Ilhéus avança para criação do Sistema Municipal de Meio Ambiente
Prefeitura de Ilhéus forma 1ª turma do curso sobre Legislação do Trânsito
Em outubro, grande torneio esportivo reunirá escolinhas de futebol de Ilhéus
Vander Lee, revelação da MPB, se apresenta em Ilhéus neste sábado
Ilhéus avança para criação do Sistema Municipal de Meio Ambiente
O município de Ilhéus vem avançando na consolidação de políticas públicas voltadas para atender as demandas de preservação e conservação do meio ambiente. Um importante passo para que a cidade tenha maior autonomia, sobretudo na fiscalização e punição de crimes e práticas ilegais ambientais é a implantação do Sistema Municipal do Meio Ambiente (SISMUMA), importante instrumento que vai regular e garantir a proteção do patrimônio ambiental municipal. Depois da Floresta da Tijuca, localizada no Rio de Janeiro, Ilhéus concentra a segunda maior reserva urbana do país.
A reunião foi solicitada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e abordou a urgente necessidade do município em implantar o Sistema Municipal de Meio Ambiente, que de acordo com o presidente do órgão, Antônio Fernando Ribeiro, possibilitará ao município celebrar consórcios públicos, convênios e outros instrumentos de captação de recursos, garantindo a melhoria na gestão ambiental instrumentos “Ilhéus já participou de duas importantes etapas para a implantação do SISMUMA e o próximo passo é a criação do Plano, que necessita de acompanhamento de consultores da área”.
O presidente do Comdema lembrou que a implantação do Plano de Meio Ambiente está baseada na resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) de nº 3.925 de 30 de janeiro deste ano, que dispõe sobre o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada, que visa o fortalecimento da gestão ambiental, através de normas de cooperação entre Estado e Município. Ainda de acordo com Antônio Fernando, a falta de uma legislação mais específica, impede o município de, por exemplo, tratar do licenciamento ambiental e da fiscalização dos empreendimentos e atividades que possam degradar o meio ambiente. Outra proposta da equipe é a reformulação do quadro funcional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de adequá-la as demandas do sistema.
Num diagnóstico produtivo feito pelos representantes de Ilhéus no curso ministrado, foi apontado que Ilhéus possui potencial equiparado para os setores primário, secundário e terciário, o que orienta para a formação de uma equipe multidiciplinar “o que vai representar um estudo mais detalhado das ações que serão realizadas antes e depois da implantação do SISMUMA”, afirmou Antônio Fernando. Na próxima semana o projeto será apresentado em sessão na Câmara de Vereadores, com o objetivo de levar à população a necessidade de implantação do sistema. O presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara, vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), lembrou “que outros municípios baianos já estão se organizando e que Ilhéus precisa acelerar efetivamente as ações para garantir a implantação do sistema municipal de Meio Ambiente”.
O próximo passo é a criação do Plano de Meio Ambiente e, será necessária a contratação de uma consultoria, sendo que o Prefeito Newton Lima determinou que até o fim deste mês já se tenha um planejamento definido. O prefeito também sugeriu a regulamentação do Plano Diretor, com a revisão das leis de Uso e Ocupação do Solo, Código Tributário, Código de Postura e o Código Ambiental. Para tanto, será retirado da Câmara e reapresentado após reformulação o projeto de Lei que prevê a criação de taxas de licenciamento e de fiscalização ambiental.
Também estiveram presentes à reunião os secretários José Nazal (Governo), João Fraga (Administração), Antônio Olímpio (Meio Ambiente), o subprocurador do município, Mozart Aragão; a bióloga Lara Halla Figueiredo e os conselheiros do Comdema, Cid Povoas e Socorro Mendonça.
Prefeitura de Ilhéus forma 1ª turma do curso sobre Legislação do Trânsito
Quarenta motoristas da Prefeitura de Ilhéus finalizaram na noite desta segunda-feira (01) o curso de atualização em Legislação de Trânsito que integra o programa de ‘Educação para o Trânsito’, uma iniciativa da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito. Para o secretário da pasta, Carlos Freitas, o curso visa contribuir não só para a formação curricular dos condutores, mas para uma nova postura no trânsito. “Os motoristas devem estar sempre conscientes do seu papel no trânsito”. A solenidade de encerramento aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus e foi marcada pela entrega dos certificados de conclusão da primeira turma.
O prefeito de Ilhéus Newton Lima participou da solenidade e afirmou que o objetivo da atual gestão é de buscar a promoção constante de atividades de reciclagem dos servidores. “O servidor é o maior bem do município e por isso deve ser constantemente estimulado à cumprir suas obrigações com responsabilidade e com prazer”. Também estiveram presentes a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo e os vereadores Tarcísio Paixão e Dinho do Gás. Para um dos participantes do curso, o motorista Xering de Souza, “esta foi uma grande oportunidade de aprender novos conhecimentos e de socializar experiências com os colegas”.
O curso teve um total de 30 horas e foi ministrado por uma equipe de agentes de trânsito. De acordo com o coordenador do setor esta primeira etapa contou com a participação de motoristas das secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos Transporte e Trânsito. “Nosso intuito é fazer com que todos os condutores do quadro funcional do município sejam contemplados com a capacitação”. Além disso, completou Valério Bonfim o curso vai auxiliar os motoristas que queiram pleitear posterior solicitação para mudança de nível, previsto no plano de cargos de salários da prefeitura.
Esta semana estão sendo encerradas as inscrições para a segunda turma do curso, que será iniciado neste sábado. Elas podem ser feitas no Centro administrativo, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas são ministradas no auditório do centro administrativo, sempre aos sábados pela manhã, nos meses de agosto, setembro e outubro. O secretário Carlos Freitas explica que em setembro as palestras vão acontecer sempre a partir das 8 horas da manhã, nos dias 5, 12, 19 e 26, com término programado para o meio-dia. E em outubro, no mesmo horário, as aulas serão dadas nos dias 3, 10, 17, 24 e 31, quando os trabalhos serão encerrados.
O curso é voltado para motoristas de ônibus, permissionários que têm alvarás, a exemplo de taxistas, transporte escolar, turismo, cargas, carros de som, condutores de motos e de bicicletas, vendedores e entregadores de alimentos, todos os servidores da prefeitura que exercem a função de motoristas e até carroceiros. Através de palestras eles vão receber noções básicas visando colaborar na melhoraria do trânsito no município.
Em outubro, grande torneio esportivo reunirá escolinhas de futebol de Ilhéus
Em parceria com a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), a Prefeitura de Ilhéus promove no próximo dia 12 de outubro, no Estádio Mário Pessoa, a partir das 8 horas, o I Encontro e Torneio entre as Escolinhas de Futebol do Município de Ilhéus. As inscrições para o evento, denominado “Quero Participar”, podem ser realizadas até o dia 5 de outubro, em dois locais e horários: na Maramata, localizada no bairro Nova Brasília, das 7 às 13 horas, e na Secretaria de Esportes, sediada no 5º andar do Anexo de Secretarias, centro da cidade, das 14 às 18 horas.
Segundo os coordenadores gerais do evento, Geerdheson Ribeiro (diretor-presidente da Maramata) e Marcos Corrêa (Assessor de Comunicação), um dos objetivos do governo municipal é criar produtos esportivos, através de ações integradas e voltadas para a materialização de uma melhor qualidade de vida para os adolescentes do município. “Esse evento tem a proposta de trabalhar o esporte e a educação de forma conjunta, visando a promoção de políticas públicas que se traduzam em melhorias para toda a população”, diz o secretário de Esportes, Ivanilton Lima. Ele afirma que este primeiro torneio agregará apenas as escolinhas da sede, “ficando as escolinhas da zona rural para um segundo evento”, lembra, acrescentando que só podem participar adolescentes de 12 a 14 anos.
O Projeto “Quero Participar” contará com a seguinte estrutura: médico e ambulância de plantão, apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, serviço de proteção ao menor, linhas de transportes regulares nos bairros e ordenamento e orientação no trânsito nas proximidades do Estádio Mário Pessoa. No dia do evento, várias atividades sociais serão realizadas, como campanhas educativas sobre a dengue, meio ambiente, reciclagem de lixo e a importância das práticas esportivas, além de um estande do Programa Sentinela, que abordará a exploração sexual infanto-juvenil.
Bairros – Segundo Geerdheson Ribeiro, deverão participar do I Encontro e Torneio entre as Escolinhas de Futebol do Município de Ilhéus os seguintes bairros: Pontal, Hernani Sá, Nelson Costa, São Francisco, Barreira, Santo Antônio de Pádua, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Princesa Isabel, Centro, Conquista, Malhado, Teotônio Vilela, Avenida Esperança, Parque Infantil, Barra e Iguape, entre outros.
Vander Lee, revelação da MPB, se apresenta em Ilhéus neste sábado
O cantor e compositor Vander Lee, uma das maiores revelações atuais da Música Popular Brasileira (MPB), se apresentará neste sábado, dia 5, a partir das 21 horas, no palco do Teatro Municipal de Ilhéus. Considerado pela crítica como um artista sensível, versátil e extremamente talentoso, o artista mineiro já possui grandes sucessos no seu repertório, como “Românticos”, “Esperando Aviões”, “Alma Nua”, “Contra o Tempo” e “Onde Deus Possa me Ouvir”, gravada, inclusive, pela cantora baiana Gal Costa.
A carreira de Vander Lee, bem como da maioria dos músicos brasileiros, foi iniciada nos ‘bares da vida’. Em 1987, o cantor fez sua primeira apresentação com músicas de sua autoria no projeto ‘Segunda Musical’, no Teatro Francisco Nunes. Nos anos seguintes, Lee se apresentou mais em bares do que em palcos. Até que, em 1996, ficou em segundo lugar no Festival ‘Canta Minas’, realizado pela ‘Globo Minas’, com a música ‘Gente não é Cor’. Esse foi o impulso necessário para que o artista conseguisse produzir, em 1997, seu primeiro CD independente, assinando ainda como Vanderly. Depois de várias tentativas, foi sugerido o nome Vander Lee, que o acompanha até hoje.
O CD não obteve uma venda significativa, mas conquistou os primeiros fãs do cantor. Em novembro de 1998, Elza Soares conheceu o trabalho do artista e incluiu a música ‘Subindo a Ladeira’ em seu repertório de show. Vander Lee a convidou para assistir um show seu em BH e ela, além de vir, dividiu o palco com ele. A partir daí, o artista mineiro realizou várias participações nos shows de Elza em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Seu segundo CD, ‘No Balanço do Balaio’, foi lançado em 1999 pelo selo da Kuarup, com participações de Mauricio Tizumba, Tambolelê, Raquel Coutinho e o pai do cantor, José Delfino. O disco rendeu boas críticas e circulou timidamente por Minas, Rio e São Paulo. Vander sentiu sua carreira entrar em um novo ciclo quando várias cantoras passaram a gravar suas músicas, como Gal Costa, Alcione, Leila Pinheiro, Margareth Menezes, Zizi Possi e Selmma Carvalho.
Em 2003, o terceiro CD nasceu de uma temporada de shows feita por Vander Lee em Belo Horizonte, no Teatro Chico Nunes. O trabalho se chama ‘Ao Vivo’ e contou com a participação de Elza Soares e Rogério Delayon. A Indie Records, vendo o potencial do disco, resolveu distribuí-lo. O trabalho foi um sucesso e rendeu ao artista muitos shows pelo Brasil, além da possibilidade de lançar em 2005 o CD ‘Naquele verbo agora’, mais romântico e levemente pop. Com esse disco, Vander Lee foi finalista do “Prêmio Tim de Música”, nas categorias Melhor Disco e Melhor Cantor da Canção Popular.
Em 2006, Vander Lee gravou o CD e DVD ‘Pensei que fosse o céu’, no Teatro do Palácio das Artes, em um show emocionante, com uma banda de peso e a participação de Zeca Baleiro. Além disso, gravou também seu segundo DVD, o ‘Entre’, acústico com convidados, que será lançado em breve. Em 2007, Vander Lee fez turnê pelo Brasil com o disco ‘Pensei que fosse o céu’, conquistando o Prêmio TIM de melhor disco de canção popular. No ano seguinte, faz sua primeira apresentação fora do Brasil, sendo selecionado pelo forúm de música de MG para um show internacional na Itália.
O ano de 2009 começou com boas surpresas. Em março Vander Lee participou do Festival SXSW, em Austin, Texas, sendo um dos cinco artistas mineiros selecionados para o evento. No mês de abril, lançou seu mais novo CD, intitulado ‘Faro’. Com produção de Marcelo Sussekind, o trabalho tem uma levada mais pop e possui 12 faixas, sendo 10 inéditas. As outras duas músicas do CD são bem especiais: um poema musicado de Cartola, chamado ‘Obscuridade’, e uma versão de ‘Ninguém vai tirar você de mim’, sucesso na voz de Roberto Carlos. O CD conta com as participações do africano Lokua Kanza e de Regina Souza. No mês de maio, Vander Lee se apresentou no Festival “Romerias de Mayo”, em Cuba, juntamente vários outros artistas mineiros.