FACULDADE DE ILHÉUS É PIONEIRA NA OPERAÇÃO DO PROJETO RONDON

Desde que o Projeto Rondon foi reativado, em 2005, por iniciativa do Ministério da Defesa, a Faculdade de Ilhéus foi a primeira instituição de ensino superior do interior da Bahia a ter projeto de participação aprovado no programa extensionista de caráter universitário. Em 2006, uma equipe dos cursos de Administração e Ciências Contábeis esteve na cidade de Brejo Grande do Araguaia, no Pará. A presença dos estudantes da faculdade também ocorreu nos anos seguintes e agora, no último mês de julho, a equipe local realizou trabalhos no município de Ingá, na Paraíba, com o objetivo de promover ações de desenvolvimento de turismo sustentável.
O Rondon é um projeto de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários, cujo objetivo é buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, além de aproximar os estudantes envolvidos com a realidade do País.

Na recente operação Nordeste-Sul, no interior da Paraíba, os alunos da Faculdade de Ilhéus, coordenados pela professora Cristiane Nunes, realizaram oficinas abordando o turismo como uma alternativa de produção local e vetor de desenvolvimento. O município de Ingá, de 18 mil habitantes, é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, pois as inscrições rupestres que lá se encontram ainda não foram decifradas pelos pesquisadores.

As atividades contaram com a parceria da equipe do UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo, de Colatina/ES. As oficinas incluíram orientações sobre a formação de guias de turismo e do Conselho Municipal de Turismo e Meio Ambiente. Na área de Associativismo, destacou-se o fortalecimento da Associação de Labirinteiras do distrito de Chã do Pereiros, a chamada renda de labirinto – um processo todo artesanal e bastante trabalhoso, muito valorizado nas feiras de artesanato pelos turistas.

Outras oficinas relevantes foram as de gestão pública, de educação ambiental, de elaboração de projetos para captação de recursos para o município, de gerenciamento familiar, entre outras. Fizeram parte da equipe os estudantes Aline Souza, de Ciências Contábeis, Janine Gomes, de Direito, Luiza Maron, de Nutrição, além de Markineya Kokubun, Ramon Pedreira e Thiago Matos, do curso de Administração.

HISTÓRIA – Em janeiro de 2007, a Faculdade de Ilhéus participou do Projeto Rondon com quatro equipes. Duas delas, na Bahia, nas cidades de Aramari e São Sebastião do Passé. Outra equipe foi para Canaã dos Carajás, no Pará, e outra para Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. Em janeiro de 2008, foram duas equipes: uma para São Sebastião da Boa Vista, na Ilha de Marajó (Pará), e outra para Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *