Ilhéus está incluída na formatação de Consórcios Públicos na Bahia
Desfile de Sete de Setembro em Ilhéus inova e empolga público na Soares Lopes
Concertos Populares em Ilhéus traz a Orquestra Sinfônica da UFBA
Programação diversificada marca a pauta do Teatro Municipal de Ilhéus
Ilhéus está incluída na formatação de Consórcios Públicos na Bahia
Com o objetivo de implantar o sistema de Consórcios Públicos na Bahia, o governo estadual promoveu ontem (8) um seminário sobre “Consórcios Públicos. Um Novo Instrumento de Cooperação Federativa”, na Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), com a presença de dezenas de representações municipais. O evento contou na sua abertura com a presença dos secretários estaduais Walter Pinheiro (Seplan), Afonso Florence (Sedur), Rui Costa (Serin) e Márcio Meireles (Secult). Esteve também presente a Dra. Paula Ravanelli, representante do Governo Federal.
Após a solenidade de abertura foi assinado pelos secretários e os prefeito um Memorando de Entendimento com vistas a formação de oito consórcios, envolvendo 150 municípios baianos. O Memorando prevê um prazo de noventa dias para discussões dos objetivos e formas dos consórcios, com base na lei federal nº 11.107/05 que regulamentou o assunto, oferecendo diversos benefícios aos entes consorciados, visando melhorar a capacidade de investimento dos municípios e minorar os déficits acumulados na prestação dos serviços públicos.
O município de Ilhéus se fez representar pelo prefeito Newton Lima, que participou do evento acompanhado dos secretários Alfredo Dantas Landim e José Nazal Soub, de Desenvolvimento Econômico e de Governo, respectivamente. Durante todo o dia foram ministradas palestras sobre o tema, seguido de intenso debate, uma vez que a proposta dos Consórcios inclui inúmeras ações que visam estimular a gestão compartilhada nos 26 territórios de identidade da Bahia, o que vai lhe garantir a descentralização política e também a otimização de ações conjuntas.
No encontro o prefeito Newton Lima ouviu do Secretário Estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, que até o final do mês serão iniciadas as discussões e entendimentos para formatação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, como também deverá ser apresentado o projeto de duplicação da rodovia BR-415, uma antiga reivindicação dos municípios de Ilhéus e Itabuna.
Desfile de Sete de Setembro em Ilhéus inova e empolga público na Soares Lopes
A participação efetiva dos alunos das escolas da zona rural, a passagem dos pequenos agricultores e de índios tupinambás, foram destaques no desfile cívico de Sete de Setembro em Ilhéus, realizado na avenida Soares Lopes, debaixo de um forte sol, na manhã da última segunda-feira, dia 7. Depois da solenidade de hasteamento das bandeiras em frente ao palanque oficial, o prefeito Newton Lima, acompanhado de autoridades militares, passou a tropa em revista, dando início ao desfile que se prolongou até o meio-dia, com toda a extensão da avenida tomada por populares.
Coordenador geral do desfile, o secretário de Educação, Sebastião Maciel, diz que “a nossa proposta que foi colocada em prática foi o de realizar o desfile cívico de 07 de setembro, com a preocupação não apenas de exaltar vultos e símbolos nacionais, mas, sobretudo de criar um espaço de reflexão que começou desde os preparativos para o desfile, até as atividades desenvolvidas em salas de aula relativas a data”. Segundo ele, a meta foi o de chamar a atenção de todas as unidades escolares das três redes (estadual, municipal e particular, para o desenvolvimento de atividades como a releitura de cada estrofe do hino, seus significados e sua permanência na história, dentro da sala de aula; e mostrar a população não um desfile saudosista que tem como tema o passado, no caso geral sobre uma história de mortos (Tiradentes, Marechal Deodoro, D. Pedro, a Família Real), mas dar uma possibilidade de futuro através da valorização da história através do reconhecimento dos símbolos”.
Na programação oficial do Desfile cívico de 7 de Setembro, os primeiros a desfilar foram os integrantes da Associação dos Ex-Combatentes, seguindo-se da 18ª Circunscrição de Recrutamento e do Tiro de Guerra, Marinha do Brasil e 2° Batalhão da Polícia Militar. Também desfilaram os membros da Guarda Municipal de Ilhéus, do 5ª Grupamento de Bombeiros e os alunos do Colégio da Polícia Militar. Já as entidades e clubes de serviço fizeram parte do segundo bloco do desfile, contando com as participações do Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, Centro Social Urbano, Clube da Maior Idade Arco-Íris, Lions Clubes de Ilhéus (Centro), Lions Clube Pontal, Lions Clube Norte, Rotary Clube Ilhéus, Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado, ordem Demolay, Programação de Erradicação do Trabalho Infanto-juvenil (PETI), ProJovem e União Federal dos Vigilantes do Mar.
Integrando o terceiro bloco, a Creche da Rede Meira abriu o desfile que prosseguiu com as participações das escolas Gente Miúda, Diretriz, Reino da Alegria e Aidil Pereira, e dos colégios N. S. da Vitória, D. Pedro II, Ideal, Fênix Objetivo, e Joana D’Arc. Em seguida, sempre sob aplausos, desfilaram os alunos das escolas estaduais dos Índios Tupinambás, Padre Luis Palmeira, Escola Rotary, Eduardo Catalão, Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev) e Fábio Araripe.
As escolas municipais, que fecharam o desfile, também foram recepcionadas calorosamente pelo grande público, tendo este bloco sido aberto pelos alunos do Projeto Arte e Dança e da Escola Sonho Meu, seguindo-se das escolas nucleadas do Couto, Aritaguá I, Aritaguá II, Banco Central, Banco do Pedro, Castelo Novo, Japu II, Santo Antônio, Sambaituba II e Olivença. Ainda desfilaram as escolas Municipal Herval Soledade, Banco da Vitória, Pontal, Salobrinho II, Themistocles Andrade e Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME).
PRESENÇAS – No palanque oficial, se fizeram presentes as seguintes autoridades e convidados: prefeito Newton Lima e primeira-dama Inês Tavares; vice-prefeito Mário Alexandre; presidente da Câmara Municipal, vereador Jailson Nascimento; secretários João Fraga Melo (Administração), Marleide Figueiredo (Saúde), Gilvan Tavares (Fazenda) Sebastião Maciel (Educação), Paulo Goulart (Planejamento), Ana Matilde da Hora (Turismo), José Nazal Pacheco Soub (Governo), Carlos Freitas (Serviços Urbanos e Transportes), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho), Alfredo Landim (Desenvolvimento Econômico) e Izidoro Gesteira (Interior).
Também estiveram no palanque oficial o Coronel José Carlos Batista Reis, comandante do II BPM; Major e coordenador de Operações, José Diógenes Câmara; Capitão Washington Paraíso Fonseca; Capitão-de-Corveta e Delegado da Capitania dos Portos, Marcelo Eduardo Pereira Fontes; Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnolli; Luís Carlos Nascimento, Procurador Geral do Município; vereador Marcos Flávio; Marcos Corrêa, Assessor de Comunicação; Jorge Bahia, chefe de Gabinete; e Geerdheson Ribeiro, diretor-presidente da Maramata.
Concertos Populares em Ilhéus traz a Orquestra Sinfônica da UFBA
Com patrocínio da Coelba, a OSUFBA se apresenta pela primeira vez na cidade, na Praça Dom Eduardo, dia 18 de setembro, às 20 horas, com entrada franca
A Orquestra Sinfônica da UFBA – Universidade Federal da Bahia, se apresenta em Ilhéus dentro do projeto Concertos Populares, na Praça Dom Eduardo (praça da Catedral de São Sebastião), dia 18 de setembro, às 20h, ao ar livre, com entrada franca. Em seu quarto ano, o projeto é uma realização da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e Lilás Produções Culturais, com patrocínio da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Integrando o programa de responsabilidade social da concessionária de energia elétrica, o Energia para Crescer, os Concertos Populares trazem na programação da OSUFBA para este ano, apresentações na capital e mais seis cidades do interior do Estado.
Para a abertura da temporada 2009, um grande espetáculo foi realizado no Farol da Barra, em Salvador, no mês de julho, com a participação da cantora Mariene de Castro. A OSUFBA acabou de ganhar novos componentes, escolhidos através de processo de seleção realizado no início do ano, especialmente para o quarto ano do projeto. A orquestra passa a ser composta por 49 integrantes – 22 músicos da formação original, além de 18 bolsistas e 9 músicos convidados.
A apresentação em Ilhéus estará sob a regência do maestro convidado Angelo Rafael Fonseca, Doutor em Regência Orquestral pela UFBA, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Itabaiana (SE), Orquestra de Câmara de Salvador, Coro do Teatro Castro Alves e Coro do Tribunal Regional do Trabalho (BA). No repertório, primeiro e quarto movimentos da Sinfonia n° 5, em dó menor de Ludwig van Beethoven; primeiro e terceiro movimentos da Sinfonia n° 40, em sol menor, de Wolfgang Amadeus Mozart; primeiro e segundo movimentos de Eine Kleine Nachtmusik, também de Mozart; Ungarische Tänze für Orchester, N° 5, de Johannes Brahms; Valsa das Flores (do balé “O Quebra Nozes”) de Pyotr Ilych Tchaikovsky; e a Suíte Carmem n° 1 (da ópera “Carmem”) de Georges Bizet.
Realizados entre os anos de 2004 e 2006 com o patrocínio da Coelba, os Concertos Populares, que visam principalmente levar a música erudita para o interior do Estado, passaram por cidades como Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Santo Amaro, Lençóis, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Alagoinhas entre outras. Em Salvador, apresentações foram realizadas em diversos locais como Parque da Cidade, Largo da Ribeira, Parque Abaeté e Concha Acústica do TCA.
Programação diversificada marca a pauta do Teatro Municipal de Ilhéus
A programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de setembro terá continuidade no próximo sábado, dia 12, a partir das 19h30min, com o Grupo Vocal Primícias, que estará realizando show comemorativo pelos seus 17 anos de fundação. O espetáculo, que tem caráter beneficente, contará com a participação especial de Tonny Menezes e de um grupo de coreografias da cidade. Mais uma vez, segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a programação do TMI encontra-se bastante diversificada e repleta de montagens musicais, teatrais e humorísticas.
Nos dias 18 e 19, com abertura programada para às 18 horas, a Prefeitura de Ilhéus estará realizando a I Conferência Municipal de Cultura. O objetivo do evento é fazer com que cidadãos e representantes do governo ilheense debatam e construam, juntos, novas políticas públicas para o setor. No dia 25, a partir das 20 horas, o cantor e compositor Marcelo Ganem, autor de “Serra do Jequitibá”, um clássico da música regional, estará lançando seu quarto CD durante o show musical “Encantado”.
A programação do Teatro Municipal de Ilhéus para setembro contempla ainda o espetáculo “Dona Baratinha quer casar”, a partir das 17 horas. Montada pela Cia Ilheense de Teatro e Música, a peça conta a história de “uma simpática e romântica baratinha que acha uma moedinha de ouro e resolve se casar, com a ajuda de sua amiga Fifi, uma galinha divertida e falastrona. O que se segue é uma sucessão de situações muito engraçadas”. Finalizando a programação, o cantor Nozinho apresenta, em duetos, a partir das 20 horas, alguns dos grandes sucessos do cantor Tim Maia.
O Teatro Municipal de Ilhéus, inaugurado em dezembro de 1932, passou por uma grande reforma no primeiro semestre deste ano. De lá para cá, grandes espetáculos já passaram pelo palco do TMI, como “Engenho”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), uma das mais conceituadas e importantes companhias de danças do Brasil, e “Ó Paí, ó!”, história consagrada no cinema e na televisão. O público regional também teve a oportunidade de assistir “Cangaço”, montagem baseada na saga de Lampião, ao show do cantor e compositor Saul Barbosa e ao espetáculo do comediante Shaolim.