Durante a manhã do dia 22 de setembro, a secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus através ProJovem, vai promover para os adolescentes que freqüentam o programa, uma Gincana Competitiva em defesa do meio ambiente, que acontecerá na Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado, a partir das 9:00h da manhã.
Projovem Adolescente faz parte das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. O objetivo do programa é incluir os jovens provenientes do Bolsa Família, no sistema educacional, garantindo proteção social e integração familiar, além dos vínculos sociais. Esses jovens são divididos em grupos, denominados coletivos que ficam espalhados pela cidade, onde podem discutir os assuntos e lançar idéias acerca dos temas abordados.
As atividades propostas para gincana, já estão sendo feitas pelos jovens, que vão apresentar ao público no dia 22. O objetivo dessa gincana é mostrar aos jovens o que é a solidariedade e aumentar o senso de responsabilidade com o planeta, que é o tema estudado por eles durante o mês. Algumas tarefas já foram designadas, como por exemplo, elaborar e recitar poemas, parodiar músicas e entrevistar pessoas da comunidade, tudo isso abordando temas relacionados com a importância preservação ambiental.
Segundo Aleide Amorim, coordenadora do ProJovem, de Ilhéus, o que se pretende “é fazer com que eles entendam a importância de reciclar matérias e preservar a natureza, pois este planeta está nas mãos de todos nós”. Para o secretário de Assistência Social do município, Augusto César Macedo, essas “atividades aumentam a visão de mundo desses jovens, fazendo com eles não fiquem presos somente ao que vivem no cotidiano e sim, permaneçam atentos à tudo que acontece”.