Ilhéus agiliza preparativos para desfile de 7 de setembro
Programação de setembro do TMI trará grandes atrações
Prefeitura leva cursos para famílias do bairro Teotônio Vilela e rua da Floresta
Aulas abertas de dança de salão começam em Ilhéus nesta 4ª feira
Mutirão Força Tarefa é realizado com sucesso em Santo Antônio
Prefeitura de Ilhéus inicia preparativos para segunda etapa do Força Tarefa
Coelba presta esclarecimentos sobre interrupções de energia em Ilhéus
Ilhéus agiliza preparativos para desfile de 7 de setembro
A Prefeitura de Ilhéus está dando prosseguimento dos preparativos para o desfile cívico de 7 de setembro, que marcam os 187 anos de independência do Brasil. As atividades referentes ao evento vêm sendo coordenadas pela Secretaria de Educação e contam com a participação do Exército, Marinha, Polícia Militar, Guarda Municipal, clubes de serviço, escolas Municipais, estaduais e particulares de Ilhéus. Este ano, a previsão da Secretaria de Educação (Seduc) é que mais de seis mil pessoas participem do desfile.
Este ano, o sistema Seduc dedica o seu desfile à escola do campo e traz como tema central do desfile: “Símbolos Nacionais: orgulho de um povo”, que de acordo com o secretário da pasta Sebastião Maciel leva em consideração a singularidade do município de Ilhéus e sua grande extensão rural, sua vocação rurícola e os desafios que as escolas do campo enfrentam. Ainda segundo o secretário/coordenador do evento, o objetivo é realizar o desfile cívico de 07 de setembro, “com a preocupação não apenas de exaltar vultos e símbolos nacionais, mas, sobretudo de criar um espaço de reflexão que começa desde os preparativos para o desfile, até as atividades desenvolvidas em sala de aula relativas à data”
A organização do desfile cívico conta o apoio das Secretarias de Turismo, Governo, Transporte e Trânsito, Administração, Serviços Urbanos, Serviços Urbanos, Saúde e Assessoria de Comunicação. Para garantir a organização da festa, estão sendo acertados todos os detalhes a exemplo da estrutura, segurança e programação. Nesta segunda-feira (31) coordenadores do evento se reúnem com representantes dos órgãos, entidades e escolas que participarão do desfile a partir das 14 h na Fundação Cultural de Ilhéus. O próximo encontro acontece no dia 03 de setembro no mesmo local.
Programação de setembro do TMI trará grandes atrações
O espetáculo de dança contemporânea “Lixo”, premiado pela secretaria estadual de Cultura (Secult) e Fundação de Cultura do Estado da Bahia (Funceb), abre nesta quinta-feira (3), a partir das 20 horas, a programação de eventos do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de setembro. Mais uma vez, segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, a programação do TMI encontra-se bastante diversificada e repleta de montagens musicais, teatrais e humorísticas.
Dando seqüência à programação, na sexta-feira (4), a partir das 19 horas, o Teatro Municipal será palco do Congresso do Lions Club Internacional. Já no sábado (5), a partir das 21 horas, o público regional terá a oportunidade de conferir, pela primeira vez em Ilhéus, toda a versatilidade de Vander Lee, uma das maiores revelações da MPB nos últimos anos. No domingo (6) e na segunda-feira (7), sempre a partir das 20 horas, o TMI será palco de um grande show de humor com um dos comediantes mais populares do Brasil: Zé Lezin da Paraíba (da Escolinha do Professor Raimundo).
No dia 12, com início previsto para às 19h30min, o Grupo Vocal Primícias realizará um show comemorativo pelos seus 17 anos de fundação. O espetáculo, que tem caráter beneficente, contará com as participações especiais de Tonny Menezes e de um Grupo de Coreografia da cidade. Nos dias 18 e 19, com abertura programada para às 18 horas, a Prefeitura de Ilhéus estará realizando a I Conferência Municipal de Cultura. O objetivo é fazer com que cidadãos e representantes do governo ilheense debatam e construam, juntos, novas políticas públicas para o setor. No dia 25, a partir das 20 horas, o cantor e compositor Marcelo Ganem, autor de “Serra do Jequitibá”, um clássico da música regional, estará lançando seu quarto CD durante o show musical “Encantado”.
A programação do Teatro Municipal de Ilhéus para setembro contempla ainda o espetáculo “Dona Baratinha quer casar”, a partir das 17 horas. Montada pela Cia Ilheense de Teatro e Música, a peça conta a história de “uma simpática e romântica baratinha que acha uma moedinha de ouro e resolve se casar, com a ajuda de sua amiga Fifi, uma galinha divertida e falastrona. O que se segue é uma sucessão de situações muito engraçadas”. Finalizando a programação, o cantor Nozinho apresenta, em duetos, a partir das 20 horas, alguns dos grandes sucessos do cantor Tim Maia.
Prefeitura leva cursos para famílias do bairro Teotônio Vilela e rua da Floresta
Ao mesmo tempo em que viabiliza a construção de 272 casas populares para retirar as famílias que residem em áreas de risco, a exemplo de encostas de morros e manguezais, a Prefeitura de Ilhéus desenvolve projeto de alcance social. Antes de promover a remoção dessas pessoas para a nova morada, no bairro Teotônio Vilela, loteamento Bosque Verde, a Secretaria de Planejamento, através da construtora GMEC, oferece cursos que permitem aumentar a renda familiar e ampliar os conhecimentos. A entrega de certificados do curso de bijuteria está programada para amanhã (1º), a partir das 14h30min, na rua da Floresta – antiga rua do Mosquito. Participam do curso 25 pessoas com idade de 12 a 55 anos, com aulas de segunda a sexta-feira.
O secretário de Planejamento, Paulo Goulart, diz que a proposta é mudar a vida de jovens e adultos em termos financeiros. Todo o material de trabalho foi fornecido pela prefeitura. Em paralelo a essas ações a comunidade também participa de palestras informativas com foco principal a conscientização ambiental. Coordenado pela assistente social Cristiane Almeida o grupo é formado pelas orientadoras Sheila Fraga, Janaína Clement, Norma Fróes e Eliane Abreu. Na próxima fase do projeto serão oferecidos cursos intensivos de doces, informática e capoeira.
As famílias que moram atualmente na invasão situada nas imediações da estação rodoviária e no alto do bairro Teotônio Vilela serão remanejadas. Na área degradada e ocupada de forma desordenada e sem infra-estrutura básica a prefeitura pretende reurbanizar. O local foi densamente povoado na década de 90 após a Embasa implantar rede de água potável ao longo da ponte sobre o rio Fundão, uma das entradas de Ilhéus. Na rua Floresta – conhecida rua do Mosquito – 72% das moradias são de madeira e 12% de material reciclado encontrando em lixões.
A construção das 272 casas populares no bairro Teotônio Vilela é em parceria com os governos estadual e municipal e Caixa Econômica e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), do Ministério das Cidades. O projeto prevê a implantação de redes de esgoto, águas pluviais, pavimentação de ruas e recuperação de áreas degradadas, a exemplo de encostas dos morros e manguezais afetados por invasões. Está em andamento o serviço de terraplenagem
Aulas abertas de dança de salão começam em Ilhéus nesta 4ª feira
Nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, a partir das 19 horas, será realizada no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), uma aula aberta ao público de dança de salão. O evento é promovido pelo Núcleo de Dança de Ilhéus, localizado na avenida Soares Lopes, nas proximidades do Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.
Segundo a professora Bianca Lavigne, o principal objetivo da iniciativa é promover a dança de salão no município. Ela informa que o evento no Largo Cultural contará com a participação de alunos e instrutores do Núcleo de Dança e utilizará três modalidades: o bolero, o forró e o samba-gafieira. A aula aberta, que acontecerá uma vez por mês, conta também com a parceria da Coperbol, cooperativa ligada ao segmento turístico.
Mutirão Força Tarefa é realizado com sucesso em Santo Antônio
Uma exposição fotográfica feita pelos alunos do grupo escolar Waldemar Gonçalves Goulart, no Santo Antônio, localidade da zona rural de Ilhéus abriu as atividades do Mutirão Força Tarefa, que consiste numa grande ação desenvolvida pela Prefeitura de Ilhéus com a proposta principal de concentrar num período mínimo de 15 dias todos os esforços da administração para sanar pequenos problemas das comunidades rurais. Reunido com a população alvo da campanha o prefeito Newton Lima falou da satisfação da atual gestão em poder levar tais serviços. “A implantação do laboratório de informática do grupo escolar, a reforma da antiga sede do Peti e a melhoria nos acessos e na iluminação estão entre as reivindicações feitas pela população do Santo Antônio e que têm recebido total atenção da equipe do governo municipal”.
Logo no início da manhã Newton Lima e comitiva visitaram as futuras instalações do gabinete odontológico, que aguarda a chegada de alguns equipamentos para iniciar o atendimento e a nova sede do Peti, que beneficiará cerca de 50 jovens. Esta ação também abrangeu localidades como Couto, Rio de Engenho, Búzios, Areia Branca, Maria Jape, que já vêm sendo beneficiadas com serviços de recuperação dos trechos de estrada de acesso, troca de lâmpadas e instalação de novos braços em postes públicos, capinagem, roçagem, entre outros serviços. O diálogo mantido constantemente com as comunidades rurais e com os administradores das localidades vem sendo decisivo para detectar os problemas e buscar soluções
As palestras “Reaproveitamento de óleo de Cozinha e compostagem” e “Coleta de lixo” foram os carros-chefe do estande montado pela Secretaria de Meio Ambiente e a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) no Grupo Escolar Waldemar Gonçalves Goulart. Durante todo o dia, técnicos complementaram o conteúdo das palestras com distribuição de material informativo e tirando maiores dúvidas das pessoas que visitaram o local. Outro ponto forte do estande foi a demonstração de como fazer barras de sabão, utilizado as sobras de óleo de cozinha, e que segundo o biólogo Adilson José Citta, “é um procedimento fácil e que pode ajudar e muito no trabalho doméstico e na economia familiar”. Os visitantes também puderam ter mais informações sobre o processo de compostagem que visa o reaproveitamento das sobras de produtos orgânicos para a produção de composto orgânico, “que auxilia na adubação e melhora a qualidade do solo”.
O prazo para o recadastramento do Bolsa Família será encerrado na próxima segunda-feira (31) e para agilizar e garantir o a cesso das famílias do Sto Antônio e das localidades próximas profissionais da Secretaria de Assistência Social e Trabalho realizaram o procedimento durante todo o dia. As ações desenvolvidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e o Especializado (Creas/Sentinela) também tiveram visibilidade do público, que receberam maiores informações sobre a atuação de ambos os projetos. A ação social do Mutirão Força Tarefa realizado pela gestão Municipal também se estendeu para a realização de corte de cabelo, que contou com a ajuda de dois profissionais e da foto 3×4, serviços muito procurados pela população durante todo o dia.
O Mutirão Força Tarefa, que é coordenado pelo presidente da Maramata, Geerdheson Ribeiro, pelo secretário de Planejamento, Paulo Goulat, e pelo assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, também contou com atividades esportivas e de lazer. Pela parte da tarde, os moradores de Santo Antônio e das comunidades circunvizinhas puderam participar de torneios de dominó, terno vermelho, corrida de saco e ‘pau no sebo’, todos com distribuição de brindes para os vencedores. No domingo, dia 30, as atividades, promovidas pela secretaria de Esporte e Lazer, prosseguem a partir das 8 da manhã com a realização do torneio de futebol de campo, com times masculinos e femininos. Também foram convidados moradores de Couto, Rio de Engenho, Búzios, Areia Branca, Maria Jape. “Este é uma oportunidade de estreitar nosso diálogo e de oferecer um momento de descontração para os moradores dessa área”, considerou o secretário da pasta, Ivanilton Lima.
Prefeitura de Ilhéus inicia preparativos para segunda etapa do Força Tarefa
Um dos serviços mais procurados pela população que participou do Mutirão Força Tarefa, realizado durante a última quinta-feira (27) no Santo Antônio, zona rural de Ilhéus, foi os da área de Saúde. Assistência Odontológica, distribuição de remédios e preservativos e aferição da Pressão Arterial estão entre os serviços oferecidos pela secretaria municipal de Saúde. No lado de fora do grupo escolar Waldemar Gonçalves Goulart na Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), profissionais realizaram procedimentos de baixa e média complexidade, em trinta consultas distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde. Já em uma das salas do grupo escolar a equipe da imunização disponibilizou as vacinas contra tétano, hepatite, dupla e tríplice viral, Beta Valente, DPT e febre amarela.
Outra turma de profissionais da saúde realizou a distribuição de preservativos e de medicamentos – mediante apresentação de receita, adquirida após consulta com clínico geral, que realizou consultas durante o dia. A população de Santo Antônio e das localidades próximas também tiveram a oportunidade de verificar a pressão arterial, realizar teste de glicemia capilar e para detecção de DST/AIDS, além de receber aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre dengue. O Posto Saúde da Família (PSF) também funcionou com outro suporte da operação e concentrou exames preventivos e consultas. Na opinião da diretora do grupo escolar, Kaliane Soares, a ação teve resultado bastante positivo “na medida em que aproximou, governo municipal, estudantes, professores e toda a população, possibilitando outras formas de conhecimento e de interação”.
Junto com Newton Lima, participaram da ação o vice-prefeito Mário Alexandre, os secretários José Nazal (Governo), Ivanilton Lima (Esporte e Lazer), Isidoro Gesteira (Agricultura, Pesca e Interior), (Antônio Olímpio (Meio Ambiente), Marleide Figueiredo (Saúde), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho), Paulo Goulart (Infra-estrutura e Planejamento), além do presidente do Chefe de Gabinete, Jorge Bahia, do presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata, Geerdson Ribeiro, e demais assessores e colaboradores. De acordo com os coordenadores do Mutirão Força Tarefa – o secretário Paulo Goulart, o pres. da Maramata, Geerdson Ribeiro e o assessor de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, Marcos Corrêa – a próxima etapa da ação envolverá as localidades de Sambaituba e Aritaguá.
Coelba presta esclarecimentos sobre interrupções de energia em Ilhéus
O prefeito Newton Lima recebeu na quarta-feira (26), no Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense, um grupo de representantes da Coelba (Companhia de Energia do Estado da Bahia). Na oportunidade, liderado pelo superintendente de operações, Joubert Meneguelli, o grupo prestou esclarecimentos sobre algumas interrupções de energia que vêm acontecendo em Ilhéus nos últimos tempos.
Após agradecer a presença de todos, Newton Lima fez uma síntese das constantes reclamações formuladas nas últimas semanas por vários segmentos da sociedade, como Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista e Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec). “Entendemos os problemas da empresa. Entretanto, precisamos definir caminhos para que a Coelba volte a prestar serviços de melhor qualidade ao nosso município”, afirmou, destacando, ainda, as dificuldades de comunicação com os serviços de atendimento da Companhia.
Durante a reunião, um dos representantes das empresas de informática, Luis Yoshida, lembrou que, só este ano, já foram registradas 14 horas de interrupção no fornecimento de energia. “O resultado é uma queda de produtividade que, com o agravamento do problema, ganha proporções geométricas não só para a minha empresa, como para todo o setor produtivo. Alguma coisa precisa ser feita”, asseverou.
O diretor financeiro do Sinec, Marcos Mituishi, solicitou que a melhoria do sistema elétrico seja viabilizada não somente no centro industrial, mas, também, em toda a cidade. “Além de beneficiar a comunidade como um todo, devo lembrar que muitas empresas de informática encontram-se instaladas no centro e nos bairros da cidade”, salientou. Por conta dos problemas, os empresários lembraram que vêm realizando investimentos para proteger os equipamentos de eventuais danos em função das oscilações constantes e, muitas vezes, violentas de voltagem do sistema elétrico.
Providências – Os representantes da Coelba reconheceram a necessidade de novas melhorias em todo o sistema. Segundo eles, algumas medidas já foram adotadas e outras se encontram em andamento com conclusão prevista para 2010. Entre as medidas já adotadas, destacam-se a realização de melhorias no sistema de barramento, a substituição de cabos nas subestações da Conquista e do Distrito Industrial, a realização de melhorias na rede de águas de Olivença, Ceplus, Aeroporto Jorge Amado e travessas locais e a conclusão da substação de Olivença, que aguarda a construção da rede de 40 quilômetros Olivença-Buerarema e a liberação da licença ambiental.
Os dirigentes da Coelba lembraram, todavia, que o sistema só chegará ao nível ideal após a implantação de mais duas linhas de transmissão vindas de Itabuna, com conclusão prevista para o ano de 2010. Encontram-se também nos planos da empresa, segundo seus dirigentes, fazer um mapeamento das necessidades dos consumidores de energia em toda a cidade e prestar consultoria aos consumidores de alta tensão.