Uesc comemora dez anos do curso de Ciências Biológicas

Quando se comemora o Dia do Biologo (3 de setembro) as coordenadoras do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus-Bahia) Profas. Aparecida do Carmo Zerbo Tremacoldi e Cristina Pungartinik, destacam o empenho em formar biólogos-cidadãos conscientes das suas responsabilidades com a sociedade e com o meio ambiente. Este ano, o curso que foi criando em substituição ao Curso de Licenciatura em ciências com Habilitações em Biologia, Química, Matemática e Física, completa dez anos de reconhecimento nas modalidades Bacharelado e Licenciatura.
Nesses dez anos foram graduados 107 bacharéis e 149 licenciados. Atualmente, o curso, com um corpo docente formado por dois mestres e 35 doutores, atende oito turmas da Licenciatura, com 186 estudantes e quatro turmas do Bacharelado, com 124 estudantes. De acordo com a professora Aparecida Tremacoldi, coordenadora do Colegiado do Curso, “a maioria dos professores/doutores ministra aulas nos programas de pós-graduação, o que contribui para a formação dos estudantes de graduação, incentivando-os a participarem de projetos de iniciação científica”. Já os estudantes, realizam projetos de Iniciação Científica nas diferentes áreas de conhecimento como Botânica, Ecologia, Ensino de Biologia, Genética e Bioquímica, Microbiologia, Morfologia, Sistemas Aquáticos e Zoologia.

Vários laboratórios de pesquisa, como o Centro Tecnológico de Biotecnologia e Genética e o de Microscopia Eletrônica, entre outros, foram instalados nos últimos anos, onde são realizadas as aulas práticas. Os estudantes dispõem de 13 laboratórios: Morfologia Vegetal, Herbário, de Bioquímica, três de Microscopia de luz, um de Microbiologia, três de Química (orgânica, inorgânica e analítica), um de Zoologia, um de Anatomia Humana e um de Ecologia. O curso conta ainda com biblioteca e laboratório de informática.
No primeiro semestre de 2008 foram implantados os novos currículos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura, buscando atualizar a formação acadêmica dos estudantes, atendendo as orientações das Diretrizes Curriculares do MEC, em consonância com a geração dos novos conhecimentos e as necessidades da sociedade, da região e do mercado.
Segundo a professora Aparecida Tremacoldi “Ao se graduarem, profissionais de ambas as modalidades ingressam em programas de pós-graduação da própria UESC e de outras instituições brasileiras, alguns, já titulados mestres e doutores, estão atuando no ensino superior, inclusive na UESC. Outros estão trabalhando em órgãos públicos (estaduais e municipais), como institutos de pesquisa, IBAMA, EMBRAPA, Petrobrás, ONGs e, muitos licenciados, estão ministrando aulas no ensino básico, principalmente nas escolas públicas, colaborando para a melhoria da qualidade do ensino”.
– Neste semestre esta sendo iniciada a primeira turma de Licenciatura do turno noturno com o objetivo de atender, principalmente, àquelas pessoas que têm interesse em cursar biologia, mas durante o dia precisam trabalhar. Dessa forma, o Colegiado de Ciências Biológicas pretende colaborar com as ações inclusivas da UESC -. A avaliação externa (Exame Nacional de Cursos) atribuiu ao Curso, em 2005, a nota 3, (de 1 a 5) destacando-se os conceitos CB (Condições Boas) para instalações e corpo docente e CMB (Condições Muito Boas) para a organização didático-pedagógica. Também recebeu, em 2006, o conceito “4 Estrelas pela Editora Abril”, que publica o Guia dos Estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *