Uma nova portaria do Ministério da Saúde, determina que todo hospital habilitado pelo SUS para atender pacientes com câncer ofereça um tratamento integral. Ainda é comum no país o doente ser operado de um tumor em um hospital, fazer a quimioterapia ou a radioterapia em um segundo e, se precisar de um novo cuidado, ter que procurar um terceiro serviço.
Com a nova medida, o Ministério da Saúde pretende mudar essa realidade. Para continuarem habilitados pelo SUS, os hospitais terão de oferecer atendimento integral ao paciente. O Brasil conta com 258 instituições com esse perfil e 11 foram habilitadas pela nova portaria.
Segundo Alberto Beltrame, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o sistema anterior, que habilitava serviços isolados deixava o paciente sem referência. Beltrame explica que, se o hospital não tiver condições de oferecer o atendimento integral em um mesmo espaço físico, o tratamento poderá ocorrer em outro local conveniado, mas a instituição continuará responsável pelo paciente.