Iniciativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através do Núcleo de Abordagem Instrumental, dois eventos simultâneos irão permitir uma abordagem ampla sobre línguas estrangeiras: o XXII Seminário Nacional de Inglês Instrumental e o X Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. Neste sentido, estarão reunidos na Universidade, de 3 a 6 de novembro deste ano, estudantes, professores, acadêmicos, pesquisadores, professores de línguas estrangeiras, assim como professores do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino e de institutos de línguas, em torno da temática “Novas demandas dos contextos acadêmico e profissional”.
Há mais de duas décadas o Seminário Nacional de Inglês Instrumental proporciona aos seus participantes aprofundamento e contato com professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam na área de línguas estrangeiras para fins específicos (ensino instrumental), além de abrir espaço para a formação continuada de professores de línguas estrangeiras em geral e a possibilidade de intercâmbio acadêmico-científico entre várias instituições.
Ao longo de sua trajetória, o projeto expandiu-se para além do contexto acadêmico, contribuindo para implementar programas de qualificação de professores, de cursos on-line, de pesquisas e publicações, entre outras ações. Os princípios de abordagem de linguagem instrumental, que tiveram sua origem no ensino da língua inglesa, são estudados atualmente e aplicados no ensino das línguas francesa e portuguesa e, mais recentemente, no ensino de alemão, espanhol e italiano. Tal fato gerou a formação do Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, que já está na sua décima edição, como mais um espaço para a divulgação de pesquisas em outras línguas.
O programa dos dois eventos prevê a realização de palestras, mesas-redondas, workshops, comunicações e pôsteres. As inscrições para a apresentação de trabalho estão abertas até 15 de outubro e, as demais, até 26 do mesmo mês, através do site http://www.instrumental2009.com.br/default.html.