Fórum Baiano de Educação Infantil acontece na segunda-feira em Ilhéus
Prefeito Newton Lima atende pleito de professoras índias de Olivença
Nova Unidade Móvel Odontológica e Kombi reforçam frota da Saúde
Fórum Baiano de Educação Infantil acontece na segunda-feira em Ilhéus
A secretaria municipal de Educação e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação promoverão a partir das 8 horas da próxima segunda-feira, dia 14, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o Fórum Baiano de Educação Infantil. Segundo o secretário de Educação, professor Sebastião Maciel, O evento terá como tema central “A Educação Infantil no Contexto Baiano e Regional – Uma Discussão Necessária”.
Às 8h30min, logo depois dos credenciamentos, acontecerá um breve momento cultural. A mesa de abertura será formada às 9 horas e deverá contar com a participação de representantes de vários órgãos e instituições, entre eles Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Câmara Municipal, Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Vara da Infância, Ministério Público, Direc, Undime e Ongs diversas.
Às 9h30min, a professora Rose Bonfim (pedagoga e membro do Grupo Gestor do FBEI pela ACREDITE (Associação de creches e Pré–Escolas) estará fornecendo algumas informações sobre a instalação do Fórum Regional de Educação. Por volta das 10 horas, será realizada uma Mesa Redonda sobre “Os Movimentos Sociais e a Educação Infantil”, com a professora Sueli Pinho da Silva Rocha (pedagoga, especialista em Educação Infantil, membro do Fórum Baiano de Educação Infantil), e “Indicadores da Qualidade da Educação Infantil”, com a professora Marlene Oliveira dos Santos (Mestre em Educação e coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil pela Faculdade Social). A coordenação será de Gilvania Nascimento (Coordenadora Estadual – UNCME-Bahia).
Instalação de Fórum – Para o período da tarde, “Momento Cultural” às 13h30min; relatos sobre “A educação infantil na Bahia – limites e possibilidades”, com coordenação de Áurea Tomás (Seduc/Ilhéus), às 14 horas; “O papel dos CMEs na regulamentação da educação infantil”, com a professora Gilvania Nascimento, às 14h30min; a instalação do Fórum Regional de Educação Infantil em Ilhéus às 15 horas; e, finalmente, por volta das 16 horas, avaliação e deliberação de encaminhamentos.
Prefeito Newton Lima atende pleito de professoras índias de Olivença
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na última quinta-feira, dia10, recebeu em seu gabinete uma comissão de professoras índias que vieram solicitar o seu apoio para a situação da escola indígena de educação infantil. Ocorre que em abril deste ano, houve uma situação em que as crianças indígenas de Olivença não tinham como estudar na escola da própria tribo por estar a mesma, distante de suas residências.
Na oportunidade, mesmo a escola pertencendo ao Estado já que a educação indígena na Bahia é de sua responsabilidade, o prefeito Newton Lima e o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel, optaram por apoiar a comunidade indígena e alugaram uma casa onde a referida creche indígena passou a funcionar, ainda que continuasse na Rede Estadual..
No momento, a própria comunidade indígena questionou o porquê de o Estado continuar fornecendo Merenda Escolar para a creche indígena, se a educação infantil é do município. Verificando a legalidade, a escola continuou sendo de responsabilidade do Estado e as crianças pertencem ao censo daquela Rede. A direção da escola estadual indígena foi proibida de continuar fornecendo a merenda.
Esse foi o motivo das professoras indígenas, acompanhadas por representantes da DIREC/06 e a direção da Escola Indígena procurarem a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, para que esta assuma definitivamente a creche indígena Katuama.
Segundo Sebastião Maciel, essas crianças não existem no censo da Rede Municipal, não havendo recursos federais de alimentação escolar para elas já que as mesmas constam do censo do Estado em 2009. O apelo dos visitantes é para que, com recursos próprios do Tesouro Municipal, o município, que já assumia o aluguel da casa, energia elétrica e água, assuma também, a merenda das 60 crianças indígenas ali matriculadas.
Analisando a legalidade do que orienta a educação infantil e a especificidade da comunidade à luz da educação indígena, o prefeito Newton Lima mais uma vez, deu uma demonstração de sensibilidade, compreensão e compromisso com as questões sócio-educacionais. Autorizou à equipe da SEDUC que promova as medidas necessárias para que seja assegurado, àquelas crianças, o direito à educação, independente da origem étnico-racial dos beneficiários.
Na oportunidade o prefeito orientou o Secretário de Educação para que sejam feitos levantamentos em Olivença e se localize uma área para construção definitiva de uma creche naquela localidade e que a documentação seja encaminhada ao MEC/FNDE para que se busquem recursos do programa PROINFÂNCIA, para referida construção.
Nova Unidade Móvel Odontológica e Kombi reforçam frota da Saúde
A prestação de serviços odontológicos à zona rural do município, bem como aos bairros mais distantes do centro da cidade, ganharam na manhã de hoje (11) um importante reforço com a entrega de uma segunda Unidade Móvel, totalmente recuperada pela Prefeitura de Ilhéus. Segundo o prefeito Newton Lima, a proposta é intensificar e aperfeiçoar o atendimento que já vem sendo realizado pelas equipes de saúde, aumentando, a partir de agora, o número de pessoas beneficiadas diariamente.
Além de receber equipamentos de última geração, o novo odontomóvel passou por uma ampla reforma, que incluiu a recuperação total de seu sistema mecânico, pintura e beneficiamentos de funilaria. A exemplo da unidade que já estava prestando atendimento à comunidade, o novo odontomóvel também oferecerá, através de uma equipe formada por dentista e auxiliares, atendimento dentário de baixa e média complexidades, aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.
“Nossa proposta é aumentar o atendimento, uma vez que, na zona rural, as duas unidades estarão trabalhando juntas. Já na sede, a tendência é que elas visitem bairros diferentes”, explica a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo. O diretor de Saúde Bucal, Carlos Ocké, por sua vez, informa que o veículo deverá iniciar suas atividades na próxima quinta-feira, dia 17, quando o trabalho será prestado no distrito de Pimenteira.
Dengue – Além da nova Unidade Móvel Odontológica, o prefeito Newton Lima e a secretária Marleide Figueiredo entregaram um veículo (kombi) enviado pelo Ministério da Saúde para auxiliar o trabalho do município no combate à dengue. Na oportunidade, as autoridades também visitaram a nova sede do Departamento de Atenção Básica da Prefeitura de Ilhéus, localizado em um prédio ao lado da Secretaria de Saúde.
Dando seqüência ao trabalho, as equipes odontológicas estarão beneficiando, no dia 14, os moradores do Malhado; no dia 15, os de São João; no dia 16, os do Ilhéus II; e, nos dias 17 e 18, os moradores do distrito de Pimenteira. Serão ainda favorecidas, neste mês de setembro, pelas unidades móveis odontológicas, as seguintes localidades: Aritaguá (21), Carobeira (22), Ponta da Tulha (23), Areia Branca (24), Vila do Serrado (25), Horto do Havaí e T. Vilela (28), São José (29) e Aterro Sanitário do Itariri (30).