatro Municipal de Ilhéus, com início às 8 horas da manhã,, com credenciamento, e leitura do Texto Base da Conferência, às 9 horas, sob a responsabilidade de Carlos Paiva, superintendente de Promoção Cultural do estado da Bahia. A partir das 09h30min, até às 17h30min, serão debatidos inúmeros temas com a participação da platéia.
O primeiro tema a ser abordado é a “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, tendo como mediadora Renata Smith Lima, no auditório Sósigenes Costa, na Fundação Cultural. No mesmo horário e local, mas no auditório Fernando Leite, Romualdo Lisboa, do Teatro Popular, estará apresentando o tema “Cultura, Cidade e Cidadania”, e, André Luiz Rosa Ribeiro, do Conselho de Cultura da Uesc se estenderá sobre “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, no auditório 1º piso da Casa de Cultura Jorge Amado. E Letto Nicolau, do Ponto de Cultura, na Casa dos Artistas, estará debatendo o tema “Cultura e Economia Criativa”.
Já o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, também às 09h30min, estará mediando o tema “Gestão e Institucionalidade da Cultura, na Academia de Letras de Ilhéus. Após o intervalo para almoço, a conferência prossegue às 14 horas com o compartilhamento de resultados e priorização, prosseguindo às 15h50min com diálogo sobre o “Sistema Municipal e Estadual de Cultura. Às 16h50min acontece a escolha dos delegados e às 17h20min serão dadas orientações sobre os próximos passos. A celebração Cultural, marcando o encerramento do evento está prevista ára às 17h30min com apresentação da banda Improviso Nordestino.
Ilhéus divulga resultado de processo seletivo de curso de turismo do Senac
A Secretaria de Turismo de Ilhéus e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) divulgaram os nomes dos aprovados no processo seletivo do curso de guia de turismo. Dos 250 candidatos que fizeram prova escrita no início deste mês, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne foram selecionados 40 candidatos. Eles devem confirmar matrícula até segunda-feira (21). Os aprovados podem trabalhar em qualquer parte do país ou na América do Sul, pois o curso possui autorização do Conselho Estadual de Educação e reconhecimento do Ministério do Trabalho. O curso possibilita cada participante atuar no setor de turismo.
Quem não comparecer no prazo indicado para ratificar a matrícula estará automaticamente eliminado. A secretária-interina de Turismo, Ana Matilde da Hora, disse que “embora todos os aprovados já tenham conhecimento de que o prazo para confirmar matrícula expire na segunda-feira, volto a lembrar que caso eles não compareçam, os alunos da lista de reserva serão convocados pelo Senac a partir do dia 22, mediante ordem de classificação”.
Os convocados para confirmar matrícula são Alex Santos de Jesus, Aline Cardoso de Jesus, Aloísio de Jesus Freitas, Ana Paula Coelho Moreira, André Rodrigo Brito Miranda de Souza, Cleiton Mariano Carneiro, Cristiane Castro Gomes, Cristiane Santos Soares, David Alexender Melo Souza, Edma Santos Palma, Elaine Layla do Nascimento Santos, Elivane Viana da Silva, Fabíola Santos Hala, Gabrielle da Silva Antunes, Halisson Leite do Carmo, Jamile Nascimento de Jesus Fernandes, João Alves de Araújo Vianna Neto, Juliana Lavrador Dias dos Santos. Juliana Rodrigues Demétrio e Karla Zenith Oliveira Moreira.
Também estão sendo convocados Lindiane Silva dos Santos, Luciana Silva Moura, Maiane da Silva Maciel, Maira Neves Fonseca, Maria de Lourdes Costa Santos, Maria Renilda Santos dos Santos, Maria Silmária Silva Nascimento, Mariluce Maria Oliveira dos Santos, Naiara Santana Santos, Odirlei Oliveira de Sá, Roberta Santos de Souza, Robson Barbosa jatobá, Sheila de Macedo Pereira, Tatiane Souza Santos, Thalia Fernanda Matos da Silva, Tiane Catarina de Carvalho Santos, Valmir Maria de Souza, Vanessa de Jesus Nascimento, Vilomar Simões Ramos Sobrinho e Wagner Chagas Santos.
Prefeitura de Ilhéus comemora convênio com Detran para municipalizar o trânsito
Esta semana foi dado o mais importante passo para a municipalização do trânsito em Ilhéus. No último dia 16 foi publicado no Diário Oficial da Bahia o decreto 20.083 que estabelece o convênio entre o Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) e o município de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. “Isso significa um grande passo para o município, que vem lutando desde 2001, após a criação do órgão municipal de trânsito, para dotar a Setrans de maior autonomia na gestão do trânsito”, lembrou o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, durante a solenidade de abertura da edição local da Semana Nacional do Trânsito, na manhã desta sexta-feira (18), no auditório do Barravento Praia Hotel.
O prefeito Newton Lima lembrou ainda que, “a municipalização do transito é um processo que deve ser exercido levando sempre em consideração a competência e a responsabilidade”. Com o convênio a Setrans terá acesso ao banco de dados do DETRAN para intercâmbio de informações, identificação dos veículos e seus proprietários com o objetivo de proceder notificação e iniciar o procedimento de multas, já que eles estarão aptos a exercer o poder de polícia. Para o secretário da pasta, Carlos Freitas, a prioridade do governo em municipalizar o trânsito é manter a política de conscientização no trânsito. “Nosso principal intuito é o de promover a educação no trânsito, consolidando as ações que já acontecem durante todo o ano”.
Durante a solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito em Ilhéus foi distribuído material informativo com enfoque no público infantil. Entre as autoridades presentes estavam o coordenador da 13ª CIRETRAN, Ronald Rocha; o diretor da Direc 6, Ednei Mendonça; o vereador Walmir, além de autoridades militares e representantes de sindicatos ligados aos setores de transporte e trânsito. Com o tema “Sinalzinho e o pedestre. Uma lição com amor” o informativo aborda a importância de atravessar na faixa de pedestres, utilizar passarelas, dar atenção às crianças, idosos e à pessoas portadoras de deficiência, entre outras lições. O material acompanha ainda dicas no “Manual do Motorista” e normas de segurança para o condutor.
Programação – A partir da segunda-feira (21) a Setrans estará realizando palestras, distribuição de material informativo e mostra de vídeo, entre outras atividades em stand aberto à visitação próximo à Câmara de Vereadores, centro da cidade. Até a sexta-feira (25), das 9 da manhã às 5 da tarde o local será ponto central para abrigar equipes do Corpo de Bombeiros, 13ª CIRETRAN, Polícia Militar e demais órgão ligados ao trânsito. De acordo com o coordenador de Educação para o trânsito da Setrans, Valério Bonfim, durante toda a semana, blitzen educativas em pontos estratégicos da cidade também farão parte da campanha nacional. “Para encerrar o evento, a Setrans realizará uma simulação de acidente, na Avenida Soares Lopes, a partir das 16 h”.
Estudantes de escolas municipais de Ilhéus aprendem sobre qualidade da carne
A Secretaria de Educação de Ilhéus, o Centro de Controle de Zoonoses e o Ministério Público da Bahia, com o objetivo de conscientizar os estudantes da rede municipal de ensino sobre a importância da qualidade da carne intensifica no município a realização de palestras. De acordo com o cronograma de trabalho ontem (17) nos três turnos foi feita na escola municipal Salobrinho II. Na quarta-feira (23), a partir das 19 horas, na escola municipal Paulo Freire e quinta-feira (24), na escola municipal Banco da Vitória, nos três turnos, o tema central também será a preocupação social que todos devem ter sobre o consumo diário da carne.
O secretário de Educação de Ilhéus, Sebastião Maciel, diz que em cada unidade escolar os alunos do ensino fundamental participam de palestras sobre a carne comercializada e assistem demonstrações de situações irregulares. “Depois são abertas discussões a fim de dirimir as principais dúvidas acerca da qualidade da carne. Assim, conclamamos a população a ficar alerta sobre esse sério problema social que envolve a todos independente de classe social. Os comerciantes e fornecedores de carne precisam estar conscientes de suas responsabilidades para com os serviços que oferecem. E aquele que melhor avalia essa qualidade é o consumidor”.
Concurso cultural – Nas palestras são abordadas as formas que a carne deve ser tratada desde a criação do gado até os açougues. “Na verdade, são abordados os riscos que a carne clandestina oferece não só para as pessoas, mas ao meio ambiente”. Sebastião Maciel acredita que a comercialização da carne irregular só acontece porque os consumidores não estão conscientizados.
Com o intuito de estimular os estudantes, o Ministério Público, em parceria com a secretaria municipal de Educação e o Centro de Controle de Zoonoses promove um concurso cultural com premiação. São aceitas músicas, poesias, peças teatrais, frases temáticas e redações sobre o assunto. Podem participar do concurso alunos da 4ª à 8ª séries dos turnos diurno e noturno. Os melhores da escola serão premiados pela secretaria de Educação. O Ministério Público garantiu premiar os primeiros colocados de toda a cidade com almoço para quatro pessoas numa churrascaria e diária em pousada.