FESTIVAL ACADÊMICO E GASTRONÔMICO FOI SUCESSO NA FACULDADE DE ILHÉUS

Centenas de estudantes e pessoas da comunidade participaram do I Festival Acadêmico e Gastronômico, realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no campus da Faculdade de Ilhéus. Sob o tema “Saúde: uma questão multidisciplinar”, o evento teve início na manhã de sexta-feira, mas a abertura oficial se deu às 18h30min, no auditório da própria instituição, pelo diretor Almir Milanesi, com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nascimento, da secretária de Turismo, Ana Matilde da Hora, dos coordenadores dos cursos de Nutrição e Enfermagem, Adriana Lopes e Robson Vidal, Sandra Moreira Santos, a delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Sandra Moreira Santos, além dos palestrantes da noite, o juiz federal Pedro Holliday e a doutora em Enfermagem Roseanne Montargil Rocha. A deputada Ângela Sousa foi representada pelo senhor Mauro Alves.

O juiz Pedro Holliday falou sobre “Direito ao Corpo”, abordando os limites legais da livre disposição do próprio corpo, sob a luz da Lei, da ética e da bioética. A enfermeira Roseanne Montargil Rocha falou sobre o tema “Abordagem multidisciplinar ao paciente diabético com ênfase na prevenção e tratamento das complicações crônicas: neuropatia, retinopatia, nefropatia, pé diabético e cardiopatia”. Ela afirmou que o diabete concorre para ser primeira causa de mortalidade no mundo. “Em 2030, serão 366 milhões de pessoas com a doença no mundo”, alertou.

Ainda na noite de abertura, o espaço gastronômico do festival foi animado com show da banda Zabumbahia. Vários restaurantes estabelecidos na cidade participaram do evento, servindo seus principais pratos. Estiveram lá a culinária da Feijoada do Sodré, Cabana Narigas, Baião de Dois, Pizzaria Donatello, Bumba Meu Boi, Mix Petiscos, Mandarim, Meira Cook, Cabana da Vó Eró, entre outros. A noite de festa continuou no sábado, com show de Nêgo & Banda e Banda Submarino.

Um dos destaques do I Festival Acadêmico e Gastronômico foi a intensa participação dos estudantes nos 24 minicursos oferecidos nos dois dias do evento. Houve casos, como o minicurso sobre Feridas, ministrado pela doutora Roseanne Montargil, com quase 300 inscritos. “A metodologia usada revela que estamos formatando o evento de forma correta, até porque, no nosso caso, o Festival transformou-se numa atividade interdisciplinar”, diz a diretora acadêmica, Sandra Milanesi.

SAÚDE – “Os desafios sócio-jurídicos atuais no acesso aos sistemas de saúde no Brasil” foi tema da palestra do professor Wagner de Oliveira Rodrigues, na tarde de sábado. Ele fez breve avaliação sobre o funcionamento do Serviço Único de Saúde (SUS) e as dificuldades que as pessoas têm para conseguir exames de alta complexidade e medicamentos. Segundo o professor, o SUS é um sistema institucionalmente descentralizado, mas formalmente centralizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *