Prefeitura Municipal de Ilhéus

Newton reivindica obras para o Porto de Ilhéus à Codeba

Prefeitura de Ilhéus e Uesc vão assinar convênio de cooperação técnica

Prefeitura de Ilhéus inicia recadastramento de servidores

Saúde e Assistência Social e Trabalho em campanha contra a osteoporose

Prefeitura e Conder agilizam ações de requalificação do aterro sanitário

Newton reivindica obras para o Porto de Ilhéus à Codeba

Ao recepcionar uma comitiva da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba) na última quarta-feira (2), no salão nobre do Palácio Paranaguá, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, entregou ao presidente daquela companhia, José Muniz Rebouças, um ofício onde constam medidas e ações urgentes que necessitam ser adotadas. Dentre essas medidas, o prefeito destaca ser imprescindível a imediata retomada das obras de reforço do cais comercial – cravação de estacas – para permitir a execução dos serviços de dragagem, que aumentarão a profundidade da bacia de evolução e do canal de acesso, inicialmente para 12 metros e, posteriormente para 14 metros.

Ainda solicitou Newton Lima a celeridade na conclusão dos projetos de drgagem do canal de acesso, bacia de evolução e da área barlamar do enrocamento (espigão, documentos que devem ser elaborados pelo INPH, para que, em tempo hábil, possam ser encaminhados à Secretaria Especial dos Portos, para que as obras sejam incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/2010), observando o compromisso de transporte parte do material retirado do leito marinho, para depósito nas praias dos bairros São Miguel e São Domingos, como compensação ambiental, visando o saneamento dos prejuízos com o assoreamento dos referidos locais.

Em outra reivindicação, o prefeito de Ilhéus salientou também ser de interese do município a conclusão de projetos e execução de obras de ampliação do cais comercial em mais 350 metros, proporcionando dessa forma mais um espaço para atracação de navios transatlanticos, uma vez que, a partir deste ano, em decisão adotada pela Codeba, no Porto local só poderá atracar por dia apenas um navio de turistas. “O noss terminal marítimo é um equipamento, indubitavelmente, gerador de divisas, porque assim o foi na áurea fase da cacauicultura e, assim será se os investimentos e as obras de que necessita forem executadas”, afirmou Newton Lima.

O presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, fez questão de frisar que, para ele, os três portos baianos merecem as mesmas atenções e investimentos, e que o Porto de Ilhéus encontra-se inserido entre as suas prioridades, pois se trata de um equipamento gerador de divisas e de emprego, precisando de ações mais concretas 3 definitivas, “e isso estamos dispostos a fazer”, garantiu. Além de diretores da Codeba e do gerente local, José Melchíadas, também participaram da reunião o vice-prefeito Mário Alexandre; os secretários Paulo Goulart (Planejamento), Ana Matilde da Hora (Turismo) e Alfredo Landim (Desenvolvimento Econômico), e ainda os vereadores Alcides Kruschewsky e Aldemir Almeida, ambos do PSB.

Prefeitura de Ilhéus e Uesc vão assinar convênio de cooperação técnica

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vai assinar convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Ilhéus, no sentido de auxiliar o município na formulação de diagnóstico socioeconômico que referencie projetos de desenvolvimento. A solicitação foi feita pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, em reunião realizada, na reitoria da Universidade, esta semana, com o reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, a vice-reitora Adélia Pinheiro e o pró-reitor de Administração e Finanças, Ari Mariano.

Além de parabenizar a UESC pelo conceito (4) obtido no recente relatório do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Inep/MEC, o prefeito de Ilhéus disse necessitar do apoio da instituição no planejamento estratégico do Município diante do projeto do governo federal que prevê a implantação do Complexo Intermodal, que inclui o Porto Sul, a Ferrovia Norte Sul, aeroporto internacional e a Zona de Processamento e Exportação (ZPE). O prefeito estava acompanhado do chefe de Gabinete, Jorge Bahia, e do assessor de Comunicação, Marcos Corrêa.

O reitor afirmou que o avanço institucional, acadêmico e científico da UESC já tem permitido a realização de estudos e pesquisas sobre o município e a região, e que a Universidade pode contribuir mais diretamente em programas específicos, a depender das estruturas disponíveis. Recentemente, professores da UESC realizaram um estudo para subsidiar o projeto de construção do gasoduto da Petrobrás que vai passar pelo Sul da Bahia.

Inicialmente, o convênio deverá viabilizar a realização de um seminário técnico, envolvendo os municípios diretamente vinculados ao Complexo Intermodal. A preocupação das autoridades é aprofundar o debate em relação aos impactos social, ambiental e econômico que os novos equipamentos devem produzir, com apoio técnico e científico.

Prefeitura de Ilhéus inicia recadastramento de servidores

A Prefeitura de Ilhéus inicia a partir do dia 08 deste mês o recadastramento dos servidores públicos municipais ativos. De acordo com o decreto 085/2009 de 24 de agosto deste ano, uma comissão presidida pelo chefe de gabinete, Jorge Augusto Bahia, ficará responsável em realizar o procedimento, dentro de um prazo de 90 dias contados a partir da data de publicação do decreto.

O recadastramento dos servidores da Prefeitura de Ilhéus será realizado na Biblioteca Municipal, localizado na Praça Castro Alves, no prédio do antigo Colégio General Osório, das 8h às 12 e das 14h às 18h. Os servidores deverão comparecer munidos dos documentos originais e cópias da carteira de identidade, CPF, além do número do PASEP/PIS, carteira de trabalho, comprovante de residência com prazo equivalente à 90 (noventa) dias, último contra-cheque, certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos.

Cronograma – O período de 08 a 25 deste mês é voltado para os servidores lotados na Secretaria de Saúde e o de 29 de setembro à 16 de outubro é para os servidores da Secretaria de Educação. Entre os dias 19 e 30 de outubro é vez dos funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito. Os servidores lotados na Controladoria Geral, Gabinete, e das secretarias da Fazenda e de Turismo podem realizar o recadastramento entre os dias 03 e 06 de novembro.

Entre os dias 09 e 13 de novembro é a vez dos funcionários da Procuradoria Geral e Trabalhista, e das secretarias de Assistência Social e Trabalho, e de Meio Ambiente. O período também é voltado para os funcionários da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Dos 16 a 20 do mesmo mês é a vez dos funcionários lotados nas secretarias de Administração, Governo e da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). O período de 23 a 27 de novembro é voltado para os servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Infraestrutura, Agricultura, Pesca e Interior, e Esporte e Cidadania.

De acordo com o presidente da Comissão responsável pelo recadastramento dos servidores, Jorge Augusto Bahia o procedimento é restrito apenas para os servidores considerados inativos (aposentados e pensionistas). “Para os demais servidores, é de extrema importância o cumprimento dos prazos e apresentação dos documentos exigidos. Por determinação do chefe do executivo, o recadastramento possibilitar ao município uma visão ampla do seu quadro funcional, para buscar, de acordo com as necessidades da administração pública, a redistribuição de funcionários”.

Outro intuito da atual gestão é o de, através desta ampla visão do quadro funcional, mensurar a necessidade do município objetivando contemplar os servidores aprovados no último concurso. “Tendo sempre como base a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Saúde e Assistência Social e Trabalho em campanha contra a osteoporose

Realizar o diagnóstico precoce e garantir o tratamento gratuito da osteoporose é o objetivo da campanha deflagrada pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Trabalho. A iniciativa que realizará a triagem para a detecção da doença vai percorrer as principais unidades de saúde do município buscando o público-alvo da campanha: homens e mulheres com idade acima de 40 anos. Na sede da Assistência Social, a mobilização acontece paralelamente ao cadastramento do transporte gratuito para os idosos “o que vai facilitar o contato com o público-alvo da campanha”, afirmou o secretário Augusto Macedo. O exame pode ser feito na seda da secretaria, nas terças e quintas-feiras, durante o horário de funcionamento, de 8h às14h, por uma equipe da secretaria de saúde.

Já nas unidades e PSFs a iniciativa será feita nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, cada unidade realizará 80 consultas para a detecção da osteoporose. O cronograma de atendimento para a triagem será iniciado na próxima quarta-feira (09) nas sedes I e II do Programa Saúde da Família do Basílio e no dia 11 as consultas para a detecção da doença serão realizadas no Centro de Saúde do Vilela, visando também o público dos quatro PSFs do bairro, que poderá se dirigir ao local e realizar o exame preventivo. Nos dias 14 e 16 o atendimento acontece no Centro de Saúde Avançado da Zona Sul (Hernani Sá) e na Unidade Básica de Saúde de Olivença, respectivamente.

No dia 18 é a vez da dos PSFs I, II e III do bairro Nossa Senhora da Vitória, que também vai contemplar o público do PSF do bairro Ilhéus II. No dia 21 a triagem para a detecção da osteoporose acontece na Unidade Básica de Saúde Almiro Vinhais e no dia 23 chega até a Unidade Básica de Saúde do Banco da Vitória, atingindo a população atendida na Unidade Básica de Saúde de Vila Cachoeira. Dando prosseguimento à programação, dias 25 e 28 o exame será realizado no PSF I do Salobrinho (e que também será voltado para o público atendido no PSF II do bairro) e na Unidade de Saúde do Iguape (e que também será disponibilizado ao público do PSF deste mesmo bairro), respectivamente.

No dia 30 deste mês, o exame será disponibilizado na Unidade de Saúde Sarah Kubistchek e também será voltado para o público do PSF do Alto do Coqueiro. No dia 02 de outubro a campanha de prevenção contra osteoporose chega Unidade Básica do CSU e atingirá ainda o PSF da Barra e a UBS do São Miguel. No dia 05 o exame será disponibilizado no PSF da Conquista e também será voltado para o público da Policlínica Halil Medauar. No dia 07 o atendimento acontece nos PSFs I e II do bairro Nelson Costa e também tem como alvo a UBS do bairro, já no dia 09 a campanha se encerra com atendimento na unidade básica de saúde Herval.

A secretaria de Saúde do município, Marleide Figueiredo, explicou que o exame é simples e tem duração média de 5 minutos. “É importante que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce visando a prevenção da doença. Porém, caso seja necessário, o tratamento também será disponibilizado gratuitamente”. A osteoporose é uma doença óssea metabólica, cuja fratura é sua principal manifestação clínica. Ela é ocasionada pela diminuição da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura. A fratura do fêmur é a conseqüência mais dramática da osteoporose e 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido à fratura ou complicações pós-cirúrgicas.

Prefeitura e Conder agilizam ações de requalificação do aterro sanitário

O resultado prático do projeto de requalificação do aterro sanitário compartilhado de Ilhéus foi mostrado ao prefeito Newton Lima, ao vice Mário Alexandre, à assessoria técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e outras autoridades locais. A apresentação aconteceu ontem (3) à tarde, no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, pelas assistentes sociais do município Emanuela Spínola e Maria Marta Carvalho que fizeram um breve balanço das ações voltadas para a sustentabilidade ambiental e inserção social dos catadores de lixo da localidade rural de Itariri. Um dos objetivos é recuperar o aterro sanitário e permitir que as famílias que vivem no local voltem para suas casas e passam a utilizar o espaço como ponto de apoio para separar e armazenar o que for retirado.

Na exposição de motivos as técnicas disseram que desde a primeira etapa do projeto coordenado pela Conder vêm sendo feitas visitas domiciliares no distrito do Couto, com reuniões periódicas com os catadores de lixo objetivando sensibilizá-los sobre a remoção deles da localidade. A ação também consta de distribuição mensal de cestas básicas, realização de cadastro social, fotos para retirar documentos, diversas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Ilhéus, levantamento de demandas, operacionalização do trabalho social, além de discussão sobre a operacionalização do galpão provisório de triagem de materiais recicláveis de resíduos sólidos.

Segundo a assistente social Emanuela Spínola, durante esse processo foram identificados no lixão de Itariri pessoas dos municípios de Itabuna e Itapé “que vieram para Ilhéus na tentativa de encontrar seu sustento naquele espaço. Assim, no decorrer dos trabalhos cadastramos todo o pessoal e promovemos inclusive reunião com o secretário de Assistência Social de Itabuna, José Antonio Formigli Rebouças, para se buscar soluções compartilhadas”. De acordo com cadastro sócio-econômico foram identificados 130 catadores atuando no local.

Já Maria Marta Carvalho, também assistente social, disse que a equipe técnica elaborou algumas propostas que serão colocadas em discussão, a exemplo do plano de remoção e acompanhamento do processo de transição dos catadores que se encontram em barracos feitos com materiais retirados do lixão; levantamento e inclusão dos beneficiários adultos não alfabetizados e de crianças e adolescentes em idade escolar não matriculados na rede de ensino regular; participação de outras instituições da rede sócio assistencial de Ilhéus; continuação das ações de saúde; e inserção dos catadores em programas sociais do governo federal.

A assistente social elencou outros pontos que serão objeto de discussão como visitas a cooperativa de catadores de Itabuna e dos técnicos do projeto e membros da comissão de catadores a experiências em cooperativismo na área de resíduos sólidos e sensibilização e mobilização de empresas locais para aquisição de equipamentos de segurança para o pessoal que atua nessa atividade, principalmente na localidade de Itariri. O aterro sanitário está localizado na zona norte de Ilhéus. Dista cerca de 20 quilômetros do centro da cidade.

Espetáculo de dança – Numa promoção do governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura, a companhia de dança A-Arisca, se apresentou ontem (3) à noite, no Teatro Municipal de Ilhéus. O grupo mostrou “Lixo: um espetáculo de dança contemporânea”. Na platéia estavam 30 catadores de lixo que pela primeira vez assistiram show dessa natureza. O espetáculo foi premiado pela Fundação Cultural da Bahia.

A assessora da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Fátima Espinheira, disse que a proposta é trazer para Ilhéus experiências positivas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Outro ponto que ela considera importante é a construção de galpões nos bairros para a coleta seletiva e gerar renda. “Firmar parcerias com organizações não-governamentais e empresas privadas da região para discutir o processo de gestão do equipamento compartilhado também é de suma importância nesse processo”. O acesso ao local do aterro é feito pela BA-262, rodovia Ilhéus-Uruçuca.

Reunião em Uruçuca – Fátima Espinheira informou que hoje (4) pela manhã se reuniu com técnicos da Prefeitura de Uruçuca e tratou sobre ação conjunta visando a inserção social dos catadores, implantação de programa de coleta seletiva e modelo de gestão para os resíduos sólidos. “O município de Uruçuca já vem depositando lixo na região de Ilhéus e uma das propostas foi ampliar ações de requalificação compartilhada já definida pelo governo do estado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *