Prefeitura Municipal de Ilhéus

Lançada campanha para recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Escada

Parceria com a Unime vai beneficiar servidores da Prefeitura de Ilhéus

Juíza profere instrução sobre a violência nas escolas nesta sexta-feira em Ilhéus

Comediante Zé Lezin se apresenta no TMI no domingo e na segunda

Lançada campanha para recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Escada

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e a primeira-dama Inês Tavares, participaram na manhã de hoje, dia 02, do lançamento da campanha para a recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Escada, na Estância Hidromineral de Olivença. O ato aconteceu na residência do vereador Alcides Kruschewsky, um dos organizadores, e contou com as presenças do Bispo da Diocese, Dom Mauro Montagnolli e do padre Aldemir, pároco daquela igreja, que fez a apresentação do projeto de reforma, constando da colocação de um novo forro em madeira e de assentamento do piso em cerâmica, num valor total estimado em aproximadamente 12 mil reais em materiais.

A finalidade da campanha, explicou padre Aldemir, é sensibilizar e mobilizar a comunidade, autoridades e empresários, para a necessidade de se recuperar a Igreja de Nossa Senhora da Escada, considerada um dos principais patrimônios arquitetônicos do municípios, e cartão postal não só da Estância Hidromineral de Olivença como também de Ilhéus, pelo valor histórico e cultural. “E para que essa reforme termine não ferindo as suas características, estamos contando com o apoio do Instituto Histórico da Bahia”, afirmou.

Na oportunidade, o prefeito Newton Lima fez questão de ser o primeiro a assinar o Livro de Ouro e também cedeu o Balneário de Tororomba para que a comissão organizadora da campanha utilize seus espaços neste final de semana prolongado, dias 5, 6 e 7, ficando com toda a arrecadação para ajudar na reforma. Também presente ao ato, o secretário de Planejamento da Prefeitura, Paulo Goulart se colocou á disposição dos organizadores para colaborar em tudo que for necessário.

Ainda se fizeram presentes ao ato o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jailson Nascimento, o vice-prefeito Mário Alexandre; os secretários de Governo e Turismo, José Nazal Pacheco Soub e Ana Matilde, respectivamente; o chefe de Gabinete, Jorge Bahia; o assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, e o diretor-presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, além do empresário de turismo Edinei Espírito Santo, entre outros convidados daquela localidade.

HISTÓRIA – O historiador e morador de Olivença, Marcelo Henrique Dias, conta que o distrito de Olivença teve a sua origem por volta de 1680, quando missionários jesuítas aldearam índios tupiniquins que viviam nos arredores da quinhentista vila de São Jorge dos Ilhéus. Em 1692, a igreja de Nossa Senhora da Escada já estava pronta e emprestou seu nome ao lugar. Quando os jesuítas foram expulsos do império português, em 1759, a missão ganhou fóruns de vila e foi rebatizada com o nome de Vila de Olivença, seguindo as ordens do marquês de Pombal de dar nomes de vilas e cidades portuguesas aos antigos aldeamentos coloniais.

Parceria com a Unime vai beneficiar servidores da Prefeitura de Ilhéus

Os servidores da Prefeitura de Ilhéus aprovados em concurso vestibular e os estudantes que fazem cursos de graduação e pós-graduação da Unime, com sede em Itabuna, vão ter desconto nas mensalidades. É o que prevê convênio de cooperação técnica discutido ontem (1) à tarde, no Palácio Paranaguá, entre o prefeito Newton Lima, o vice Mário Alexandre e o consultor de mercado da instituição, Walternei Fróes. O desconto que varia de 12% para os 11 cursos de graduação e 15% para pós-graduação é extensivo a toda família. O prefeito encaminhou proposta à procuradoria jurídica do município com pedido de análise urgente.

Após ouvir a explanação do consultor de mercado da Unime, Newton Lima disse que é uma oportunidade do atual governo buscar mecanismos para qualificar o servidor público que ainda não tem curso superior e para os que já cursam universidade ter nova profissão. “Com o servidor estudando em cursos de graduação e pós-graduação quem ganha é a administração pública que terá em seus quadros de funcionários mais profissionais qualificados”. O prefeito lembrou que idêntico convênio assinou com a Faculdade de Ilhéus que beneficia servidores da Secretaria de Educação que cursam pedagogia.

Vestibular – Para outubro está prevista a abertura de inscrição do concurso vestibular. A Unime, integrada ao grupo Iuni Educacional, oferece em dois campus em Itabuna uma grade curricular de necessidades de mercado em cursos de graduação e professores com especialização, mestrado e doutorado. Com 19 universidades espalhadas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do país a universidade conta com unidades em Itabuna, Lauro de Freitas e em Salvador.

Além de Ilhéus, já firmaram convênios com a Unime as prefeituras de Itabuna, Itajuípe, Ubaitaba, Itororó e Almadina e Câmara de Vereadores de Ibirataia. Com a Prefeitura de Canavieiras está em processo de conclusão. Além dos 11 cursos de graduação a universidade oferece cursos de pós-graduação em gestão em saúde pública, administração pública, gestão em turismo cultural, planejamento estratégico e recursos humanos. O preço do curso de graduação de pedagogia (R$ 351,58) e o de direito (695 reais).

Juíza profere instrução sobre a violência nas escolas nesta sexta-feira em Ilhéus

A secretaria municipal de Educação, com o objetivo de buscar alternativas para coibir a violência nas escolas, está convidando diretores, supervisores, coordenadores e orientadores das redes municipal, estadual e particular para uma instrução que será proferida pela Dra. Sandra Magaly, Juiza da Vara da Infância e da Juventude. O encontro acontecerá nesta sexta-feira, dia 4, a partir das 14 horas, no salão do Tribunal do Júri do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, localizado na avenida Osvaldo Cruz.

Na oportunidade, de acordo com o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel, serão apresentadas orientações, sugestões e procedimentos, além dos consequentes encaminhamentos dos principais problemas que surgem diariamente, sejam eles de ordem doméstica ou decorrentes de relações de conflito na própria unidade escolar. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também será debatido a partir da vivência da Justiça com o comportamento atual da criança e do adolescente.

Comediante Zé Lezin se apresenta no TMI no domingo e na segunda

O comediante Nairon Barreto (Zé Lezin) faz shows nos dias 6 e 7 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus. A apresentação será sempre a partir das 20 horas e é basicamente o conteúdo do novo DVD gravado no Teatro Guararapes, em Recife (PE). Sua assessoria diz que ele traz as mais variadas piadas, causos e histórias como “política no interior”, “Natal de antigamente e de hoje”, “São João no sítio” e “Férias em Bariloche”. O ingresso custa 30 reais, inteira, e 15, meia. O apoio é da Fundação Cultural e do Jornal Diário de Ilhéus. Além do seu repertório, o artista traz o novo DVD que estará à venda durante os shows.

Depois de fazer sucesso na Paraíba e em alguns municípios vizinhos, o apadrinhado de Chico Anysio ficou por quatro anos na “Escolinha do Professor Raymundo”, na Rede Globo de Televisão. Também se apresentou em todos os estados do Brasil, com o mesmo personagem Zé Lezin, que sempre cativa todos com o seu jeito de ser e agir. Bem humorado, ele conta histórias e piadas como casualidade. Nairon Barreto interpreta o mesmo personagem há cerca de 25 anos. A cada espetáculo, incorpora novidades. Satiriza os acontecimentos importantes no cotidiano do Brasil. Tudo o que acontece no país para ele é sempre motivo de piada.

Sua assessoria diz que ele é apaixonado pelo nordeste, principalmente pelo matuto. “O personagem Zé Lezin é um dos mais queridos do país. Muitos nordestinos se identificam com ele. Quanto à linguagem matuta, Nairon Barreto possui cuidado ao explicar ao público algumas expressões da terra, “até porque se ninguém entender a piada fica sem sentido”. Nairon diz que procura tomar um banho de cultura popular para se inspirar. “Deixo claro nos shows que matuto é uma pessoa altamente consciente e que o forte da piada não está na pimenta e sim no enredo. Eu não me considero um piadista. Eu conto causos”, acrescenta.

Nairon Barreto é graduado em Direito e Comunicação Social. Deixou de lado essa bagagem acadêmica para contar piadas, interpretando o personagem Zé Lezin, na Paraíba. Hoje é considerado um dos mais comentados humoristas do país. Já gravou quatro CD´s e dois DVD´s. Seu segundo DVD foi lançado recentemente com novos causos e piadas. Para muitos humoristas, cômicos e comediantes, Lezin possui o talento raro de conseguir, sozinho no palco, segurar um espetáculo, do início ao fim, sempre em alta voltagem e inúmeras gargalhadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *